A ideologia nas palavras: um estudo sobre o discurso religioso cristão na visão de um grupo jovens do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Lidiane Costa Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8210
Resumo: Sabe-se que a linguagem é estudada não apenas por sua finalidade comunicativa, mas também porque o ato de se comunicar está diretamente associado ao ato de argumentar e expor opiniões. Por isso, este trabalho tem o objetivo de realizar um estudo sobre as combinações de vocábulos, seguindo modelos sociais e de estilo e, com isso, veicular ideologia por meio das palavras. A análise será feita com base no discurso religioso e em um grupo de palavras analisadas por meio de uma pesquisa de campo. Elas são: casamento, virgindade, castidade e pureza, que transmitem ideologia específica no contexto cristão. Os objetivos são os de investigar o efeito e a escolha delas em determinados contextos e textos escritos ou falados; apresentar etapas no processo de formação do sentido de tais palavras; comparar o sentido comum destes termos com os da fala de alunos do ensino médio; identificar o gênero (masculino ou feminino) que apresenta valores ideológicos mais marcados quanto ao que significam estas palavras. Como pressupostos teóricos, foram estudados, entre outros importantes autores: Margarida Basílio (2007), Marilena de Souza Chauí (2001), Elias de Almeida Cardoso (2001), José Luiz Fiorin (2007), Nicola Abbagnano (1982), Irandé Antunes (2007), José Carlos de Azeredo (2010) e Maria Aparecida Baccega (2000). Levantamento bibliográfico, leitura de artigos em revistas, sites da internet, textos publicados em revistas e jornais, exemplos do discurso religioso apresentados na mídia foram confrontados com o uso extraído dos depoimentos dos jovens cristãos. Conclui-se que a ideologia está presente em todos os discursos, inclusive no religioso, e na atitude dos jovens diante de palavras com carga ideológica explícita em valores que se identificam na sociedade brasileira contemporânea.
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Os objetivos são os de investigar o efeito e a escolha delas em determinados contextos e textos escritos ou falados; apresentar etapas no processo de formação do sentido de tais palavras; comparar o sentido comum destes termos com os da fala de alunos do ensino médio; identificar o gênero (masculino ou feminino) que apresenta valores ideológicos mais marcados quanto ao que significam estas palavras. Como pressupostos teóricos, foram estudados, entre outros importantes autores: Margarida Basílio (2007), Marilena de Souza Chauí (2001), Elias de Almeida Cardoso (2001), José Luiz Fiorin (2007), Nicola Abbagnano (1982), Irandé Antunes (2007), José Carlos de Azeredo (2010) e Maria Aparecida Baccega (2000). Levantamento bibliográfico, leitura de artigos em revistas, sites da internet, textos publicados em revistas e jornais, exemplos do discurso religioso apresentados na mídia foram confrontados com o uso extraído dos depoimentos dos jovens cristãos. Conclui-se que a ideologia está presente em todos os discursos, inclusive no religioso, e na atitude dos jovens diante de palavras com carga ideológica explícita em valores que se identificam na sociedade brasileira contemporânea.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T18:41:58Z No. of bitstreams: 1 51202610.pdf: 244139 bytes, checksum: 17f65be286013214c1ff4c6a3e23a0ac (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-26T18:41:58Z (GMT). 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