Inovações disruptivas: uma pesquisa sobre os benefícios do Uber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Valeria da encarnação
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12725
Resumo: A inovação tecnológica, vem sendo a chave para uma organização estar no topo da concorrência. Utilizar novos processos, novos métodos, e novos produtos traz o sucesso para a organização. A inovação disruptiva é uma teoria que surgiu em 1995 por Clayton Christensen e está sendo explorada desde então por diversos autores, refere-se à transformações de processos, produtos e serviços, oferecendo baixo custo, facilidade de uso, acessibilidade e formação de novos mercados de consumidores, criando uma ruptura no mercado dominante, ocasionando desestabilização para os concorrentes, que terão que utilizar mecanismos de adaptação para se manterem estáveis, após a inovação disruptiva ter ocorrido. A presente pesquisa é descritiva, de aspecto quantitativo, e analisou qual a percepção sobre os benefícios para os usuários de uma empresa disruptiva. A empresa Uber foi criada em 2009, inovando no mercado de transporte privado, através de um aplicativo, onde conecta motoristas a passageiros de forma simples. Como instrumento de pesquisa, foi distribuído um questionário estruturado com perguntas sociodemográficas e também sobre os benefícios do UBER, utilizando a escala Likert. O questionário obteve 111 respostas, colhidas de forma anônima, individual e voluntária, tendo como critério a participação apenas de pessoas que tivessem usufruído do serviço oferecido no mínimo uma vez. A amostragem foi nãoprobabilística por acessibilidade. Os dados foram processados e transformados em gráficos pela ferramenta Google Forms (Google formulários), para serem analisados. Como resultado desta pesquisa, obteve-se 05 benefícios mais relevantes na percepção dos consumidores do serviço: Melhor preço, acessibilidade, facilidade de pagamento, versatilidade do serviço, e comodidade na solicitação.
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A presente pesquisa é descritiva, de aspecto quantitativo, e analisou qual a percepção sobre os benefícios para os usuários de uma empresa disruptiva. A empresa Uber foi criada em 2009, inovando no mercado de transporte privado, através de um aplicativo, onde conecta motoristas a passageiros de forma simples. Como instrumento de pesquisa, foi distribuído um questionário estruturado com perguntas sociodemográficas e também sobre os benefícios do UBER, utilizando a escala Likert. O questionário obteve 111 respostas, colhidas de forma anônima, individual e voluntária, tendo como critério a participação apenas de pessoas que tivessem usufruído do serviço oferecido no mínimo uma vez. A amostragem foi nãoprobabilística por acessibilidade. Os dados foram processados e transformados em gráficos pela ferramenta Google Forms (Google formulários), para serem analisados. Como resultado desta pesquisa, obteve-se 05 benefícios mais relevantes na percepção dos consumidores do serviço: Melhor preço, acessibilidade, facilidade de pagamento, versatilidade do serviço, e comodidade na solicitação.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2018-10-08T17:32:33Z No. of bitstreams: 1 21437139.pdf: 1241777 bytes, checksum: b5737bdf2ae4607773d8dc0a102e2c6e (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-10-08T18:23:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21437139.pdf: 1241777 bytes, checksum: b5737bdf2ae4607773d8dc0a102e2c6e (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-08T18:23:13Z (GMT). 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