A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16909 |
Resumo: | A presente monografia acadêmica se propôs a investigar sobre a influência dos meios de comunicação e das relações sociais na decisão pelo consumo de álcool pelos adolescentes e adolescentes. A questão que este estudo buscou identificar é sobre qual fator exerce maior influência sobre os adolescentes – os grupos de referência ou a publicidade. O objetivo geral foi analisar como produções audiovisuais estrangeiras abordam o consumo de álcool e como essa estratégia pode influenciar o público-alvo. Para encontrar tais respostas, foi executada uma sondagem quantitativa, via formulário do Google, direcionada ao público infanto-juvenil entre 12 e 17 anos. A investigação foi dividida em três etapas: a primeira voltada para entender os gostos audiovisuais dos participantes e seu nível de identificação com os personagens de produções audiovisuais pré-selecionados; a segunda focada em conhecer os hábitos familiares e de amigos em relação ao consumo de álcool; e a terceira etapa direcionou perguntas diretamente para o consumo do indivíduo. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que os fatores sociais, especialmente os grupos de referência, exercem uma influência maior sobre os adolescentes e desempenham um papel significativo na decisão pelo consumo de álcool por esse público. |
id |
CEUB_279f95870af6a170e8fcb68bbd9f3752 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16909 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Paula, Letícia Rodrigues de2023-11-20T13:11:51Z2023-11-20T13:11:51Z20232023PAULA, Letícia Rodrigues de. A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16909Tatyanna Castro da Silva BragaA presente monografia acadêmica se propôs a investigar sobre a influência dos meios de comunicação e das relações sociais na decisão pelo consumo de álcool pelos adolescentes e adolescentes. A questão que este estudo buscou identificar é sobre qual fator exerce maior influência sobre os adolescentes – os grupos de referência ou a publicidade. O objetivo geral foi analisar como produções audiovisuais estrangeiras abordam o consumo de álcool e como essa estratégia pode influenciar o público-alvo. Para encontrar tais respostas, foi executada uma sondagem quantitativa, via formulário do Google, direcionada ao público infanto-juvenil entre 12 e 17 anos. A investigação foi dividida em três etapas: a primeira voltada para entender os gostos audiovisuais dos participantes e seu nível de identificação com os personagens de produções audiovisuais pré-selecionados; a segunda focada em conhecer os hábitos familiares e de amigos em relação ao consumo de álcool; e a terceira etapa direcionou perguntas diretamente para o consumo do indivíduo. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que os fatores sociais, especialmente os grupos de referência, exercem uma influência maior sobre os adolescentes e desempenham um papel significativo na decisão pelo consumo de álcool por esse público.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-17T22:33:15Z No. of bitstreams: 1 21950033.pdf: 4412807 bytes, checksum: ab1807c80076c3217c9041e944e0286a (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-20T13:11:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21950033.pdf: 4412807 bytes, checksum: ab1807c80076c3217c9041e944e0286a (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-20T13:11:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21950033.pdf: 4412807 bytes, checksum: ab1807c80076c3217c9041e944e0286a (MD5) Previous issue date: 2023Consumo de álcoolAdolescentesInfluência socialProduct placementComportamento do consumidorA influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasiliensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16909/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINAL21950033.pdf21950033.pdfapplication/pdf4412807https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16909/1/21950033.pdfab1807c80076c3217c9041e944e0286aMD51TEXT21950033.pdf.txt21950033.pdf.txtExtracted texttext/plain135515https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16909/3/21950033.pdf.txt23fbf5cae124cde31a9892afb893ed3bMD53prefix/169092023-11-21 13:03:50.497oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-21T13:03:50Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses |
title |
A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses |
spellingShingle |
A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses Paula, Letícia Rodrigues de Consumo de álcool Adolescentes Influência social Product placement Comportamento do consumidor |
title_short |
A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses |
title_full |
A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses |
title_fullStr |
A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses |
title_full_unstemmed |
A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses |
title_sort |
A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses |
author |
Paula, Letícia Rodrigues de |
author_facet |
Paula, Letícia Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Letícia Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo de álcool Adolescentes Influência social Product placement Comportamento do consumidor |
topic |
Consumo de álcool Adolescentes Influência social Product placement Comportamento do consumidor |
description |
A presente monografia acadêmica se propôs a investigar sobre a influência dos meios de comunicação e das relações sociais na decisão pelo consumo de álcool pelos adolescentes e adolescentes. A questão que este estudo buscou identificar é sobre qual fator exerce maior influência sobre os adolescentes – os grupos de referência ou a publicidade. O objetivo geral foi analisar como produções audiovisuais estrangeiras abordam o consumo de álcool e como essa estratégia pode influenciar o público-alvo. Para encontrar tais respostas, foi executada uma sondagem quantitativa, via formulário do Google, direcionada ao público infanto-juvenil entre 12 e 17 anos. A investigação foi dividida em três etapas: a primeira voltada para entender os gostos audiovisuais dos participantes e seu nível de identificação com os personagens de produções audiovisuais pré-selecionados; a segunda focada em conhecer os hábitos familiares e de amigos em relação ao consumo de álcool; e a terceira etapa direcionou perguntas diretamente para o consumo do indivíduo. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que os fatores sociais, especialmente os grupos de referência, exercem uma influência maior sobre os adolescentes e desempenham um papel significativo na decisão pelo consumo de álcool por esse público. |
publishDate |
2023 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-20T13:11:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-20T13:11:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAULA, Letícia Rodrigues de. A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16909 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
Tatyanna Castro da Silva Braga |
identifier_str_mv |
PAULA, Letícia Rodrigues de. A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. Tatyanna Castro da Silva Braga |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16909/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16909/1/21950033.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16909/3/21950033.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b ab1807c80076c3217c9041e944e0286a 23fbf5cae124cde31a9892afb893ed3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903946047684608 |