As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79331 |
Resumo: | Este trabalho discutiu as características competitivas que impactam a adoção dos pagamentos móveis pelos clientes, segundo a percepção de executivos que atuam neste setor, objetivando responder à seguinte questão: qual a visão atual dos executivos relacionados ao mercado brasileiro de pagamentos móveis sobre os elementos de adoção da inovação pelo consumidor? O trabalho também objetivou contextualizar e descrever quais são os participantes deste esquema. O estudo, de caráter exploratório, foi desenvolvido por meio de entrevistas estruturadas, com dez executivos representantes dos participantes do mercado de pagamentos móveis. Os dados obtidos foram apresentados pela técnica da matriz importância-desempenho e os resultados indicaram que conveniência, compatibilidade com os hábitos atuais do usuário e a facilidade de uso são as características competitivas das soluções de pagamentos móveis que devem merecer maior atenção dos desenvolvedores de soluções, para aumentar o nível de adoção da inovação pelo consumidor. |
id |
USP-40_f5f390ab24742021bc0bde0f8810bd8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79331 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review) |
repository_id_str |
|
spelling |
As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveisAdministraçãoInovaçãoAdoção de InovaçãoPagamento MóveisMatriz Importância-desempenho.Este trabalho discutiu as características competitivas que impactam a adoção dos pagamentos móveis pelos clientes, segundo a percepção de executivos que atuam neste setor, objetivando responder à seguinte questão: qual a visão atual dos executivos relacionados ao mercado brasileiro de pagamentos móveis sobre os elementos de adoção da inovação pelo consumidor? O trabalho também objetivou contextualizar e descrever quais são os participantes deste esquema. O estudo, de caráter exploratório, foi desenvolvido por meio de entrevistas estruturadas, com dez executivos representantes dos participantes do mercado de pagamentos móveis. Os dados obtidos foram apresentados pela técnica da matriz importância-desempenho e os resultados indicaram que conveniência, compatibilidade com os hábitos atuais do usuário e a facilidade de uso são as características competitivas das soluções de pagamentos móveis que devem merecer maior atenção dos desenvolvedores de soluções, para aumentar o nível de adoção da inovação pelo consumidor.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79331INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 3 (2013); 89-1142515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79331/83402Barbosa, Renato Cesar OttoniZilber, Moises Ariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T19:15:03Zoai:revistas.usp.br:article/79331Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-14T19:15:03Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveis |
title |
As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveis |
spellingShingle |
As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveis Barbosa, Renato Cesar Ottoni Administração Inovação Adoção de Inovação Pagamento Móveis Matriz Importância-desempenho. |
title_short |
As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveis |
title_full |
As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveis |
title_fullStr |
As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveis |
title_full_unstemmed |
As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveis |
title_sort |
As características competitivas que impactam a adoção de inovação: um estudo sobre sistemas de pagamentos móveis |
author |
Barbosa, Renato Cesar Ottoni |
author_facet |
Barbosa, Renato Cesar Ottoni Zilber, Moises Ari |
author_role |
author |
author2 |
Zilber, Moises Ari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Renato Cesar Ottoni Zilber, Moises Ari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Inovação Adoção de Inovação Pagamento Móveis Matriz Importância-desempenho. |
topic |
Administração Inovação Adoção de Inovação Pagamento Móveis Matriz Importância-desempenho. |
description |
Este trabalho discutiu as características competitivas que impactam a adoção dos pagamentos móveis pelos clientes, segundo a percepção de executivos que atuam neste setor, objetivando responder à seguinte questão: qual a visão atual dos executivos relacionados ao mercado brasileiro de pagamentos móveis sobre os elementos de adoção da inovação pelo consumidor? O trabalho também objetivou contextualizar e descrever quais são os participantes deste esquema. O estudo, de caráter exploratório, foi desenvolvido por meio de entrevistas estruturadas, com dez executivos representantes dos participantes do mercado de pagamentos móveis. Os dados obtidos foram apresentados pela técnica da matriz importância-desempenho e os resultados indicaram que conveniência, compatibilidade com os hábitos atuais do usuário e a facilidade de uso são as características competitivas das soluções de pagamentos móveis que devem merecer maior atenção dos desenvolvedores de soluções, para aumentar o nível de adoção da inovação pelo consumidor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79331 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79331/83402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 3 (2013); 89-114 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1816702432995966976 |