Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceicão, Antônio Marcos da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2598
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar os mecanismos de enfrentamento de Coping dos profissionais de um laboratório de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição de ensino superior privada. O estresse e as suas repercussões na vida das pessoas devem ser analisados em um contexto multi-causal, assim como todo processo de adoecimento pode ser compreendido. Quando o estressor causa problemas significativos na vida do indivíduo, as diferenças individuais referentes à vulnerabilidade orgânica e à forma de avaliar e enfrentar a situação inadequadamente contribuem para seu desequilíbrio. Folkman e Lazarus (1984, apud SEIDL; TRÓCCOLI; ZANNON, 2001) denominaram Estratégias de Coping “como todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de estresse. As diferentes maneiras de lidar com as situações estressantes, que são ações deliberadas aprendidas, usadas e/ou descartadas, podem constelar padrões de comportamento que se repetem ao longo da vida do indivíduo, não necessariamente de forma consciente. Essa reação de mobilização de recursos naturais tem o objetivo de manter o equilíbrio do organismo, diminuindo a resposta de distress”. A palavra Coping não possui tradução literal para o português, mas seu significado aproximado pode ser entendido como lidar ou enfrentar. Participaram deste estudo 60 empregados de uma instituição de ensino de Brasília com ocupações profissionais variadas. Para essa pesquisa foi utilizado um questionário com 29 itens a serem respondidos segundo a escala de Lickert de 5 pontos. A partir das correlações de significância estatística s, os resultados da pesquisa indicaram que profissionais com maior nível de escolaridade, com cargos mais altos e maior faixa de idade, apresentam repertório de estratégias mais ampliado para manejar e controlar situações estressoras no ambiente e trabalho. Recomenda-se aos gestores do setor onde se realizou a coleta de dados, o desenvolvimento de pesquisas qualitativas adaptadas a cada ocupação profissional do setor para que sua articulação com os números possa instrumentalizar com efetividade as ações gerenciais, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores e produtividade. Objetivando o sucesso da Organização.
id CEUB_37fe8698056e7e03c1729b04fd368414
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2598
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Conceicão, Antônio Marcos daIsidro-Filho, Antonio2012-10-232012-10-30T18:08:05Z2013-05-09T20:56:57Z2012-10-232012-10-30T18:08:05Z2013-05-09T20:56:57Z2008-062008-06CONCEICÃO, Antônio Marcos da. Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão. 2008. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2598O presente trabalho teve como objetivo verificar os mecanismos de enfrentamento de Coping dos profissionais de um laboratório de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição de ensino superior privada. O estresse e as suas repercussões na vida das pessoas devem ser analisados em um contexto multi-causal, assim como todo processo de adoecimento pode ser compreendido. Quando o estressor causa problemas significativos na vida do indivíduo, as diferenças individuais referentes à vulnerabilidade orgânica e à forma de avaliar e enfrentar a situação inadequadamente contribuem para seu desequilíbrio. Folkman e Lazarus (1984, apud SEIDL; TRÓCCOLI; ZANNON, 2001) denominaram Estratégias de Coping “como todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de estresse. As diferentes maneiras de lidar com as situações estressantes, que são ações deliberadas aprendidas, usadas e/ou descartadas, podem constelar padrões de comportamento que se repetem ao longo da vida do indivíduo, não necessariamente de forma consciente. Essa reação de mobilização de recursos naturais tem o objetivo de manter o equilíbrio do organismo, diminuindo a resposta de distress”. A palavra Coping não possui tradução literal para o português, mas seu significado aproximado pode ser entendido como lidar ou enfrentar. Participaram deste estudo 60 empregados de uma instituição de ensino de Brasília com ocupações profissionais variadas. Para essa pesquisa foi utilizado um questionário com 29 itens a serem respondidos segundo a escala de Lickert de 5 pontos. A partir das correlações de significância estatística s, os resultados da pesquisa indicaram que profissionais com maior nível de escolaridade, com cargos mais altos e maior faixa de idade, apresentam repertório de estratégias mais ampliado para manejar e controlar situações estressoras no ambiente e trabalho. Recomenda-se aos gestores do setor onde se realizou a coleta de dados, o desenvolvimento de pesquisas qualitativas adaptadas a cada ocupação profissional do setor para que sua articulação com os números possa instrumentalizar com efetividade as ações gerenciais, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores e produtividade. Objetivando o sucesso da Organização.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:56:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20342513.pdf.txt: 143497 bytes, checksum: 02c84ede8180dfb0486be45e783039fd (MD5) 20342513.pdf: 531368 bytes, checksum: 37adcc857695a9ab333cbb9e91fdae3d (MD5) Previous issue date: 2008-01Enfrentamento de estresseEstratégia de copingProfissional de laboratórioEstratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20342513.pdf.txtExtracted texttext/plain143497https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2598/1/20342513.pdf.txt02c84ede8180dfb0486be45e783039fdMD51ORIGINAL20342513.pdfapplication/pdf531368https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2598/2/20342513.pdf37adcc857695a9ab333cbb9e91fdae3dMD52123456789/25982019-06-10 19:12:16.55oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2598Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-06-10T19:12:16Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão
title Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão
spellingShingle Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão
Conceicão, Antônio Marcos da
Enfrentamento de estresse
Estratégia de coping
Profissional de laboratório
title_short Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão
title_full Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão
title_fullStr Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão
title_full_unstemmed Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão
title_sort Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão
author Conceicão, Antônio Marcos da
author_facet Conceicão, Antônio Marcos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceicão, Antônio Marcos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isidro-Filho, Antonio
contributor_str_mv Isidro-Filho, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Enfrentamento de estresse
Estratégia de coping
Profissional de laboratório
topic Enfrentamento de estresse
Estratégia de coping
Profissional de laboratório
description O presente trabalho teve como objetivo verificar os mecanismos de enfrentamento de Coping dos profissionais de um laboratório de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição de ensino superior privada. O estresse e as suas repercussões na vida das pessoas devem ser analisados em um contexto multi-causal, assim como todo processo de adoecimento pode ser compreendido. Quando o estressor causa problemas significativos na vida do indivíduo, as diferenças individuais referentes à vulnerabilidade orgânica e à forma de avaliar e enfrentar a situação inadequadamente contribuem para seu desequilíbrio. Folkman e Lazarus (1984, apud SEIDL; TRÓCCOLI; ZANNON, 2001) denominaram Estratégias de Coping “como todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de estresse. As diferentes maneiras de lidar com as situações estressantes, que são ações deliberadas aprendidas, usadas e/ou descartadas, podem constelar padrões de comportamento que se repetem ao longo da vida do indivíduo, não necessariamente de forma consciente. Essa reação de mobilização de recursos naturais tem o objetivo de manter o equilíbrio do organismo, diminuindo a resposta de distress”. A palavra Coping não possui tradução literal para o português, mas seu significado aproximado pode ser entendido como lidar ou enfrentar. Participaram deste estudo 60 empregados de uma instituição de ensino de Brasília com ocupações profissionais variadas. Para essa pesquisa foi utilizado um questionário com 29 itens a serem respondidos segundo a escala de Lickert de 5 pontos. A partir das correlações de significância estatística s, os resultados da pesquisa indicaram que profissionais com maior nível de escolaridade, com cargos mais altos e maior faixa de idade, apresentam repertório de estratégias mais ampliado para manejar e controlar situações estressoras no ambiente e trabalho. Recomenda-se aos gestores do setor onde se realizou a coleta de dados, o desenvolvimento de pesquisas qualitativas adaptadas a cada ocupação profissional do setor para que sua articulação com os números possa instrumentalizar com efetividade as ações gerenciais, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores e produtividade. Objetivando o sucesso da Organização.
publishDate 2008
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2008-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:05Z
2013-05-09T20:56:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:05Z
2013-05-09T20:56:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CONCEICÃO, Antônio Marcos da. Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão. 2008. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2598
identifier_str_mv CONCEICÃO, Antônio Marcos da. Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão. 2008. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2598/1/20342513.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2598/2/20342513.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02c84ede8180dfb0486be45e783039fd
37adcc857695a9ab333cbb9e91fdae3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903863857152000