Estudo da bicicleta dobrável. uma aplicação da teoria do comportamento planejado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Filho, Carlos José Mourão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13218
Resumo: A Teoria do Comportamento Planejado (Theory of Planned Behavior) – TCP, de AJZEN (1991) recebeu grande atenção de pesquisadores da área de transportes nos últimos anos. Com a importância do desenvolvimento sustentável nas grandes cidades, teorias comportamentais passaram a integrar estudos de transportes que utilizam deslocamento ativo (andar a pé e andar de bicicleta) contribuindo para a chamada Psicologia dos Transportes. Dessa forma a bicicleta tornou-se objeto de análise por diversos pesquisadores. O principal objetivo deste trabalho é entender a intenção do usuário em adquirir bicicletas dobráveis em Brasília (Plano Piloto), utilizando a TCP como teoria de base. A TCP fornece as principais variáveis que auxiliam a explicar a intenção e o comportamento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 106 respondentes, sendo aplicada em duas instituições educacionais de Brasília, sendo uma pública (UnB) e outra particular (UniCEUB). O procedimento de análise foi realizado por modelagem de equações estruturais por meio de técnicas estatísticas multivariadas utilizando o software SPSS. O modelo proposto apresentou bons índices de ajuste, replicando parcialmente a metodologia proposta pelo projeto CONDOR. Os resultados indicam que a atitude influencia significativamente a intenção de adquirir bicicletas dobráveis, o controle percebido e a incerteza percebida apresentaram baixa correlação, demonstrando que o modelo dobrável é pouco conhecido em Brasília. A norma subjetiva não apresentou efeito significativo na intenção de compra. Os resultados revelaram características dos usuários em adquirir bicicletas dobráveis e permitiu a avaliação e construção de um modelo teórico que explicasse o número pouco expressivo de bicicletas dobráveis.
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spelling Melo Filho, Carlos José Mourão2019-06-28T13:51:18Z2019-06-28T13:51:18Z20182018MELO FILHO, Carlos José Mourão. Estudo da bicicleta dobrável. uma aplicação da teoria do comportamento planejado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13218Velloso, Mônica SoaresA Teoria do Comportamento Planejado (Theory of Planned Behavior) – TCP, de AJZEN (1991) recebeu grande atenção de pesquisadores da área de transportes nos últimos anos. Com a importância do desenvolvimento sustentável nas grandes cidades, teorias comportamentais passaram a integrar estudos de transportes que utilizam deslocamento ativo (andar a pé e andar de bicicleta) contribuindo para a chamada Psicologia dos Transportes. Dessa forma a bicicleta tornou-se objeto de análise por diversos pesquisadores. O principal objetivo deste trabalho é entender a intenção do usuário em adquirir bicicletas dobráveis em Brasília (Plano Piloto), utilizando a TCP como teoria de base. A TCP fornece as principais variáveis que auxiliam a explicar a intenção e o comportamento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 106 respondentes, sendo aplicada em duas instituições educacionais de Brasília, sendo uma pública (UnB) e outra particular (UniCEUB). O procedimento de análise foi realizado por modelagem de equações estruturais por meio de técnicas estatísticas multivariadas utilizando o software SPSS. O modelo proposto apresentou bons índices de ajuste, replicando parcialmente a metodologia proposta pelo projeto CONDOR. Os resultados indicam que a atitude influencia significativamente a intenção de adquirir bicicletas dobráveis, o controle percebido e a incerteza percebida apresentaram baixa correlação, demonstrando que o modelo dobrável é pouco conhecido em Brasília. A norma subjetiva não apresentou efeito significativo na intenção de compra. Os resultados revelaram características dos usuários em adquirir bicicletas dobráveis e permitiu a avaliação e construção de um modelo teórico que explicasse o número pouco expressivo de bicicletas dobráveis.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-27T12:05:55Z No. of bitstreams: 1 21334638.pdf: 1931008 bytes, checksum: fa8315cae7efedd460aee75d653cf2e4 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-28T13:51:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21334638.pdf: 1931008 bytes, checksum: fa8315cae7efedd460aee75d653cf2e4 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-28T13:51:18Z (GMT). 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