A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Luís Gustavo Emediato
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9021
Resumo: A presente monografia objetiva a identificação e análise da postura das empresas industriais brasileiras quanto à importância da inovação como um fator competitivo, o mercado mundial tem sido agressivo com aqueles que não diferenciam e não criam soluções objetivas e a inovação poderia ser a solução e chave para as empresas. Mas para introduzir o tema da inovação, se faz necessário a conceituação e método de abordagem, essa transparência conceitual é o que possibilitará o entendimento e interpretação de todo a pesquisa. Com base nos conceitos que foram abordados uma segunda iniciativa foi de identificação e avaliação das iniciativas e práticas inovadoras que foram adotadas no âmbito das empresas industriais brasileiras, essas ações em parte, estão possibilitando ditando o ritmo do mercado do século XXI que se torna cada vez mais dinâmico, rápido e agressivo. As demonstrações de casos práticos são boas oportunidades que ilustram e comprovam como os investimentos na inovação geraram índices de competitividade proporcionalmente maiores maior do que aquelas empresas que não utilizam a inovação como instrumento competitivo. Outro fator significativo para o tema a abordagem e análise das políticas públicas adotas pelo governo brasileiro que destina seus esforços na disponibilização de recursos e investimentos para as empresas industriais brasileiras na temática da inovação. Com essas informações e com a utilização de entrevistas com representantes de instituições focadas na mobilização, sensibilização e disseminação da inovação foi possível avaliar as iniciativas e a importância da inovação para as empresas industriais brasileiras e as lacunas que o Brasil ainda possui para tornar as nossas empresas ainda mais competitivas no mercado interno como também no mercado externo.
id CEUB_325a43b15b81bd56844f73c531081cd4
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9021
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Campos, Luís Gustavo EmediatoMatias, Alano Nogueira2016-11-04T17:57:16Z2016-11-04T17:57:16Z2009-112016-09-28CAMPOS, Luís Gustavo Emediato. A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras. 2009. 36 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9021A presente monografia objetiva a identificação e análise da postura das empresas industriais brasileiras quanto à importância da inovação como um fator competitivo, o mercado mundial tem sido agressivo com aqueles que não diferenciam e não criam soluções objetivas e a inovação poderia ser a solução e chave para as empresas. Mas para introduzir o tema da inovação, se faz necessário a conceituação e método de abordagem, essa transparência conceitual é o que possibilitará o entendimento e interpretação de todo a pesquisa. Com base nos conceitos que foram abordados uma segunda iniciativa foi de identificação e avaliação das iniciativas e práticas inovadoras que foram adotadas no âmbito das empresas industriais brasileiras, essas ações em parte, estão possibilitando ditando o ritmo do mercado do século XXI que se torna cada vez mais dinâmico, rápido e agressivo. As demonstrações de casos práticos são boas oportunidades que ilustram e comprovam como os investimentos na inovação geraram índices de competitividade proporcionalmente maiores maior do que aquelas empresas que não utilizam a inovação como instrumento competitivo. Outro fator significativo para o tema a abordagem e análise das políticas públicas adotas pelo governo brasileiro que destina seus esforços na disponibilização de recursos e investimentos para as empresas industriais brasileiras na temática da inovação. Com essas informações e com a utilização de entrevistas com representantes de instituições focadas na mobilização, sensibilização e disseminação da inovação foi possível avaliar as iniciativas e a importância da inovação para as empresas industriais brasileiras e as lacunas que o Brasil ainda possui para tornar as nossas empresas ainda mais competitivas no mercado interno como também no mercado externo.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-09-28T19:29:52Z No. of bitstreams: 1 20550484.pdf: 325805 bytes, checksum: aab6b2cbc6dbf6afffc04f140619b82b (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-04T17:57:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20550484.pdf: 325805 bytes, checksum: aab6b2cbc6dbf6afffc04f140619b82b (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-04T17:57:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20550484.pdf: 325805 bytes, checksum: aab6b2cbc6dbf6afffc04f140619b82b (MD5) Previous issue date: 2016-09-28InovaçãoCompetitividadeIndústria brasileiraImportância da inovaçãoA inovação como um fator competitivo para as empresas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20550484.pdf20550484.pdfapplication/pdf325805https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9021/1/20550484.pdfaab6b2cbc6dbf6afffc04f140619b82bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9021/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20550484.pdf.txt20550484.pdf.txtExtracted texttext/plain68563https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9021/3/20550484.pdf.txtf7cbdd1394927f9b142d1cc0e0060e1dMD53235/90212019-04-22 14:25:30.161oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-22T14:25:30Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras
title A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras
spellingShingle A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras
Campos, Luís Gustavo Emediato
Inovação
Competitividade
Indústria brasileira
Importância da inovação
title_short A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras
title_full A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras
title_fullStr A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras
title_full_unstemmed A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras
title_sort A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras
author Campos, Luís Gustavo Emediato
author_facet Campos, Luís Gustavo Emediato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Luís Gustavo Emediato
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matias, Alano Nogueira
contributor_str_mv Matias, Alano Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Competitividade
Indústria brasileira
Importância da inovação
topic Inovação
Competitividade
Indústria brasileira
Importância da inovação
description A presente monografia objetiva a identificação e análise da postura das empresas industriais brasileiras quanto à importância da inovação como um fator competitivo, o mercado mundial tem sido agressivo com aqueles que não diferenciam e não criam soluções objetivas e a inovação poderia ser a solução e chave para as empresas. Mas para introduzir o tema da inovação, se faz necessário a conceituação e método de abordagem, essa transparência conceitual é o que possibilitará o entendimento e interpretação de todo a pesquisa. Com base nos conceitos que foram abordados uma segunda iniciativa foi de identificação e avaliação das iniciativas e práticas inovadoras que foram adotadas no âmbito das empresas industriais brasileiras, essas ações em parte, estão possibilitando ditando o ritmo do mercado do século XXI que se torna cada vez mais dinâmico, rápido e agressivo. As demonstrações de casos práticos são boas oportunidades que ilustram e comprovam como os investimentos na inovação geraram índices de competitividade proporcionalmente maiores maior do que aquelas empresas que não utilizam a inovação como instrumento competitivo. Outro fator significativo para o tema a abordagem e análise das políticas públicas adotas pelo governo brasileiro que destina seus esforços na disponibilização de recursos e investimentos para as empresas industriais brasileiras na temática da inovação. Com essas informações e com a utilização de entrevistas com representantes de instituições focadas na mobilização, sensibilização e disseminação da inovação foi possível avaliar as iniciativas e a importância da inovação para as empresas industriais brasileiras e as lacunas que o Brasil ainda possui para tornar as nossas empresas ainda mais competitivas no mercado interno como também no mercado externo.
publishDate 2009
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-09-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-04T17:57:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-04T17:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Luís Gustavo Emediato. A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras. 2009. 36 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9021
identifier_str_mv CAMPOS, Luís Gustavo Emediato. A inovação como um fator competitivo para as empresas brasileiras. 2009. 36 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9021/1/20550484.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9021/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9021/3/20550484.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aab6b2cbc6dbf6afffc04f140619b82b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
f7cbdd1394927f9b142d1cc0e0060e1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903890466865152