Correspondência verbal na atuação profissional de terapeutas iniciantes: efeitos do tipo de pergunta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emille Mendes de Souza da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13901
Resumo: A correspondência verbal tem sido uma grande área de investigação dentro da Análise do Comportamento. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a correspondência verbal de relatos de terapeutas iniciantes em seu contexto de trabalho, que aqui se refere à clínica, a depender do tipo de pergunta: aberta ou fechada. O estudo foi realizado com dois participantes de 22 e 26 anos, estudantes de Psicologia do 9º e 10º semestres e estagiários na clínica-escola de uma faculdade particular, participantes da atividade de estágio de Terapia Analítico-Comportamental de adultos. O estudo contou com quatro dias de experimento para cada participante, sendo dois dias para cada uma das condições experimentais: pergunta aberta e pergunta fechada. Além disso, foram selecionadas quatro categorias de análise: regra, pergunta fechada, pergunta aberta e pergunta “por que”. A coleta de dados aconteceu com base nas gravações dos áudios de quatro sessões de psicoterapia de cada participante e quatro entrevistas posteriores com os participantes para o relato dos comportamentos e análise da correspondência entre o comportamento observado e o comportamento relatado. Os resultados mostram que os participantes apresentaram mais relatos distorcidos na condição de pergunta aberta do que na condição de pergunta fechada. O objetivo de pesquisa foi atingido, mas a hipótese inicial não foi confirmada. Sugere-se que para novos estudos sejam feitas as adaptações metodológicas necessárias.
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O estudo foi realizado com dois participantes de 22 e 26 anos, estudantes de Psicologia do 9º e 10º semestres e estagiários na clínica-escola de uma faculdade particular, participantes da atividade de estágio de Terapia Analítico-Comportamental de adultos. O estudo contou com quatro dias de experimento para cada participante, sendo dois dias para cada uma das condições experimentais: pergunta aberta e pergunta fechada. Além disso, foram selecionadas quatro categorias de análise: regra, pergunta fechada, pergunta aberta e pergunta “por que”. A coleta de dados aconteceu com base nas gravações dos áudios de quatro sessões de psicoterapia de cada participante e quatro entrevistas posteriores com os participantes para o relato dos comportamentos e análise da correspondência entre o comportamento observado e o comportamento relatado. Os resultados mostram que os participantes apresentaram mais relatos distorcidos na condição de pergunta aberta do que na condição de pergunta fechada. O objetivo de pesquisa foi atingido, mas a hipótese inicial não foi confirmada. Sugere-se que para novos estudos sejam feitas as adaptações metodológicas necessárias.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-17T11:50:16Z No. of bitstreams: 1 21503474.pdf: 699191 bytes, checksum: afdc5b64b37f8ef19449389970f5b79a (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:51:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21503474.pdf: 699191 bytes, checksum: afdc5b64b37f8ef19449389970f5b79a (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-22T14:51:43Z (GMT). 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