As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29046 |
Resumo: | O jardim de infância e a escola desempenham um papel importante na evolução/desenvolvimento das crianças, sobretudo no que se refere à aquisição de regras. Deste modo, no presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são apresentados dois estudos. O primeiro, denominado de estudo piloto, tinha como objetivo identificar as estratégias utilizadas por várias Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais relativamente à construção e implementação das regras nas instituições onde trabalhavam. Este estudo piloto foi essencial para a realização de um segundo, mais aprofundado, desta vez com vinte alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram empregues os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo. No primeiro adotei o inquérito por questionário, respetiva análise e observação direta. Já no segundo estudo, utilizei uma grelha de observação tanto para a docente como para os alunos, prosseguindo-se da análise e posterior implementação de regras através do programa de incentivos. Como será descrito posteriormente, toda a intervenção obteve resultados positivos no grupo. Considero que a utilização dos materiais de incentivo, que foram construídos para motivar e envolver os alunos no cumprimento das regras, foi bem-sucedida. Esta aquisição, apesar do pouco tempo a que o programa de incentivos foi implementado, concluí que as regras devem ser construídas com as crianças, o mais precocemente possível e que aquando da sua implementação devem ser relembradas e reforçadas de forma positiva. |
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O jardim de infância e a escola desempenham um papel importante na evolução/desenvolvimento das crianças, sobretudo no que se refere à aquisição de regras. Deste modo, no presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são apresentados dois estudos. O primeiro, denominado de estudo piloto, tinha como objetivo identificar as estratégias utilizadas por várias Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais relativamente à construção e implementação das regras nas instituições onde trabalhavam. Este estudo piloto foi essencial para a realização de um segundo, mais aprofundado, desta vez com vinte alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram empregues os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo. No primeiro adotei o inquérito por questionário, respetiva análise e observação direta. Já no segundo estudo, utilizei uma grelha de observação tanto para a docente como para os alunos, prosseguindo-se da análise e posterior implementação de regras através do programa de incentivos. Como será descrito posteriormente, toda a intervenção obteve resultados positivos no grupo. Considero que a utilização dos materiais de incentivo, que foram construídos para motivar e envolver os alunos no cumprimento das regras, foi bem-sucedida. Esta aquisição, apesar do pouco tempo a que o programa de incentivos foi implementado, concluí que as regras devem ser construídas com as crianças, o mais precocemente possível e que aquando da sua implementação devem ser relembradas e reforçadas de forma positiva. |
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