Discussões raciais que ocorrem na mídia e possíveis implicações na atuação de profissionais da educação fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Míria Lopes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11090
Resumo: Os discursos midiáticos podem tanto reforçar o racismo como contribuir para o enfrentamento do problema do racismo existente em nossa sociedade, conforme demonstrado em algumas pesquisas. Os/as brasileiros/as admitem a existência do racismo no Brasil, mas, geralmente, não se veem como pessoas racistas. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como os discursos midiáticos podem influenciar a atuação de profissionais da educação do ensino fundamental II em relação às questões raciais. Participaram do estudo 6 profissionais da educação; sendo duas professoras, duas orientadoras educacionais e 2 psicólogas escolares. Foi utilizada a metodologia qualitativa envolvendo a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à utilização de vídeos e de imagens pré-selecionadas. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas categorias analíticas temáticas, as quais orientaram o trabalho interpretativo. Os resultados indicaram que as participantes acreditam que algumas ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas no contexto escolar como estratégias pedagógicas para o enfrentamento do racismo. Na percepção delas, por exemplo, a utilização de vídeos, imagens, filmes, entre outros, são recursos eficientes para a desconstrução do racismo. Nesse sentido, quando as questões raciais são trabalhadas efetivamente no âmbito escolar, podem sensibilizar, conscientizar as pessoas e, consequentemente, contribuir com a construção de uma sociedade mais democrática, respeitosa e igualitária para todos/as.
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Participaram do estudo 6 profissionais da educação; sendo duas professoras, duas orientadoras educacionais e 2 psicólogas escolares. Foi utilizada a metodologia qualitativa envolvendo a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à utilização de vídeos e de imagens pré-selecionadas. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas categorias analíticas temáticas, as quais orientaram o trabalho interpretativo. Os resultados indicaram que as participantes acreditam que algumas ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas no contexto escolar como estratégias pedagógicas para o enfrentamento do racismo. Na percepção delas, por exemplo, a utilização de vídeos, imagens, filmes, entre outros, são recursos eficientes para a desconstrução do racismo. 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