Discussões raciais que ocorrem na mídia e possíveis implicações na atuação de profissionais da educação fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11090 |
Resumo: | Os discursos midiáticos podem tanto reforçar o racismo como contribuir para o enfrentamento do problema do racismo existente em nossa sociedade, conforme demonstrado em algumas pesquisas. Os/as brasileiros/as admitem a existência do racismo no Brasil, mas, geralmente, não se veem como pessoas racistas. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como os discursos midiáticos podem influenciar a atuação de profissionais da educação do ensino fundamental II em relação às questões raciais. Participaram do estudo 6 profissionais da educação; sendo duas professoras, duas orientadoras educacionais e 2 psicólogas escolares. Foi utilizada a metodologia qualitativa envolvendo a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à utilização de vídeos e de imagens pré-selecionadas. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas categorias analíticas temáticas, as quais orientaram o trabalho interpretativo. Os resultados indicaram que as participantes acreditam que algumas ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas no contexto escolar como estratégias pedagógicas para o enfrentamento do racismo. Na percepção delas, por exemplo, a utilização de vídeos, imagens, filmes, entre outros, são recursos eficientes para a desconstrução do racismo. Nesse sentido, quando as questões raciais são trabalhadas efetivamente no âmbito escolar, podem sensibilizar, conscientizar as pessoas e, consequentemente, contribuir com a construção de uma sociedade mais democrática, respeitosa e igualitária para todos/as. |
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Amorim, Míria Lopes de2017-07-26T17:33:03Z2017-07-26T17:33:03Z20172017AMORIM, Míria Lopes de. Discussões raciais que ocorrem na mídia e possíveis implicações na atuação de profissionais da educação do ensino fundamental. 2017. 86 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11090Madureira, Ana Flávia do AmaralOs discursos midiáticos podem tanto reforçar o racismo como contribuir para o enfrentamento do problema do racismo existente em nossa sociedade, conforme demonstrado em algumas pesquisas. Os/as brasileiros/as admitem a existência do racismo no Brasil, mas, geralmente, não se veem como pessoas racistas. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como os discursos midiáticos podem influenciar a atuação de profissionais da educação do ensino fundamental II em relação às questões raciais. Participaram do estudo 6 profissionais da educação; sendo duas professoras, duas orientadoras educacionais e 2 psicólogas escolares. Foi utilizada a metodologia qualitativa envolvendo a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à utilização de vídeos e de imagens pré-selecionadas. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas categorias analíticas temáticas, as quais orientaram o trabalho interpretativo. Os resultados indicaram que as participantes acreditam que algumas ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas no contexto escolar como estratégias pedagógicas para o enfrentamento do racismo. Na percepção delas, por exemplo, a utilização de vídeos, imagens, filmes, entre outros, são recursos eficientes para a desconstrução do racismo. Nesse sentido, quando as questões raciais são trabalhadas efetivamente no âmbito escolar, podem sensibilizar, conscientizar as pessoas e, consequentemente, contribuir com a construção de uma sociedade mais democrática, respeitosa e igualitária para todos/as.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-07-26T15:24:21Z No. of bitstreams: 1 21308320.pdf: 1228209 bytes, checksum: b0c0a2781fcdf9e37b2b2a8295c76eb9 (MD5)Approved for entry into archive by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-07-26T17:33:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21308320.pdf: 1228209 bytes, checksum: b0c0a2781fcdf9e37b2b2a8295c76eb9 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-26T17:33:03Z (GMT). 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