A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cássia Virginia Coelho de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2997
Resumo: Duas situações apontam para a necessidade de aproximação entre a educação musical e a comunidade educacional. A constatação de que há dificuldade do professor dos anos iniciais do ensino fundamental em fazer a mediação entre seus alunos e o conhecimento musical, bem como a existência de contradição entre as propostas de formação das crianças e de formação dos professores para aquele nível de escolaridade, no que se refere ao conhecimento musical. Tentando contribuir para a necessária aproximação, neste artigo faz-se uma visita às principais reflexões de especialistas da educação musical em nosso país sobre a formação musical dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental.   
id UNB-32_62dbd8b8f898e48554635cb3c4008d27
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2997
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino FundamentalFormação musical de professores;Educação musical no ensino fundamental;Educação musicalDuas situações apontam para a necessidade de aproximação entre a educação musical e a comunidade educacional. A constatação de que há dificuldade do professor dos anos iniciais do ensino fundamental em fazer a mediação entre seus alunos e o conhecimento musical, bem como a existência de contradição entre as propostas de formação das crianças e de formação dos professores para aquele nível de escolaridade, no que se refere ao conhecimento musical. Tentando contribuir para a necessária aproximação, neste artigo faz-se uma visita às principais reflexões de especialistas da educação musical em nosso país sobre a formação musical dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/299710.26512/lc.v8i14.2997Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 59-70Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 59-70Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 14 (2002); 59-701981-04311516-489610.26512/lc.v8i14reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2997/2696Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Cássia Virginia Coelho de2022-09-09T14:24:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2997Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:24:42Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental
title A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental
spellingShingle A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental
Souza, Cássia Virginia Coelho de
Formação musical de professores;
Educação musical no ensino fundamental;
Educação musical
title_short A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental
title_full A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental
title_fullStr A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental
title_full_unstemmed A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental
title_sort A música na formação dos professores dos anos iniciais do ensino Fundamental
author Souza, Cássia Virginia Coelho de
author_facet Souza, Cássia Virginia Coelho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cássia Virginia Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação musical de professores;
Educação musical no ensino fundamental;
Educação musical
topic Formação musical de professores;
Educação musical no ensino fundamental;
Educação musical
description Duas situações apontam para a necessidade de aproximação entre a educação musical e a comunidade educacional. A constatação de que há dificuldade do professor dos anos iniciais do ensino fundamental em fazer a mediação entre seus alunos e o conhecimento musical, bem como a existência de contradição entre as propostas de formação das crianças e de formação dos professores para aquele nível de escolaridade, no que se refere ao conhecimento musical. Tentando contribuir para a necessária aproximação, neste artigo faz-se uma visita às principais reflexões de especialistas da educação musical em nosso país sobre a formação musical dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental.   
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2997
10.26512/lc.v8i14.2997
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2997
identifier_str_mv 10.26512/lc.v8i14.2997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2997/2696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 59-70
Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 59-70
Linhas Crí­ticas; v. 8 n. 14 (2002); 59-70
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v8i14
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284917968896