Um olhar crítico sobre a retirada da obrigatoriedade da educação física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bailão, Gilberto Cavalini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12131
Resumo: Atualmente, os estudos e debates relacionados à permanência e pertinência da disciplina de Educação Física nas escolas, em especial no tocante ao Ensino Médio, vem ganhando espaço e atenção. Com isso, foram travados diversos debates a fim de justificar a permanência da referida disciplina, uma vez que se trata de fator positivo e necessário na formação social, comportamental e física dos alunos. O objetivo do presente trabalho é fomentar o debate no tocante a não obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio, por meio da ponderação acerca dos prós e contras, entendendo o contexto da Educação Física no Brasil, bem como enfatizando sua importância como disciplina no Ensino Médio, conforme descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O estudo apresenta uma revisão de literatura, que foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica no campo da avaliação educacional com ênfase na Educação Física Escolar. Percebe-se o prejuízo para: cultura, práticas pedagógicas e dos processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento psicossocial, do cidadão integro, das capacidades e habilidades motoras, saúde, os valores éticos e morais, que deixarão de ser desenvolvidos com a não obrigatoriedade da disciplina de Educação Física, um retrocesso para a década de 80.
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O estudo apresenta uma revisão de literatura, que foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica no campo da avaliação educacional com ênfase na Educação Física Escolar. Percebe-se o prejuízo para: cultura, práticas pedagógicas e dos processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento psicossocial, do cidadão integro, das capacidades e habilidades motoras, saúde, os valores éticos e morais, que deixarão de ser desenvolvidos com a não obrigatoriedade da disciplina de Educação Física, um retrocesso para a década de 80.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-28T18:45:23Z No. of bitstreams: 1 51404283.pdf: 344290 bytes, checksum: 22e4918a4c91b007b4b89d68a18de293 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-28T18:45:23Z (GMT). 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