Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2598 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo verificar os mecanismos de enfrentamento de Coping dos profissionais de um laboratório de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição de ensino superior privada. O estresse e as suas repercussões na vida das pessoas devem ser analisados em um contexto multi-causal, assim como todo processo de adoecimento pode ser compreendido. Quando o estressor causa problemas significativos na vida do indivíduo, as diferenças individuais referentes à vulnerabilidade orgânica e à forma de avaliar e enfrentar a situação inadequadamente contribuem para seu desequilíbrio. Folkman e Lazarus (1984, apud SEIDL; TRÓCCOLI; ZANNON, 2001) denominaram Estratégias de Coping “como todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de estresse. As diferentes maneiras de lidar com as situações estressantes, que são ações deliberadas aprendidas, usadas e/ou descartadas, podem constelar padrões de comportamento que se repetem ao longo da vida do indivíduo, não necessariamente de forma consciente. Essa reação de mobilização de recursos naturais tem o objetivo de manter o equilíbrio do organismo, diminuindo a resposta de distress”. A palavra Coping não possui tradução literal para o português, mas seu significado aproximado pode ser entendido como lidar ou enfrentar. Participaram deste estudo 60 empregados de uma instituição de ensino de Brasília com ocupações profissionais variadas. Para essa pesquisa foi utilizado um questionário com 29 itens a serem respondidos segundo a escala de Lickert de 5 pontos. A partir das correlações de significância estatística s, os resultados da pesquisa indicaram que profissionais com maior nível de escolaridade, com cargos mais altos e maior faixa de idade, apresentam repertório de estratégias mais ampliado para manejar e controlar situações estressoras no ambiente e trabalho. Recomenda-se aos gestores do setor onde se realizou a coleta de dados, o desenvolvimento de pesquisas qualitativas adaptadas a cada ocupação profissional do setor para que sua articulação com os números possa instrumentalizar com efetividade as ações gerenciais, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores e produtividade. Objetivando o sucesso da Organização. |
id |
CEUB_37fe8698056e7e03c1729b04fd368414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2598 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Conceicão, Antônio Marcos daIsidro-Filho, Antonio2012-10-232012-10-30T18:08:05Z2013-05-09T20:56:57Z2012-10-232012-10-30T18:08:05Z2013-05-09T20:56:57Z2008-062008-06CONCEICÃO, Antônio Marcos da. Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão. 2008. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2598O presente trabalho teve como objetivo verificar os mecanismos de enfrentamento de Coping dos profissionais de um laboratório de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição de ensino superior privada. O estresse e as suas repercussões na vida das pessoas devem ser analisados em um contexto multi-causal, assim como todo processo de adoecimento pode ser compreendido. Quando o estressor causa problemas significativos na vida do indivíduo, as diferenças individuais referentes à vulnerabilidade orgânica e à forma de avaliar e enfrentar a situação inadequadamente contribuem para seu desequilíbrio. Folkman e Lazarus (1984, apud SEIDL; TRÓCCOLI; ZANNON, 2001) denominaram Estratégias de Coping “como todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de estresse. As diferentes maneiras de lidar com as situações estressantes, que são ações deliberadas aprendidas, usadas e/ou descartadas, podem constelar padrões de comportamento que se repetem ao longo da vida do indivíduo, não necessariamente de forma consciente. Essa reação de mobilização de recursos naturais tem o objetivo de manter o equilíbrio do organismo, diminuindo a resposta de distress”. A palavra Coping não possui tradução literal para o português, mas seu significado aproximado pode ser entendido como lidar ou enfrentar. Participaram deste estudo 60 empregados de uma instituição de ensino de Brasília com ocupações profissionais variadas. Para essa pesquisa foi utilizado um questionário com 29 itens a serem respondidos segundo a escala de Lickert de 5 pontos. A partir das correlações de significância estatística s, os resultados da pesquisa indicaram que profissionais com maior nível de escolaridade, com cargos mais altos e maior faixa de idade, apresentam repertório de estratégias mais ampliado para manejar e controlar situações estressoras no ambiente e trabalho. Recomenda-se aos gestores do setor onde se realizou a coleta de dados, o desenvolvimento de pesquisas qualitativas adaptadas a cada ocupação profissional do setor para que sua articulação com os números possa instrumentalizar com efetividade as ações gerenciais, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores e produtividade. Objetivando o sucesso da Organização.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:56:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20342513.pdf.txt: 143497 bytes, checksum: 02c84ede8180dfb0486be45e783039fd (MD5) 20342513.pdf: 531368 bytes, checksum: 37adcc857695a9ab333cbb9e91fdae3d (MD5) Previous issue date: 2008-01Enfrentamento de estresseEstratégia de copingProfissional de laboratórioEstratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20342513.pdf.txtExtracted texttext/plain143497https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2598/1/20342513.pdf.txt02c84ede8180dfb0486be45e783039fdMD51ORIGINAL20342513.pdfapplication/pdf531368https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2598/2/20342513.pdf37adcc857695a9ab333cbb9e91fdae3dMD52123456789/25982019-06-10 19:12:16.55oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2598Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-06-10T19:12:16Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão |
title |
Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão |
spellingShingle |
Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão Conceicão, Antônio Marcos da Enfrentamento de estresse Estratégia de coping Profissional de laboratório |
title_short |
Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão |
title_full |
Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão |
title_fullStr |
Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão |
title_sort |
Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão |
author |
Conceicão, Antônio Marcos da |
author_facet |
Conceicão, Antônio Marcos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceicão, Antônio Marcos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Isidro-Filho, Antonio |
contributor_str_mv |
Isidro-Filho, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfrentamento de estresse Estratégia de coping Profissional de laboratório |
topic |
Enfrentamento de estresse Estratégia de coping Profissional de laboratório |
description |
O presente trabalho teve como objetivo verificar os mecanismos de enfrentamento de Coping dos profissionais de um laboratório de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição de ensino superior privada. O estresse e as suas repercussões na vida das pessoas devem ser analisados em um contexto multi-causal, assim como todo processo de adoecimento pode ser compreendido. Quando o estressor causa problemas significativos na vida do indivíduo, as diferenças individuais referentes à vulnerabilidade orgânica e à forma de avaliar e enfrentar a situação inadequadamente contribuem para seu desequilíbrio. Folkman e Lazarus (1984, apud SEIDL; TRÓCCOLI; ZANNON, 2001) denominaram Estratégias de Coping “como todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de estresse. As diferentes maneiras de lidar com as situações estressantes, que são ações deliberadas aprendidas, usadas e/ou descartadas, podem constelar padrões de comportamento que se repetem ao longo da vida do indivíduo, não necessariamente de forma consciente. Essa reação de mobilização de recursos naturais tem o objetivo de manter o equilíbrio do organismo, diminuindo a resposta de distress”. A palavra Coping não possui tradução literal para o português, mas seu significado aproximado pode ser entendido como lidar ou enfrentar. Participaram deste estudo 60 empregados de uma instituição de ensino de Brasília com ocupações profissionais variadas. Para essa pesquisa foi utilizado um questionário com 29 itens a serem respondidos segundo a escala de Lickert de 5 pontos. A partir das correlações de significância estatística s, os resultados da pesquisa indicaram que profissionais com maior nível de escolaridade, com cargos mais altos e maior faixa de idade, apresentam repertório de estratégias mais ampliado para manejar e controlar situações estressoras no ambiente e trabalho. Recomenda-se aos gestores do setor onde se realizou a coleta de dados, o desenvolvimento de pesquisas qualitativas adaptadas a cada ocupação profissional do setor para que sua articulação com os números possa instrumentalizar com efetividade as ações gerenciais, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores e produtividade. Objetivando o sucesso da Organização. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2008-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:05Z 2013-05-09T20:56:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:05Z 2013-05-09T20:56:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CONCEICÃO, Antônio Marcos da. Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão. 2008. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2598 |
identifier_str_mv |
CONCEICÃO, Antônio Marcos da. Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão. 2008. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2598/1/20342513.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2598/2/20342513.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02c84ede8180dfb0486be45e783039fd 37adcc857695a9ab333cbb9e91fdae3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903863857152000 |