Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maíra Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12313
Resumo: Essa pesquisa teve como foco mapear a produção científica sobre o “Marketing Educacional”, no período de 2000 a 2016, com o objetivo de mensurar as publicações sobre o tema no Brasil e no contexto internacional, observando diversas leis da bibliometria. Os dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica utilizando o método do enfoque meta-analítico. Concluiu-se que no período estudado, tanto o cenário internacional quanto o nacional, apresentaram dados equilibrados e abordagens similares acerca das pesquisas do marketing voltados a instituições de ensino. Percebeu-se uma preocupação em adequar as técnicas dessa teoria aos anseios e percepções de seus consumidores, enfocando cada vez mais o sujeito que adquire esse serviço. É relevante observar, também, que o conhecimento produzido no Brasil já está sendo considerado pelas bases internacionais, visto que o país foi reportado na busca Scopus, destacando-se entre os 10 territórios que mais publicam sobre a temática. Sugerindo um indicador de que o país está no rumo certo de suas pesquisas sobre o Marketing Educacional.
id CEUB_43a518b7d5670955eeb6e406fc8edd4f
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/12313
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Santos, Maíra RochaMariano, Ari Melo2018-06-15T18:51:22Z2018-06-15T18:51:22Z20172017SANTOS, Maíra Rocha. Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico. 2016. 51 f. Monografia (Especialização em Marketing e Cadeia de Valor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12313Essa pesquisa teve como foco mapear a produção científica sobre o “Marketing Educacional”, no período de 2000 a 2016, com o objetivo de mensurar as publicações sobre o tema no Brasil e no contexto internacional, observando diversas leis da bibliometria. Os dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica utilizando o método do enfoque meta-analítico. Concluiu-se que no período estudado, tanto o cenário internacional quanto o nacional, apresentaram dados equilibrados e abordagens similares acerca das pesquisas do marketing voltados a instituições de ensino. Percebeu-se uma preocupação em adequar as técnicas dessa teoria aos anseios e percepções de seus consumidores, enfocando cada vez mais o sujeito que adquire esse serviço. É relevante observar, também, que o conhecimento produzido no Brasil já está sendo considerado pelas bases internacionais, visto que o país foi reportado na busca Scopus, destacando-se entre os 10 territórios que mais publicam sobre a temática. Sugerindo um indicador de que o país está no rumo certo de suas pesquisas sobre o Marketing Educacional.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-15T18:51:22Z No. of bitstreams: 1 51600475.pdf: 4199272 bytes, checksum: a489ed33fdd6d5700e35e004dc874e15 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-15T18:51:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51600475.pdf: 4199272 bytes, checksum: a489ed33fdd6d5700e35e004dc874e15 (MD5) Previous issue date: 2017Meta-análiseMarketing educacionalWeb of ScienceScopusGoogle acadêmicoPanorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analíticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51600475.pdf51600475.pdfapplication/pdf4199272https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/1/51600475.pdfa489ed33fdd6d5700e35e004dc874e15MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51600475.pdf.txt51600475.pdf.txtExtracted texttext/plain90719https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/3/51600475.pdf.txtbf3c2a206727a39d72536dd8981e8863MD53235/123132019-06-17 19:04:00.72oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-06-17T19:04Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico
title Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico
spellingShingle Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico
Santos, Maíra Rocha
Meta-análise
Marketing educacional
Web of Science
Scopus
Google acadêmico
title_short Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico
title_full Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico
title_fullStr Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico
title_full_unstemmed Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico
title_sort Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico
author Santos, Maíra Rocha
author_facet Santos, Maíra Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maíra Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariano, Ari Melo
contributor_str_mv Mariano, Ari Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Meta-análise
Marketing educacional
Web of Science
Scopus
Google acadêmico
topic Meta-análise
Marketing educacional
Web of Science
Scopus
Google acadêmico
description Essa pesquisa teve como foco mapear a produção científica sobre o “Marketing Educacional”, no período de 2000 a 2016, com o objetivo de mensurar as publicações sobre o tema no Brasil e no contexto internacional, observando diversas leis da bibliometria. Os dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica utilizando o método do enfoque meta-analítico. Concluiu-se que no período estudado, tanto o cenário internacional quanto o nacional, apresentaram dados equilibrados e abordagens similares acerca das pesquisas do marketing voltados a instituições de ensino. Percebeu-se uma preocupação em adequar as técnicas dessa teoria aos anseios e percepções de seus consumidores, enfocando cada vez mais o sujeito que adquire esse serviço. É relevante observar, também, que o conhecimento produzido no Brasil já está sendo considerado pelas bases internacionais, visto que o país foi reportado na busca Scopus, destacando-se entre os 10 territórios que mais publicam sobre a temática. Sugerindo um indicador de que o país está no rumo certo de suas pesquisas sobre o Marketing Educacional.
publishDate 2017
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-15T18:51:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-15T18:51:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Maíra Rocha. Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico. 2016. 51 f. Monografia (Especialização em Marketing e Cadeia de Valor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12313
identifier_str_mv SANTOS, Maíra Rocha. Panorama do marketing educacional no período de 2000 a 2016: revisão sistemática com o enfoque meta-analítico. 2016. 51 f. Monografia (Especialização em Marketing e Cadeia de Valor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/1/51600475.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/12313/3/51600475.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a489ed33fdd6d5700e35e004dc874e15
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bf3c2a206727a39d72536dd8981e8863
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823248878954086400