EFEITO DO TIPO DE PERGUNTA: ABERTA OU FECHADA SOBRE A CORRESPONDÊNCIA VERBAL EM SITUAÇÃO LÚDICA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/5423 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado com seis participantes com idades entre 20 e 30 anos e teve como objetivo avaliar a influência de perguntas abertas e fechadas sobre a Correspondência Verbal em um jogo de cartas. O experimento envolveu seis partidas disputadas em duplas em duas condições experimentais: três participantes que jogaram primeiro partidas com perguntas abertas (PA) e depois partidas com perguntas fechadas (PF), e outros três participantes que jogaram primeiro partidas com perguntas fechadas (PF) e depois partidas com perguntas abertas (PA). O jogo foi realizado em três dias, sendo que, a cada dia, cada dupla de participante jogava duas partidas por dia, com 20 rodadas cada partida. Cada rodada tinha uma carta trunfo, que venceria de todas as outras cartas do baralho. Durante o jogo, os participantes deveriam relatar o valor de suas cartas, e o que relatasse o menor valor, deveria responder a uma pergunta feita pela pesquisadora. Um exemplo de pergunta em partidas PF seria “Você tem a carta trunfo macaco vermelho?”, e em partidas PA seria “Qual a cor e o animal de sua carta?”. Houve uma probabilidade de checagem de 0,17, isto é, quando o dado caía em seis, os participantes mostravam suas cartas. Para relatos distorcidos havia uma punição de compra de cartas. A probabilidade de checagem foi controlada experimentalmente por um programa de dado no computador. Foi possível observar que a mudança na topografia da pergunta influenciou a correspondência verbal do relato dos participantes. A maioria dos participantes distorceu mais, com relação à carta trunfo, em partidas PF do que em partidas PA, o que corroborou com a hipótese inicial do estudo de que perguntas abertas tendem a evocar maior correspondência verbal de relatos |
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