Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10039 |
Resumo: | Esta monografia tem como tema responsabilidade social empresarial (RSE), e teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica para verificar como a gestão das políticas de responsabilidade social empresarial podem ser feitas, de modo a gerar diferencial competitivo para as organizações que as adotam. A sociedade vem cada vez mais exigindo das organizações uma postura socialmente responsável, consumindo e valorizando mais produtos de organizações que gerem menores impactos sociais e ambientais, gerando maior bem estar para a comunidade na qual a organização está inserida, por isso a RSE deve ser cada vez mais vista pelas organizações como um fator estratégico, daí a importância de conceitos como o de marketing social, balanço social e ética empresarial. Organizações que agregam a bandeira social a suas marcas são mais bem vistas pelo mercado, sendo valorizadas não só por seus consumidores, mas por toda sua cadeia de stakeholders. Está foi uma pesquisa exploratória com método de abordagem do problema sendo qualitativo. O trabalho inicia-se com a apresentação, seguido pela introdução, logo após vem o capítulo referente aos tópicos relevantes em responsabilidade social empresarial, depois deste tem-se o capítulo referente à que desses tópicos aplicados sob a ótica de cada stakeholder interno ou externo que é afetado pelas políticas de RSE, de modo a gerar diferencial competitivo para as organizações, em seqüência vem à discussão do tema e por fim as conclusões do estudo. |
id |
CEUB_368a72250f24c19dccb15993a3912a7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/10039 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Bühler, Felipe AlbuquerqueReis, Homero Barbosa2016-12-15T18:40:14Z2016-12-15T18:40:14Z2009-112009-11BÜHLER, Felipe Albuquerque. Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais. 2009. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10039Esta monografia tem como tema responsabilidade social empresarial (RSE), e teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica para verificar como a gestão das políticas de responsabilidade social empresarial podem ser feitas, de modo a gerar diferencial competitivo para as organizações que as adotam. A sociedade vem cada vez mais exigindo das organizações uma postura socialmente responsável, consumindo e valorizando mais produtos de organizações que gerem menores impactos sociais e ambientais, gerando maior bem estar para a comunidade na qual a organização está inserida, por isso a RSE deve ser cada vez mais vista pelas organizações como um fator estratégico, daí a importância de conceitos como o de marketing social, balanço social e ética empresarial. Organizações que agregam a bandeira social a suas marcas são mais bem vistas pelo mercado, sendo valorizadas não só por seus consumidores, mas por toda sua cadeia de stakeholders. Está foi uma pesquisa exploratória com método de abordagem do problema sendo qualitativo. O trabalho inicia-se com a apresentação, seguido pela introdução, logo após vem o capítulo referente aos tópicos relevantes em responsabilidade social empresarial, depois deste tem-se o capítulo referente à que desses tópicos aplicados sob a ótica de cada stakeholder interno ou externo que é afetado pelas políticas de RSE, de modo a gerar diferencial competitivo para as organizações, em seqüência vem à discussão do tema e por fim as conclusões do estudo.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-10-24T18:09:09Z No. of bitstreams: 1 20714120.pdf: 161968 bytes, checksum: ab84134280c8b51279623319ea39d4b3 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-15T18:40:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20714120.pdf: 161968 bytes, checksum: ab84134280c8b51279623319ea39d4b3 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-15T18:40:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20714120.pdf: 161968 bytes, checksum: ab84134280c8b51279623319ea39d4b3 (MD5) Previous issue date: 2009-11Responsabilidade social empresarialStakeholderDiferencial competitivoResponsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20714120.pdf20714120.pdfapplication/pdf161968https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10039/1/20714120.pdfab84134280c8b51279623319ea39d4b3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10039/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20714120.pdf.txt20714120.pdf.txtExtracted texttext/plain66510https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10039/3/20714120.pdf.txtae3630d57384c8f0646cc1ad403b94d8MD53235/100392019-05-21 12:26:28.933oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-21T12:26:28Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais |
title |
Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais |
spellingShingle |
Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais Bühler, Felipe Albuquerque Responsabilidade social empresarial Stakeholder Diferencial competitivo |
title_short |
Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais |
title_full |
Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais |
title_fullStr |
Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais |
title_sort |
Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais |
author |
Bühler, Felipe Albuquerque |
author_facet |
Bühler, Felipe Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bühler, Felipe Albuquerque |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Homero Barbosa |
contributor_str_mv |
Reis, Homero Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social empresarial Stakeholder Diferencial competitivo |
topic |
Responsabilidade social empresarial Stakeholder Diferencial competitivo |
description |
Esta monografia tem como tema responsabilidade social empresarial (RSE), e teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica para verificar como a gestão das políticas de responsabilidade social empresarial podem ser feitas, de modo a gerar diferencial competitivo para as organizações que as adotam. A sociedade vem cada vez mais exigindo das organizações uma postura socialmente responsável, consumindo e valorizando mais produtos de organizações que gerem menores impactos sociais e ambientais, gerando maior bem estar para a comunidade na qual a organização está inserida, por isso a RSE deve ser cada vez mais vista pelas organizações como um fator estratégico, daí a importância de conceitos como o de marketing social, balanço social e ética empresarial. Organizações que agregam a bandeira social a suas marcas são mais bem vistas pelo mercado, sendo valorizadas não só por seus consumidores, mas por toda sua cadeia de stakeholders. Está foi uma pesquisa exploratória com método de abordagem do problema sendo qualitativo. O trabalho inicia-se com a apresentação, seguido pela introdução, logo após vem o capítulo referente aos tópicos relevantes em responsabilidade social empresarial, depois deste tem-se o capítulo referente à que desses tópicos aplicados sob a ótica de cada stakeholder interno ou externo que é afetado pelas políticas de RSE, de modo a gerar diferencial competitivo para as organizações, em seqüência vem à discussão do tema e por fim as conclusões do estudo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2009-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-15T18:40:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-15T18:40:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BÜHLER, Felipe Albuquerque. Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais. 2009. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10039 |
identifier_str_mv |
BÜHLER, Felipe Albuquerque. Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais. 2009. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10039/1/20714120.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10039/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10039/3/20714120.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab84134280c8b51279623319ea39d4b3 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 ae3630d57384c8f0646cc1ad403b94d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903890871615488 |