A importância da música nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6805 |
Resumo: | O papel da música na educação tem sido alvo de sérias reflexões que buscam redimensionar seus objetivos na formação de crianças e jovens. Educadores do Brasil e do mundo buscam desenvolver, por meio da linguagem musical, capacidades humanas diversas, em contextos educacionais que transcendem o objetivo específico de formar músicos profissionais. Este estudo tem por objetivo geral investigar a importância do ensino com a música em sala de aula de modo a oferecer subsídios aos profissionais de educação; e, como específicos: identificar as condições quanto à disponibilidade do uso da música em sala de aula; verificar o interesse dos alunos e professores na utilização desse recurso; conhecer formas de aplicação no aproveitamento da música, na mediação do conhecimento; identificar dificuldades encontradas pelo professor e pelo aluno quanto à utilização da música em sala de aula; e investigar a formação do professor para o trabalho com a música. A realização deste estudo se deu por meio de pressupostos da abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino público que atua com as séries iniciais do Ensino Fundamental, no Plano Piloto, Brasília, Distrito Federal. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados com base na escolha da escola, cenário da pesquisa, sendo eles: quatro professores com experiência docência. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturada com os professores. Os dados coletados foram organizados por categorias, classificadas da seguinte forma: importância e contribuição da música para a educação; receptividade ao trabalho com música; a utilização da música no processo ensino-aprendizagem; formação de professores para o trabalho com a música; e a música e o conteúdo escolar. As aulas com música têm o objetivo de estabelecer uma comunicação entre a criança e a aprendizagem, contribuindo para seu desenvolvimento global. O educador, antes de transmitir sua própria cultura musical, deve pesquisar o universo que a criança pertence, proporcionar atividades com a descoberta e com a criação de novas formas de expressão através da música. As atividades musicais fazem apelo intrínseco aos interesses da criança, devendo induzir às ações, comportamentos motores e gestuais inseparáveis da educação perceptiva. O trabalho musical deve ser intensificado junto à formação do professor preparando-o para atuação pedagógica. Deve-se também proporcionar grupos de estudo e oficinas para uma prática constante da Educação Musical envolvendo a comunidade e os pais junto à escola. Conseqüentemente, cabe aos educadores sensibilizar a todos a fim de conseguir a efetivação destes propósitos. O ensino com a música deve ser prazeroso, pois, assim, a criança sente vontade de aprender, de participar, de se integrar ao grupo, de ouvir com atenção, de interpretar a música, fazendo-a com que tenha iniciativa para expressar e questionar. Assim sendo, sugere-se que sejam realizadas oficinas e cursos de capacitação profissional que proporcionem aos educadores uma maior interação com a música e sua aplicação no processo ensino-aprendizagem. |
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As atividades musicais fazem apelo intrínseco aos interesses da criança, devendo induzir às ações, comportamentos motores e gestuais inseparáveis da educação perceptiva. O trabalho musical deve ser intensificado junto à formação do professor preparando-o para atuação pedagógica. Deve-se também proporcionar grupos de estudo e oficinas para uma prática constante da Educação Musical envolvendo a comunidade e os pais junto à escola. Conseqüentemente, cabe aos educadores sensibilizar a todos a fim de conseguir a efetivação destes propósitos. O ensino com a música deve ser prazeroso, pois, assim, a criança sente vontade de aprender, de participar, de se integrar ao grupo, de ouvir com atenção, de interpretar a música, fazendo-a com que tenha iniciativa para expressar e questionar. Assim sendo, sugere-se que sejam realizadas oficinas e cursos de capacitação profissional que proporcionem aos educadores uma maior interação com a música e sua aplicação no processo ensino-aprendizagem.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T19:02:22Z No. of bitstreams: 1 20163764.pdf: 141633 bytes, checksum: 1e6e8cbc1dab540872f5af6e83454224 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-19T19:02:22Z (GMT). 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