A importância da linguística textual para a revisão de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Anna Paula Peres
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8194
Resumo: Ao perceber que os estudos voltados à frase são insuficientes para explicar os fenômenos presentes no texto, os linguistas desenvolveram a Linguística Textual (LT). No desencadear desse ramo da Linguística, os estudiosos perceberam que, além de compreender as relações presentes na superfície do texto, é preciso entender as relações extratextuais. Assim, apresentaram os sete princípios textuais: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade. Tendo em vista que o texto é o foco da profissão do revisor de textos, buscou-se, com este trabalho, compreender a importância da LT para essa função. Para alcançar o objetivo geral desta pesquisa – compreender as especificidades dos estudos linguísticos relacionados ao texto e aplicá-los ao processo de revisão textual –, foram seguidos os objetivos específicos de averiguar o contexto de surgimento dos estudos linguísticos voltados ao texto; identificar os momentos por que passaram os estudos relacionados ao texto; analisar os princípios de construção textual; e aplicar os princípios teóricos da LT à pesquisa documental, analisando os aspectos estudados sobre a LT em texto submetido a revisão textual. Foi, então, desenvolvida análise documental de uma revisão feita em um curso de educação a distância, para verificar se esse trabalho observou os sete critérios textuais e se foi eficaz.
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Para alcançar o objetivo geral desta pesquisa – compreender as especificidades dos estudos linguísticos relacionados ao texto e aplicá-los ao processo de revisão textual –, foram seguidos os objetivos específicos de averiguar o contexto de surgimento dos estudos linguísticos voltados ao texto; identificar os momentos por que passaram os estudos relacionados ao texto; analisar os princípios de construção textual; e aplicar os princípios teóricos da LT à pesquisa documental, analisando os aspectos estudados sobre a LT em texto submetido a revisão textual. Foi, então, desenvolvida análise documental de uma revisão feita em um curso de educação a distância, para verificar se esse trabalho observou os sete critérios textuais e se foi eficaz.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T17:06:58Z No. of bitstreams: 1 51102598.pdf: 1909571 bytes, checksum: 5dd137a4b8c51839865d59c357527f60 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-26T17:06:58Z (GMT). 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