A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Lívia Façanha
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2895
Resumo: O presente trabalho monográfico apresenta o estabelecimento de uma cultura de criação de leis e regras próprias entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano – CESAMI, assim como o significado de tais regras para estes jovens. Para tanto, foram entrevistados cinco (5) adolescentes, e utilizados conhecimentos anteriores da pesquisadora, em face de estágio, realizado na referida Instituição, no ano de 2005. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo, sendo aplicado um instrumento de coleta de dados, que se constituiu numa entrevista composta por perguntas semi-abertas. Os resultados demonstraram a existência de regras próprias entre os adolescentes acautelados e a importância da imposição de limites para estes jovens, em razão destes encontrarem-se em um momento de estruturação da sua identidade. Os resultados obtidos apontam também a importância da implementação de novas pesquisas neste campo, que se configura como um vasto meio de atuação, tanto para a psicologia quanto para outras áreas relacionadas.
id CEUB_3a12d64cbb786851ff0d14da147d542c
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2895
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Viana, Lívia FaçanhaCiarallo, Cynthia Rejanne Correa Araujo2012-10-232012-10-30T18:07:43Z2013-05-09T20:57:37Z2012-10-232012-10-30T18:07:43Z2013-05-09T20:57:37Z2006-062006-06VIANA, Lívia Façanha. A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI. 2006. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.VIANA, Lívia Façanha. A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI. 2006. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2895O presente trabalho monográfico apresenta o estabelecimento de uma cultura de criação de leis e regras próprias entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano – CESAMI, assim como o significado de tais regras para estes jovens. Para tanto, foram entrevistados cinco (5) adolescentes, e utilizados conhecimentos anteriores da pesquisadora, em face de estágio, realizado na referida Instituição, no ano de 2005. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo, sendo aplicado um instrumento de coleta de dados, que se constituiu numa entrevista composta por perguntas semi-abertas. Os resultados demonstraram a existência de regras próprias entre os adolescentes acautelados e a importância da imposição de limites para estes jovens, em razão destes encontrarem-se em um momento de estruturação da sua identidade. Os resultados obtidos apontam também a importância da implementação de novas pesquisas neste campo, que se configura como um vasto meio de atuação, tanto para a psicologia quanto para outras áreas relacionadas.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20162678.pdf.txt: 104253 bytes, checksum: 0bb7bb5aaa032e8801988efd5c7bfbe7 (MD5) 20162678.pdf: 315771 bytes, checksum: 5c322b9f6f1943c33d61550ade8f571d (MD5) Previous issue date: 2006-01AdolescênciaLimiteRegra própriaAdolescente infratorIdentidadeA criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20162678.pdf.txtExtracted texttext/plain104253https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2895/1/20162678.pdf.txt0bb7bb5aaa032e8801988efd5c7bfbe7MD51ORIGINAL20162678.pdfapplication/pdf315771https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2895/2/20162678.pdf5c322b9f6f1943c33d61550ade8f571dMD52123456789/28952019-03-07 14:14:16.089oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2895Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-07T14:14:16Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI
title A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI
spellingShingle A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI
Viana, Lívia Façanha
Adolescência
Limite
Regra própria
Adolescente infrator
Identidade
title_short A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI
title_full A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI
title_fullStr A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI
title_full_unstemmed A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI
title_sort A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados noCentro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI
author Viana, Lívia Façanha
author_facet Viana, Lívia Façanha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Lívia Façanha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ciarallo, Cynthia Rejanne Correa Araujo
contributor_str_mv Ciarallo, Cynthia Rejanne Correa Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Limite
Regra própria
Adolescente infrator
Identidade
topic Adolescência
Limite
Regra própria
Adolescente infrator
Identidade
description O presente trabalho monográfico apresenta o estabelecimento de uma cultura de criação de leis e regras próprias entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano – CESAMI, assim como o significado de tais regras para estes jovens. Para tanto, foram entrevistados cinco (5) adolescentes, e utilizados conhecimentos anteriores da pesquisadora, em face de estágio, realizado na referida Instituição, no ano de 2005. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo, sendo aplicado um instrumento de coleta de dados, que se constituiu numa entrevista composta por perguntas semi-abertas. Os resultados demonstraram a existência de regras próprias entre os adolescentes acautelados e a importância da imposição de limites para estes jovens, em razão destes encontrarem-se em um momento de estruturação da sua identidade. Os resultados obtidos apontam também a importância da implementação de novas pesquisas neste campo, que se configura como um vasto meio de atuação, tanto para a psicologia quanto para outras áreas relacionadas.
publishDate 2006
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2006-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:07:43Z
2013-05-09T20:57:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:07:43Z
2013-05-09T20:57:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIANA, Lívia Façanha. A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI. 2006. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
VIANA, Lívia Façanha. A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI. 2006. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2895
identifier_str_mv VIANA, Lívia Façanha. A criação de regras próprias e seu significado entre os adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo Amigoniano: CESAMI. 2006. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2895/1/20162678.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2895/2/20162678.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bb7bb5aaa032e8801988efd5c7bfbe7
5c322b9f6f1943c33d61550ade8f571d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903864588009472