As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almas, Lígia Fernandes das
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29046
Resumo: O jardim de infância e a escola desempenham um papel importante na evolução/desenvolvimento das crianças, sobretudo no que se refere à aquisição de regras. Deste modo, no presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são apresentados dois estudos. O primeiro, denominado de estudo piloto, tinha como objetivo identificar as estratégias utilizadas por várias Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais relativamente à construção e implementação das regras nas instituições onde trabalhavam. Este estudo piloto foi essencial para a realização de um segundo, mais aprofundado, desta vez com vinte alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram empregues os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo. No primeiro adotei o inquérito por questionário, respetiva análise e observação direta. Já no segundo estudo, utilizei uma grelha de observação tanto para a docente como para os alunos, prosseguindo-se da análise e posterior implementação de regras através do programa de incentivos. Como será descrito posteriormente, toda a intervenção obteve resultados positivos no grupo. Considero que a utilização dos materiais de incentivo, que foram construídos para motivar e envolver os alunos no cumprimento das regras, foi bem-sucedida. Esta aquisição, apesar do pouco tempo a que o programa de incentivos foi implementado, concluí que as regras devem ser construídas com as crianças, o mais precocemente possível e que aquando da sua implementação devem ser relembradas e reforçadas de forma positiva.
id RCAP_ff65271a3e20730c2c7903e7ab83c496
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticasRegrasConstrução de RegrasLimitesPrograma de IncentivosO jardim de infância e a escola desempenham um papel importante na evolução/desenvolvimento das crianças, sobretudo no que se refere à aquisição de regras. Deste modo, no presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são apresentados dois estudos. O primeiro, denominado de estudo piloto, tinha como objetivo identificar as estratégias utilizadas por várias Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais relativamente à construção e implementação das regras nas instituições onde trabalhavam. Este estudo piloto foi essencial para a realização de um segundo, mais aprofundado, desta vez com vinte alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram empregues os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo. No primeiro adotei o inquérito por questionário, respetiva análise e observação direta. Já no segundo estudo, utilizei uma grelha de observação tanto para a docente como para os alunos, prosseguindo-se da análise e posterior implementação de regras através do programa de incentivos. Como será descrito posteriormente, toda a intervenção obteve resultados positivos no grupo. Considero que a utilização dos materiais de incentivo, que foram construídos para motivar e envolver os alunos no cumprimento das regras, foi bem-sucedida. Esta aquisição, apesar do pouco tempo a que o programa de incentivos foi implementado, concluí que as regras devem ser construídas com as crianças, o mais precocemente possível e que aquando da sua implementação devem ser relembradas e reforçadas de forma positiva.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumAlmas, Lígia Fernandes das2019-06-26T11:06:36Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29046202255409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:43ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
title As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
spellingShingle As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
Almas, Lígia Fernandes das
Regras
Construção de Regras
Limites
Programa de Incentivos
title_short As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
title_full As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
title_fullStr As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
title_full_unstemmed As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
title_sort As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
author Almas, Lígia Fernandes das
author_facet Almas, Lígia Fernandes das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Almas, Lígia Fernandes das
dc.subject.por.fl_str_mv Regras
Construção de Regras
Limites
Programa de Incentivos
topic Regras
Construção de Regras
Limites
Programa de Incentivos
description O jardim de infância e a escola desempenham um papel importante na evolução/desenvolvimento das crianças, sobretudo no que se refere à aquisição de regras. Deste modo, no presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são apresentados dois estudos. O primeiro, denominado de estudo piloto, tinha como objetivo identificar as estratégias utilizadas por várias Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais relativamente à construção e implementação das regras nas instituições onde trabalhavam. Este estudo piloto foi essencial para a realização de um segundo, mais aprofundado, desta vez com vinte alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram empregues os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo. No primeiro adotei o inquérito por questionário, respetiva análise e observação direta. Já no segundo estudo, utilizei uma grelha de observação tanto para a docente como para os alunos, prosseguindo-se da análise e posterior implementação de regras através do programa de incentivos. Como será descrito posteriormente, toda a intervenção obteve resultados positivos no grupo. Considero que a utilização dos materiais de incentivo, que foram construídos para motivar e envolver os alunos no cumprimento das regras, foi bem-sucedida. Esta aquisição, apesar do pouco tempo a que o programa de incentivos foi implementado, concluí que as regras devem ser construídas com as crianças, o mais precocemente possível e que aquando da sua implementação devem ser relembradas e reforçadas de forma positiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26T11:06:36Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29046
202255409
url http://hdl.handle.net/10400.26/29046
identifier_str_mv 202255409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301282614149120