Jornalismo de moda: análise das revistas – glamour Brasil e Elle Brasil – e dos blogs – Starving e Garotas Estúpidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardim, Maria Eduarda Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6971
Resumo: O jornalismo de moda é um assunto presente no dia a dia, em qualquer lugar e tempo, já que a moda, como caracteriza Joffily (1991, p. 9) “é, inegavelmente, um fenômeno cultural, desde os seus primórdios.” Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as diferenças e semelhanças entre os veículos de distintos meios de comunicação na cobertura do jornalismo de moda. Para isso, foram observadas duas revistas – Glamour Brasil e Elle Brasil – e dois blogs de moda – Starving e Garotas Estúpidas a fim de averiguar a interação entre os veículos no modo de escrever e produzir uma reportagem ou post. Uma das metodologias escolhidas foi a análise de conteúdo jornalística, fundamental para a observação da cobertura do jornalismo de moda, tema que motivou o estudo. O recorte da análise foi baseado em dois meses de postagens nos blogs e duas edições das publicações impressas para que os veículos fossem analisados da mesma forma, buscando encontrar quais as pautas que foram inspiradas no outro meio de comunicação em questão, as diferenças na cobertura de determinado assunto ou evento em comum, e a comparação da linguagem dos veículos. Ao final do estudo foi comprovado que existe interação entre blogs e revistas de moda. Este resultado foi obtido pela constatação do conteúdo que os veículos têm em comum e também pelas citações que eles fazem ao outro meio de comunicação nos textos de reportagens e posts.
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O recorte da análise foi baseado em dois meses de postagens nos blogs e duas edições das publicações impressas para que os veículos fossem analisados da mesma forma, buscando encontrar quais as pautas que foram inspiradas no outro meio de comunicação em questão, as diferenças na cobertura de determinado assunto ou evento em comum, e a comparação da linguagem dos veículos. Ao final do estudo foi comprovado que existe interação entre blogs e revistas de moda. Este resultado foi obtido pela constatação do conteúdo que os veículos têm em comum e também pelas citações que eles fazem ao outro meio de comunicação nos textos de reportagens e posts.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-06T19:26:14Z No. of bitstreams: 1 21216656.pdf: 346910 bytes, checksum: abaa4e41b164abb9fd91e59962f48349 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-06T19:26:14Z (GMT). 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