Relações entre comprometimento organizacional e expressão de comportamentos proativos em uma instituição pública do setor elétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Johana Thaise Alencar
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2609
Resumo: Com as conseqüentes mutações sofridas pelas organizações no turbulento mundo do trabalho, estas passaram a se interessar gradativamente mais pelas inúmeras variáveis que impactam no desempenho dos trabalhadores, bem como os motivos que os levam a permanecer nesta e não em outra organização. Visualizando tais variáveis, acredita-se que atualmente vêm sendo uma constante falar em comprometimento e na presença de proatividade como indicadores do profissional adequado à dinâmica atual do mercado. Verificar a existência de relações entre Comprometimento Organizacional e emissão de Comportamentos Proativo, é o objetivo deste trabalho. Para tanto, fez-se uso da metodologia de pesquisa de campo aplicada em uma agencia reguladora dos serviços de energia elétrica do setor público, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Os dados foram obtidos a partir de dois de seus setores a saber, Superintendência de Mediação Administrativa – SMA e Superintendência de Gestão da Informação – SGI, ambas comportam duas realidades distintas de contratação: Terceirizados e Servidores Públicos. Distribuiu-se um total 130 questionários, número igual à quantidade de profissionais nos setores estudados. Deste total pôde-se contar com uma amostra válida de 107 respondentes, excluídos aqueles que não consentiram participação ou responderam de modo aleatório, indicado pela quantidade de respostas idênticas a todos os itens. Para realizar a pesquisa o questionário estruturado em de três partes, em que a primeira apresenta escalas de comprometimento organizacional adaptado por Siqueira em 2001 para a realidade brasileira; a segunda parte adotou o instrumento proposto por Kamia e Porto no ano de 2007 para medir o comportamento proativo dentro das organizações; na terceira consta a coleta de dados demográficos da população, além de termo de consentimento a participação. A partir dos resultados obtidos, visualiza-se que o comprometimento de maior expressão foi o afetivo, seguido do calculativo e normativo e que existem correlações positivas entre estes componentes. Percebem-se ainda diferenças estatisticamente significativa entre a natureza de contratação (servidor publico e terceirizado) e o tipo de comprometimento afetivo e calculativo. Verificaramse ainda correlações positivas entre comprometimento afetivo e normativo comparadas ao comportamento proativo, porém pode-se ainda presumir que outras variáveis podem exercer concomitantemente influência sobre as variáveis estudadas.
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