Elementos para uma análise semiótica da ideologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Demarchi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-22092011-162536/
Resumo: Este nosso trabalho pretende estudar a questão da ideologia presente em letras de rock brasileiro das décadas de 1980 e 1990, em que o país passava por transformações sociais que viriam a ter impacto no modo de pensar da população e em seu discurso. As análises foram feitas em dois blocos: o primeiro, que compreende A canção do senhor da guerra, Múmias, e Era um garoto, que como eu, retrata o tema da guerra; o segundo contém a análise de Imorais, A indecência e Não há perdão para o chato, compreendendo o tema da moralidade. Há, portanto, dois focos distintos, sendo o primeiro de cunho mais social e o segundo, de caráter mais intimista. Os dois abordam de diferentes formas o pensamento de uma época marcada pelo medo da guerra e pelas transformações advindas de uma nova moral que surge. Utilizamos, para as análises, a teoria semiótica greimasiana, e alguns de seus desdobramentos, como o fazer missivo e os estudos em extensividade e intensividade propostos por Claude Zilberberg em Síntese da gramática tensiva. A parte que enfatizamos na análise, entretanto, é o nível discursivo do texto, lugar das determinações ideológicas propriamente dito, como aponta José Luiz Fiorin, em Linguagem e ideologia.
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