O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295 |
Resumo: | O presente estudo tem como objeto a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, convertida na Lei nº 13.415 de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007. Têm como objetivos analisar os argumentos que justificaram a edição da MP nº 746 e discutir as principais alterações propostas com relação à (re) organização do ensino médio, tomando como base o previsto na legislação vigente. Utilizaram-se a metodologia de análise de conteúdo e a análise documental para tal investigação. Os resultados preveem muitos desafios, sobretudo no que diz respeito aos investimentos financeiros, para as atuais escolas de ensino médio e para a preparação de professores que irão atuar numa nova perspectiva de formação do jovem brasileiro. |
id |
CESGRANRIO_64280d7faf07bd2de45f518f6dad3409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1295 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médioThe PM No. 746 project: between the speech and the route of a new high schoolEl proyecto de la MP nº 746: entre el discurso y el recorrido de una nueva escuela secundariaEducaçãoEnsino Médio; Medida Provisória nº 746; Educação BásicaSecondary School; Provisional Measure No; 746; Basic EducationEnseñanza Media; Medida Provisional nº 746; Educación BásicaO presente estudo tem como objeto a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, convertida na Lei nº 13.415 de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007. Têm como objetivos analisar os argumentos que justificaram a edição da MP nº 746 e discutir as principais alterações propostas com relação à (re) organização do ensino médio, tomando como base o previsto na legislação vigente. Utilizaram-se a metodologia de análise de conteúdo e a análise documental para tal investigação. Os resultados preveem muitos desafios, sobretudo no que diz respeito aos investimentos financeiros, para as atuais escolas de ensino médio e para a preparação de professores que irão atuar numa nova perspectiva de formação do jovem brasileiro.The object of this study is Provisional Measure No. 746, dated September 22nd, 2016, converted into Law No.13,415, 2017, which establishes the Policy for Promotion of the Execution of Secondary Schools in Integral Time, amends Law No. 9,394 of December 20th, 1996 and Law No. 11,494 of June 20th, 2007. This paper aims to analyze the arguments that justified the edition of PM No. 746 and to discuss the main changes proposed regarding the (re)organization of secondary education, legislation. We used the methodology of content and documentary analysis for this research. The results predict immense challenges, especially regarding the financial investments for the current secondary schools and for the training of teachers to act in a new perspective of education of young Brazilians.El presente estudio tiene como objeto la Medida Provisional nº 746, de 22 de septiembre de 2016, convertida en la Ley nº 13.415 de 2017, que instituye la Política de Fomento a la Implementación de Escuelas de Enseñanza Media en Tiempo Integral, altera la Ley nº 9.394, de 20 de diciembre de 1996 y la Ley nº 11.494, de 20 de junio de 2007. Tienen como objetivos analizar los argumentos que justificaron la edición de la MP nº 746 y discutir las principales alteraciones propuestas con respecto a la (re) organización de la enseñanza media, tomando como base de lo previsto en la legislación vigente. Se utilizaron la metodología de análisis de contenido y el análisis documental para dicha investigación. Los resultados prevén muchos desafíos, sobre todo en lo que se refiere a las inversiones financieras, para las actuales escuelas de enseñanza media y para la preparación de profesores que van a actuar en una nueva perspectiva de formación del joven brasileño.Fundação CesgranrioFerreira, Rosilda ArrudaRamos, Luiza Olívia Lacerda2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/129510.1590/s0104-40362018002601295Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez.; 1176-11961809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/945https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/946https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/947AmericasDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-03T12:43:02Zoai:ojs.localhost:article/1295Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-12-03T12:43:02Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio The PM No. 746 project: between the speech and the route of a new high school El proyecto de la MP nº 746: entre el discurso y el recorrido de una nueva escuela secundaria |
title |
O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio |
spellingShingle |
O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio Ferreira, Rosilda Arruda Educação Ensino Médio; Medida Provisória nº 746; Educação Básica Secondary School; Provisional Measure No; 746; Basic Education Enseñanza Media; Medida Provisional nº 746; Educación Básica |
title_short |
O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio |
title_full |
O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio |
title_fullStr |
O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio |
title_full_unstemmed |
O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio |
title_sort |
O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio |
author |
Ferreira, Rosilda Arruda |
author_facet |
Ferreira, Rosilda Arruda Ramos, Luiza Olívia Lacerda |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Luiza Olívia Lacerda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rosilda Arruda Ramos, Luiza Olívia Lacerda |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Médio; Medida Provisória nº 746; Educação Básica Secondary School; Provisional Measure No; 746; Basic Education Enseñanza Media; Medida Provisional nº 746; Educación Básica |
topic |
Educação Ensino Médio; Medida Provisória nº 746; Educação Básica Secondary School; Provisional Measure No; 746; Basic Education Enseñanza Media; Medida Provisional nº 746; Educación Básica |
description |
O presente estudo tem como objeto a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, convertida na Lei nº 13.415 de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007. Têm como objetivos analisar os argumentos que justificaram a edição da MP nº 746 e discutir as principais alterações propostas com relação à (re) organização do ensino médio, tomando como base o previsto na legislação vigente. Utilizaram-se a metodologia de análise de conteúdo e a análise documental para tal investigação. Os resultados preveem muitos desafios, sobretudo no que diz respeito aos investimentos financeiros, para as atuais escolas de ensino médio e para a preparação de professores que irão atuar numa nova perspectiva de formação do jovem brasileiro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295 10.1590/s0104-40362018002601295 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362018002601295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/945 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/946 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1295/947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez.; 1176-1196 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034239348736 |