As implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12157 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo avaliar o índice de estresse dos colaboradores que exercem jornada noturna de trabalho em uma central de Call Center localizada no Distrito Federal. As entrevistadas foram todas mulheres, destacando também as questões de gênero no trabalho noturno. Foi realizado estudo de caso com caráter quantitativo/descritivo, tendo como instrumento para coleta de dados o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp que mede principalmente os níveis de estresse, a predominância dos sintomas (físico ou psicológicos) e em que fase se encontram. De uma maneira geral percebeu-se que a maioria das trabalhadoras avaliadas apresentaram algum nível de estresse havendo predominância para os sintomas psicológicos refletindo diretamente na qualidade vida, saúde física e psicológica e capacidade produtiva das colaboradoras da empresa. |
id |
CEUB_25472f4ca15749116be893c517535c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/12157 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Siqueira, Mariana Vicência Fernandes de2018-05-29T18:15:21Z2018-05-29T18:15:21Z20182018https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12157Araújo, Tatiane Regina Petrillo Pires deEste trabalho teve como objetivo avaliar o índice de estresse dos colaboradores que exercem jornada noturna de trabalho em uma central de Call Center localizada no Distrito Federal. As entrevistadas foram todas mulheres, destacando também as questões de gênero no trabalho noturno. Foi realizado estudo de caso com caráter quantitativo/descritivo, tendo como instrumento para coleta de dados o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp que mede principalmente os níveis de estresse, a predominância dos sintomas (físico ou psicológicos) e em que fase se encontram. De uma maneira geral percebeu-se que a maioria das trabalhadoras avaliadas apresentaram algum nível de estresse havendo predominância para os sintomas psicológicos refletindo diretamente na qualidade vida, saúde física e psicológica e capacidade produtiva das colaboradoras da empresa.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-29T18:15:21Z No. of bitstreams: 1 51500066.pdf: 382082 bytes, checksum: c78003cbda3c8b14c186f31074511513 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-29T18:15:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500066.pdf: 382082 bytes, checksum: c78003cbda3c8b14c186f31074511513 (MD5) Previous issue date: 2018Trabalhador noturnoCall centerEstresseAs implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51500066.pdf51500066.pdfapplication/pdf382082https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12157/1/51500066.pdfc78003cbda3c8b14c186f31074511513MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12157/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51500066.pdf.txt51500066.pdf.txtExtracted texttext/plain45850https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12157/3/51500066.pdf.txt59fc9cad8e44c9a8330729f3a76ca8ceMD53235/121572019-06-14 19:01:39.004oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-06-14T19:01:39Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnos |
title |
As implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnos |
spellingShingle |
As implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnos Siqueira, Mariana Vicência Fernandes de Trabalhador noturno Call center Estresse |
title_short |
As implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnos |
title_full |
As implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnos |
title_fullStr |
As implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnos |
title_full_unstemmed |
As implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnos |
title_sort |
As implicações de um serviço de call center no índice de estresse dos trabalhadores noturnos |
author |
Siqueira, Mariana Vicência Fernandes de |
author_facet |
Siqueira, Mariana Vicência Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Mariana Vicência Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhador noturno Call center Estresse |
topic |
Trabalhador noturno Call center Estresse |
description |
Este trabalho teve como objetivo avaliar o índice de estresse dos colaboradores que exercem jornada noturna de trabalho em uma central de Call Center localizada no Distrito Federal. As entrevistadas foram todas mulheres, destacando também as questões de gênero no trabalho noturno. Foi realizado estudo de caso com caráter quantitativo/descritivo, tendo como instrumento para coleta de dados o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp que mede principalmente os níveis de estresse, a predominância dos sintomas (físico ou psicológicos) e em que fase se encontram. De uma maneira geral percebeu-se que a maioria das trabalhadoras avaliadas apresentaram algum nível de estresse havendo predominância para os sintomas psicológicos refletindo diretamente na qualidade vida, saúde física e psicológica e capacidade produtiva das colaboradoras da empresa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-29T18:15:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-29T18:15:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12157 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
Araújo, Tatiane Regina Petrillo Pires de |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12157 |
identifier_str_mv |
Araújo, Tatiane Regina Petrillo Pires de |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12157/1/51500066.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12157/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12157/3/51500066.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c78003cbda3c8b14c186f31074511513 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 59fc9cad8e44c9a8330729f3a76ca8ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903907198992384 |