Call center e as interfaces identidade e trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12280 |
Resumo: | Esta tese à continuidade do percurso durante o Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do CearÃ, quando foi realizada uma pesquisa sobre a problemÃtica da LER/DORT1 no call center que resultou na dissertaÃÃo da pesquisadora, cujo tÃtulo à âO trabalho do atendente de call center â adoecimento por LER/DORT e descartabilidadeâ. Durante o percurso da dissertaÃÃo a questÃo da identidade chamou a atenÃÃo. O trabalho realizado era considerado como âtrampolimâ enquanto terminavam o ensino superior, jà que, muitos findam por nÃo concluÃrem o ensino superior e, diante dessa realidade, resta continuar como atendente ou buscar outra ocupaÃÃo que nÃo exija a formaÃÃo superior. O objetivo desta tese Ã, portanto, compreender como os atendentes constroem uma identidade laboral/profissional a partir de um trabalho precÃrio, fragmentado, rotinizado. Para alcanÃar esse objetivo maior, serà relevante considerar o processo de formaÃÃo do atendente, ou seja, apreender os processos de aprendizagens que ocorrem no call center e como o trabalho reforÃa essas aprendizagens. A tese està dividida em trÃs grandes blocos, sendo o primeiro o quadro teÃrico que irà explorar o contexto histÃrico do call center e as mudanÃas laborais, a formaÃÃo humana e a identidade. Em seguida, os procedimentos metodolÃgicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo a entrevista semi-estruturada o instrumento de coleta de dados predominante e anÃlise de conteÃdo temÃtica a ferramenta que possibilitou a anÃlise. E por fim, um conjunto de dados que foram discutidos. Os atendentes identificam que nÃo se pode pensar numa carreira no call center, mas que, apesar disso, podem adquirir uma âpreparaÃÃoâ para o mercado laboral e tal fato à visto como positivo. Dentre os elementos que colaboram na construÃÃo da identidade, à possÃvel destacar as aprendizagens adquiridas e o consumo como dimensÃes que ajudam a organizar um sentido biogrÃfico porque esses aspectos nÃo fazem parte do exercÃcio intrÃnseco ao trabalho, mas de alguma maneira o atendente leva consigo: a âpreparaÃÃoâ para o mercado e o estilo de vida artificialmente criado por meio da aquisiÃÃo de bens e produtos que oferecem certo sentido e tambÃm ajudam a mantÃ-lo trabalhando. O atendente constrÃi uma identidade provisÃria, sendo que as aprendizagens adquiridas no trabalho contribuem para uma organizaÃÃo de uma postura profissional dentro dos moldes da superficialidade, da adaptaÃÃo e da readaptaÃÃo aos diferentes contextos, da persuasÃo e da capacidade de negociar que estÃo bem antenados com os valores da modernidade tardia que à marcada pelas estratÃgias de enfrentamento individuais, pela efemeridade e pela provisoriedade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCall center e as interfaces identidade e trabalho Y las interfaces de call center y trabajo de identidad2011-07-25Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977Erasmo Miessa Ruiz04150193894http://lattes.cnpq.br/9172194575437213CÃssio Adriano Braz de Aquino25962949315http://lattes.cnpq.br/0857879689626098 EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012josep Maria Blanch81980833320http://lattes.cnpq.br/9146734967157807Adna OiridÃia Rabelo dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRIdentidadeCall Center TrabalhoIdentidad Call Center TrabajoEDUCACAOEsta tese à continuidade do percurso durante o Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do CearÃ, quando foi realizada uma pesquisa sobre a problemÃtica da LER/DORT1 no call center que resultou na dissertaÃÃo da pesquisadora, cujo tÃtulo à âO trabalho do atendente de call center â adoecimento por LER/DORT e descartabilidadeâ. Durante o percurso da dissertaÃÃo a questÃo da identidade chamou a atenÃÃo. O trabalho realizado era considerado como âtrampolimâ enquanto terminavam o ensino superior, jà que, muitos findam por nÃo concluÃrem o ensino superior e, diante dessa realidade, resta continuar como atendente ou buscar outra ocupaÃÃo que nÃo exija a formaÃÃo superior. O objetivo desta tese Ã, portanto, compreender como os atendentes constroem uma identidade laboral/profissional a partir de um trabalho precÃrio, fragmentado, rotinizado. Para alcanÃar esse objetivo maior, serà relevante considerar o processo de formaÃÃo do atendente, ou seja, apreender os processos de aprendizagens que ocorrem no call center e como o trabalho reforÃa essas aprendizagens. A tese està dividida em trÃs grandes blocos, sendo o primeiro o quadro teÃrico que irà explorar o contexto histÃrico do call center e as mudanÃas laborais, a formaÃÃo humana e a identidade. Em seguida, os procedimentos metodolÃgicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo a entrevista semi-estruturada o instrumento de coleta de dados predominante e anÃlise de conteÃdo temÃtica a ferramenta que possibilitou a anÃlise. E por fim, um conjunto de dados que foram discutidos. Os atendentes identificam que nÃo se pode pensar numa carreira no call center, mas que, apesar disso, podem adquirir uma âpreparaÃÃoâ para o mercado laboral e tal fato à visto como positivo. Dentre os elementos que colaboram na construÃÃo da identidade, à possÃvel destacar as aprendizagens adquiridas e o consumo como dimensÃes que ajudam a organizar um sentido biogrÃfico porque esses aspectos nÃo fazem parte do exercÃcio intrÃnseco ao trabalho, mas de alguma maneira o atendente leva consigo: a âpreparaÃÃoâ para o mercado e o estilo de vida artificialmente criado por meio da aquisiÃÃo de bens e produtos que oferecem certo sentido e tambÃm ajudam a mantÃ-lo trabalhando. O atendente constrÃi uma identidade provisÃria, sendo que as aprendizagens adquiridas no trabalho contribuem para uma organizaÃÃo de uma postura profissional dentro dos moldes da superficialidade, da adaptaÃÃo e da readaptaÃÃo aos diferentes contextos, da persuasÃo e da capacidade de negociar que estÃo bem antenados com os valores da modernidade tardia que à marcada pelas estratÃgias de enfrentamento individuais, pela efemeridade e pela provisoriedade.Esta tesis es la continuidad del camino durante la MaestrÃa en PsicologÃa en la Universidad Federal de CearÃ, cuando fue realizada una bÃsqueda sobre el problema de la LER/DORT [1] en el centro de atenciÃn telefÃnica que dio lugar a la tesis de la investigadora, titulado "El trabajo de recepcionista centro de llamadas - enfermedad de LER/DORT y desechabilidadâ. Durante el hacer de del trabajo la cuestiÃn de la identidad me llamà la atenciÃn. La obra fue considerada como un "trampolÃn", en cuanto terminaba la enseÃanza superior, ya que muchos dejan por no haber terminado la educaciÃn superior y, dada esta realidad, ven como salida trabajar como recepcionista del centro de llamadas o buscar otra ocupaciÃn que no requiere la educaciÃn superior. Por tanto, el objetivo de esta tesis es comprender cÃmo los asistentes a construir una identidad laboral / profesional de un precario, fragmentado y rutinario trabajo. Para lograr este importante objetivo, serà importante tener en cuenta el proceso de formaciÃn de la operadora, o para comprender los procesos de aprendizaje que se producen en el centro de llamadas y cÃmo el trabajo mejora su aprendizaje. La tesis se estructura en tres grandes bloques, el primero es el marco teÃrico que explorarà el contexto histÃrico del centro de llamadas y los cambios industriales, el desarrollo humano y la identidad. En segundo lugar, los procedimientos metodolÃgicos. Se trata de una investigaciÃn cualitativa, con el instrumento de entrevista semi-estructurada para recopilar datos y predominante temÃtica, herramienta de anÃlisis de contenido que permitià el anÃlisis. Por Ãltimo, un conjunto de datos que se han discutido. Identificar los empleados que no pueden pensar en una carrera en el centro de llamadas, pero que sin embargo pueden adquirir una "preparaciÃn" para el mercado laboral, y este hecho es visto como positivo. Entre los elementos que colaboran en la construcciÃn de la identidad, es posible destacar las lecciones aprendidas y el consumo como dimensiones que ayudan a organizar un sentido biogrÃfico porque estos aspectos no son parte del ejercicio intrÃnseco al trabajo, pero de alguna manera el operador lleva: un "preparaciÃn" para el mercado y la forma de vida creada artificialmente a travÃs de la adquisiciÃn de bienes y productos que ofrecen un sentido y tambiÃn ayudan a mantener el sistema funcionando. La operadora construye una identidad provisional, y las habilidades adquiridas en el trabajo contribuyen a una organizaciÃn en una actitud profesional a lo largo de las lÃneas de la superficialidad, la adaptaciÃn y la readaptaciÃn a diferentes contextos, la persuasiÃn y la capacidad de negociaciÃn que estÃn bien adaptados a los valores de la modernidad tardÃa està marcado por las estrategias de afrontamiento individuales, lo efÃmero y temporal.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12280application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:26Zmail@mail.com - |
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Esta tesis es la continuidad del camino durante la MaestrÃa en PsicologÃa en la Universidad Federal de CearÃ, cuando fue realizada una bÃsqueda sobre el problema de la LER/DORT [1] en el centro de atenciÃn telefÃnica que dio lugar a la tesis de la investigadora, titulado "El trabajo de recepcionista centro de llamadas - enfermedad de LER/DORT y desechabilidadâ. Durante el hacer de del trabajo la cuestiÃn de la identidad me llamà la atenciÃn. La obra fue considerada como un "trampolÃn", en cuanto terminaba la enseÃanza superior, ya que muchos dejan por no haber terminado la educaciÃn superior y, dada esta realidad, ven como salida trabajar como recepcionista del centro de llamadas o buscar otra ocupaciÃn que no requiere la educaciÃn superior. Por tanto, el objetivo de esta tesis es comprender cÃmo los asistentes a construir una identidad laboral / profesional de un precario, fragmentado y rutinario trabajo. Para lograr este importante objetivo, serà importante tener en cuenta el proceso de formaciÃn de la operadora, o para comprender los procesos de aprendizaje que se producen en el centro de llamadas y cÃmo el trabajo mejora su aprendizaje. La tesis se estructura en tres grandes bloques, el primero es el marco teÃrico que explorarà el contexto histÃrico del centro de llamadas y los cambios industriales, el desarrollo humano y la identidad. En segundo lugar, los procedimientos metodolÃgicos. Se trata de una investigaciÃn cualitativa, con el instrumento de entrevista semi-estructurada para recopilar datos y predominante temÃtica, herramienta de anÃlisis de contenido que permitià el anÃlisis. Por Ãltimo, un conjunto de datos que se han discutido. Identificar los empleados que no pueden pensar en una carrera en el centro de llamadas, pero que sin embargo pueden adquirir una "preparaciÃn" para el mercado laboral, y este hecho es visto como positivo. Entre los elementos que colaboran en la construcciÃn de la identidad, es posible destacar las lecciones aprendidas y el consumo como dimensiones que ayudan a organizar un sentido biogrÃfico porque estos aspectos no son parte del ejercicio intrÃnseco al trabajo, pero de alguna manera el operador lleva: un "preparaciÃn" para el mercado y la forma de vida creada artificialmente a travÃs de la adquisiciÃn de bienes y productos que ofrecen un sentido y tambiÃn ayudan a mantener el sistema funcionando. La operadora construye una identidad provisional, y las habilidades adquiridas en el trabajo contribuyen a una organizaciÃn en una actitud profesional a lo largo de las lÃneas de la superficialidad, la adaptaciÃn y la readaptaciÃn a diferentes contextos, la persuasiÃn y la capacidad de negociaciÃn que estÃn bien adaptados a los valores de la modernidad tardÃa està marcado por las estrategias de afrontamiento individuales, lo efÃmero y temporal. |
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