Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12313 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como foco mapear a produção científica sobre o “Marketing Educacional”, no período de 2000 a 2016, com o objetivo de mensurar as publicações sobre o tema no Brasil e no contexto internacional, observando diversas leis da bibliometria. Os dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica utilizando o método do enfoque meta-analítico. Concluiu-se que no período estudado, tanto o cenário internacional quanto o nacional, apresentaram dados equilibrados e abordagens similares acerca das pesquisas do marketing voltados a instituições de ensino. Percebeu-se uma preocupação em adequar as técnicas dessa teoria aos anseios e percepções de seus consumidores, enfocando cada vez mais o sujeito que adquire esse serviço. É relevante observar, também, que o conhecimento produzido no Brasil já está sendo considerado pelas bases internacionais, visto que o país foi reportado na busca Scopus, destacando-se entre os 10 territórios que mais publicam sobre a temática. Sugerindo um indicador de que o país está no rumo certo de suas pesquisas sobre o Marketing Educacional. |
id |
CEUB_43a518b7d5670955eeb6e406fc8edd4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/12313 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Santos, Maíra RochaMariano, Ari Melo2018-06-15T18:51:22Z2018-06-15T18:51:22Z20172017SANTOS, Maíra Rocha. Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico. 2016. 51 f. Monografia (Especialização em Marketing e Cadeia de Valor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12313Essa pesquisa teve como foco mapear a produção científica sobre o “Marketing Educacional”, no período de 2000 a 2016, com o objetivo de mensurar as publicações sobre o tema no Brasil e no contexto internacional, observando diversas leis da bibliometria. Os dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica utilizando o método do enfoque meta-analítico. Concluiu-se que no período estudado, tanto o cenário internacional quanto o nacional, apresentaram dados equilibrados e abordagens similares acerca das pesquisas do marketing voltados a instituições de ensino. Percebeu-se uma preocupação em adequar as técnicas dessa teoria aos anseios e percepções de seus consumidores, enfocando cada vez mais o sujeito que adquire esse serviço. É relevante observar, também, que o conhecimento produzido no Brasil já está sendo considerado pelas bases internacionais, visto que o país foi reportado na busca Scopus, destacando-se entre os 10 territórios que mais publicam sobre a temática. Sugerindo um indicador de que o país está no rumo certo de suas pesquisas sobre o Marketing Educacional.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-15T18:51:22Z No. of bitstreams: 1 51600475.pdf: 4199272 bytes, checksum: a489ed33fdd6d5700e35e004dc874e15 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-15T18:51:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51600475.pdf: 4199272 bytes, checksum: a489ed33fdd6d5700e35e004dc874e15 (MD5) Previous issue date: 2017Meta-análiseMarketing educacionalWeb of ScienceScopusGoogle acadêmicoPanorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analíticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51600475.pdf51600475.pdfapplication/pdf4199272https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/1/51600475.pdfa489ed33fdd6d5700e35e004dc874e15MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51600475.pdf.txt51600475.pdf.txtExtracted texttext/plain90719https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/3/51600475.pdf.txtbf3c2a206727a39d72536dd8981e8863MD53235/123132019-06-17 19:04:00.72oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-06-17T19:04Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico |
title |
Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico |
spellingShingle |
Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico Santos, Maíra Rocha Meta-análise Marketing educacional Web of Science Scopus Google acadêmico |
title_short |
Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico |
title_full |
Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico |
title_fullStr |
Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico |
title_full_unstemmed |
Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico |
title_sort |
Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico |
author |
Santos, Maíra Rocha |
author_facet |
Santos, Maíra Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maíra Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mariano, Ari Melo |
contributor_str_mv |
Mariano, Ari Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meta-análise Marketing educacional Web of Science Scopus Google acadêmico |
topic |
Meta-análise Marketing educacional Web of Science Scopus Google acadêmico |
description |
Essa pesquisa teve como foco mapear a produção científica sobre o “Marketing Educacional”, no período de 2000 a 2016, com o objetivo de mensurar as publicações sobre o tema no Brasil e no contexto internacional, observando diversas leis da bibliometria. Os dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica utilizando o método do enfoque meta-analítico. Concluiu-se que no período estudado, tanto o cenário internacional quanto o nacional, apresentaram dados equilibrados e abordagens similares acerca das pesquisas do marketing voltados a instituições de ensino. Percebeu-se uma preocupação em adequar as técnicas dessa teoria aos anseios e percepções de seus consumidores, enfocando cada vez mais o sujeito que adquire esse serviço. É relevante observar, também, que o conhecimento produzido no Brasil já está sendo considerado pelas bases internacionais, visto que o país foi reportado na busca Scopus, destacando-se entre os 10 territórios que mais publicam sobre a temática. Sugerindo um indicador de que o país está no rumo certo de suas pesquisas sobre o Marketing Educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-15T18:51:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-15T18:51:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Maíra Rocha. Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico. 2016. 51 f. Monografia (Especialização em Marketing e Cadeia de Valor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12313 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Maíra Rocha. Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico. 2016. 51 f. Monografia (Especialização em Marketing e Cadeia de Valor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/1/51600475.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/3/51600475.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a489ed33fdd6d5700e35e004dc874e15 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 bf3c2a206727a39d72536dd8981e8863 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823248878954086400 |