O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rosilda Arruda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ramos, Luiza Olívia Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295
Resumo: O presente estudo tem como objeto a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, convertida na Lei nº 13.415 de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007. Têm como objetivos analisar os argumentos que justificaram a edição da MP nº 746 e discutir as principais alterações propostas com relação à (re) organização do ensino médio, tomando como base o previsto na legislação vigente. Utilizaram-se a metodologia de análise de conteúdo e a análise documental para tal investigação. Os resultados preveem muitos desafios, sobretudo no que diz respeito aos investimentos financeiros, para as atuais escolas de ensino médio e para a preparação de professores que irão atuar numa nova perspectiva de formação do jovem brasileiro.
id CESGRANRIO_64280d7faf07bd2de45f518f6dad3409
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1295
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médioThe PM No. 746 project: between the speech and the route of a new high schoolEl proyecto de la MP nº 746: entre el discurso y el recorrido de una nueva escuela secundariaEducaçãoEnsino Médio; Medida Provisória nº 746; Educação BásicaSecondary School; Provisional Measure No; 746; Basic EducationEnseñanza Media; Medida Provisional nº 746; Educación BásicaO presente estudo tem como objeto a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, convertida na Lei nº 13.415 de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007. Têm como objetivos analisar os argumentos que justificaram a edição da MP nº 746 e discutir as principais alterações propostas com relação à (re) organização do ensino médio, tomando como base o previsto na legislação vigente. Utilizaram-se a metodologia de análise de conteúdo e a análise documental para tal investigação. Os resultados preveem muitos desafios, sobretudo no que diz respeito aos investimentos financeiros, para as atuais escolas de ensino médio e para a preparação de professores que irão atuar numa nova perspectiva de formação do jovem brasileiro.The object of this study is Provisional Measure No. 746, dated September 22nd, 2016, converted into Law No.13,415, 2017, which establishes the Policy for Promotion of the Execution of Secondary Schools in Integral Time, amends Law No. 9,394 of December 20th, 1996 and Law No. 11,494 of June 20th, 2007. This paper aims to analyze the arguments that justified the edition of PM No. 746 and to discuss the main changes proposed regarding the (re)organization of secondary education, legislation. We used the methodology of content and documentary analysis for this research. The results predict immense challenges, especially regarding the financial investments for the current secondary schools and for the training of teachers to act in a new perspective of education of young Brazilians.El presente estudio tiene como objeto la Medida Provisional nº 746, de 22 de septiembre de 2016, convertida en la Ley nº 13.415 de 2017, que instituye la Política de Fomento a la Implementación de Escuelas de Enseñanza Media en Tiempo Integral, altera la Ley nº 9.394, de 20 de diciembre de 1996 y la Ley nº 11.494, de 20 de junio de 2007. Tienen como objetivos analizar los argumentos que justificaron la edición de la MP nº 746 y discutir las principales alteraciones propuestas con respecto a la (re) organización de la enseñanza media, tomando como base de lo previsto en la legislación vigente. Se utilizaron la metodología de análisis de contenido y el análisis documental para dicha investigación. Los resultados prevén muchos desafíos, sobre todo en lo que se refiere a las inversiones financieras, para las actuales escuelas de enseñanza media y para la preparación de profesores que van a actuar en una nueva perspectiva de formación del joven brasileño.Fundação CesgranrioFerreira, Rosilda ArrudaRamos, Luiza Olívia Lacerda2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/129510.1590/s0104-40362018002601295Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez.; 1176-11961809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/945https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/946https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/947AmericasDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-03T12:43:02Zoai:ojs.localhost:article/1295Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-12-03T12:43:02Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio
The PM No. 746 project: between the speech and the route of a new high school
El proyecto de la MP nº 746: entre el discurso y el recorrido de una nueva escuela secundaria
title O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio
spellingShingle O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio
Ferreira, Rosilda Arruda
Educação
Ensino Médio; Medida Provisória nº 746; Educação Básica
Secondary School; Provisional Measure No; 746; Basic Education
Enseñanza Media; Medida Provisional nº 746; Educación Básica
title_short O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio
title_full O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio
title_fullStr O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio
title_full_unstemmed O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio
title_sort O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio
author Ferreira, Rosilda Arruda
author_facet Ferreira, Rosilda Arruda
Ramos, Luiza Olívia Lacerda
author_role author
author2 Ramos, Luiza Olívia Lacerda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rosilda Arruda
Ramos, Luiza Olívia Lacerda
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Médio; Medida Provisória nº 746; Educação Básica
Secondary School; Provisional Measure No; 746; Basic Education
Enseñanza Media; Medida Provisional nº 746; Educación Básica
topic Educação
Ensino Médio; Medida Provisória nº 746; Educação Básica
Secondary School; Provisional Measure No; 746; Basic Education
Enseñanza Media; Medida Provisional nº 746; Educación Básica
description O presente estudo tem como objeto a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, convertida na Lei nº 13.415 de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007. Têm como objetivos analisar os argumentos que justificaram a edição da MP nº 746 e discutir as principais alterações propostas com relação à (re) organização do ensino médio, tomando como base o previsto na legislação vigente. Utilizaram-se a metodologia de análise de conteúdo e a análise documental para tal investigação. Os resultados preveem muitos desafios, sobretudo no que diz respeito aos investimentos financeiros, para as atuais escolas de ensino médio e para a preparação de professores que irão atuar numa nova perspectiva de formação do jovem brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295
10.1590/s0104-40362018002601295
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601295
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/945
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/946
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/947
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez.; 1176-1196
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034239348736