Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-Obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volpato, Nicolau Rohling
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130443
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_bc8dd4357b7b9e34c3b9ce7c3b9e2eb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130443
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-ObraResponsabilidade social empresarialÉticaCompetitividadeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este trabalho tem como objetivo analisar as pratica de responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva através de um estudo na JPF Empreiteira de Mão de Obra, empresa situada em Florianópolis SC. O estudo aborda inicialmente os conceitos de ética empresarial, responsabilidade social e base teórica da influência da responsabilidade social sobre a competitividade. Em seguida são apresentados os procedimentos metodológicos adotados para realização deste estudo. Este trabalho é caracterizado por uma abordagem qualitativa e para atingir seus objetivos utilizou-se as pesquisas exploratória e descritiva, além de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através do método de entrevista não estruturada do tipo focalizada para os dados primários e pesquisa documental em documentos e relatórios da empresa para dados secundários trabalho é concluído apresentando as vantagens competitivas, geradas a partir da adoção de um comportamento socialmente responsável, nas relações com os principais grupos de stakeholders: Clientes, Fornecedores, Colaboradores e Concorrentes. Por fim o presente trabalho ainda mostra a possibilidade de a empresa promover o desenvolvimento social, sem fugir de seu principal objetivo, gerar lucro.Florianópolis, SCRamos, lvonetiUniversidade Federal de Santa Catarina.Volpato, Nicolau Rohling2015-03-11T16:49:09Z2015-03-11T16:49:09Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130443porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-11T16:49:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130443Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-11T16:49:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-Obra
title Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-Obra
spellingShingle Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-Obra
Volpato, Nicolau Rohling
Responsabilidade social empresarial
Ética
Competitividade
title_short Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-Obra
title_full Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-Obra
title_fullStr Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-Obra
title_full_unstemmed Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-Obra
title_sort Responsabilidade social empresarial como elemento da competitividade: o caso da JPF Empreiteira de Mão-de-Obra
author Volpato, Nicolau Rohling
author_facet Volpato, Nicolau Rohling
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, lvoneti
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Volpato, Nicolau Rohling
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial
Ética
Competitividade
topic Responsabilidade social empresarial
Ética
Competitividade
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-03-11T16:49:09Z
2015-03-11T16:49:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130443
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651894243983360