O uso das vírgulas nas intercalações em textos oficiais: reflexão, análise e apropriação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marlon Evangelista de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4545
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender os processos envolvidos no emprego da pontuação, mediante a análise do uso da vírgula em intercalações nos documentos oficiais de determinado órgão federal. A espécie documental, objeto de investigação, foi a nota técnica por apresentar mais aspectos subjetivos do que os outros tipos documentais. Para a fundamentação dos capítulos teóricos, utilizaram-se os estudos de teóricos como Bechara (1999), Cunha & Cintra (2008) e Luft (2009) para o embasamento do viés normativo da pontuação; e os estudos de teóricos como Muniz (s/d), Câmara (s/d) e Silva relacionando-se à  perspectiva discursiva. Os seguintes procedimentos metodológicos foram empregados na realização da pesquisa: a análise textual das notas técnicas e a realização de entrevistas com o revisor e com os analistas elaboradores, ambos os procedimentos basearam-se nos métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa. Foram analisadas, ao todo, dez notas, durante o período de duas semanas. Os resultados mostraram que a maioria dos analistas conhece as regras relativas ao emprego da vírgula, principalmente as que se referem à  virgulação nas intercalações, mas, ainda assim, não pontuam de forma adequada. Isso demonstra que somente a memorização de regras, por si só, não é suficiente para um bom uso desse sinal, sendo necessário compreender a pontuação em perspectiva mais ampla. Uma das conclusões a que se chegou diz respeito à necessidade de se propor um ensino diferenciado da pontuação, que abranja, entre outros aspectos, o critério discursivo.
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Os seguintes procedimentos metodológicos foram empregados na realização da pesquisa: a análise textual das notas técnicas e a realização de entrevistas com o revisor e com os analistas elaboradores, ambos os procedimentos basearam-se nos métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa. Foram analisadas, ao todo, dez notas, durante o período de duas semanas. Os resultados mostraram que a maioria dos analistas conhece as regras relativas ao emprego da vírgula, principalmente as que se referem à  virgulação nas intercalações, mas, ainda assim, não pontuam de forma adequada. Isso demonstra que somente a memorização de regras, por si só, não é suficiente para um bom uso desse sinal, sendo necessário compreender a pontuação em perspectiva mais ampla. Uma das conclusões a que se chegou diz respeito à necessidade de se propor um ensino diferenciado da pontuação, que abranja, entre outros aspectos, o critério discursivo.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T19:07:33Z No. of bitstreams: 1 TCC 26-11-13-1652.pdf: 492249 bytes, checksum: 8954b412609643ba737cf5b3a8d6e758 (MD5)Made available in DSpace on 2014-02-19T19:07:33Z (GMT). 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