A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621
Resumo: O presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, procurou disponibilizar informações relevantes a respeito da atuação dos profissionais da educação diante do processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Antes do século XX, o ideal de inclusão não existia como uma prática a se realizar, pois aos indivíduos que possuíam qualquer tipo de deficiência não era permitido fazer parte da sociedade. Desde o final da década de 80, o processo de inclusão começou a ser difundido como direito dos indivíduos com NEE a participar ativamente da sociedade. Para isso, é importante que estejam incluídos no ambiente escolar, uma vez que a escola tem como uma de suas funções promover aos indivíduos os conhecimentos necessários para participação ativa na sociedade. A situação de alunos com NEE passou por diversos momentos no sistema de ensino escolar: a total exclusão destes no sistema de ensino, a fase de segregação, integração e, por fim a inclusão que surge de fato na década de 90 com o ideal de sociedade convivendo com a diversidade. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, foram sendo criados em favor da inclusão e assegurando os direitos dos alunos com NEE em participar de um sistema de ensino não excludente ou separatista. A inclusão desses em classes de ensino regular demanda que o professor esteja capacitado profissionalmente para atender a este fim, que a escola possua infra-estrutura adequada, disponha de material necessário para atender às necessidades individuais dos alunos com NEE, dentre outros fatores que contribuem para a inclusão destes alunos. No entanto, a literatura mostra que o ambiente escolar ainda possui infra-estrutura inadequada e ausência de materiais que atendam às limitações e dificuldades de cada aluno e mostraram que grande parte dos professores atuantes no sistema de ensino regular estão despreparados para assumir tal responsabilidade.
id CEUB_47fb5339df2dc529e2a0da19a5c306af
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2621
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Monteiro, Ana Carolina de Castro CarneiroFlores, Eileen Pfeiffer2012-10-232012-10-30T18:08:07Z2013-05-09T20:57:02Z2012-10-232012-10-30T18:08:07Z2013-05-09T20:57:02Z2008-062008-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621O presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, procurou disponibilizar informações relevantes a respeito da atuação dos profissionais da educação diante do processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Antes do século XX, o ideal de inclusão não existia como uma prática a se realizar, pois aos indivíduos que possuíam qualquer tipo de deficiência não era permitido fazer parte da sociedade. Desde o final da década de 80, o processo de inclusão começou a ser difundido como direito dos indivíduos com NEE a participar ativamente da sociedade. Para isso, é importante que estejam incluídos no ambiente escolar, uma vez que a escola tem como uma de suas funções promover aos indivíduos os conhecimentos necessários para participação ativa na sociedade. A situação de alunos com NEE passou por diversos momentos no sistema de ensino escolar: a total exclusão destes no sistema de ensino, a fase de segregação, integração e, por fim a inclusão que surge de fato na década de 90 com o ideal de sociedade convivendo com a diversidade. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, foram sendo criados em favor da inclusão e assegurando os direitos dos alunos com NEE em participar de um sistema de ensino não excludente ou separatista. A inclusão desses em classes de ensino regular demanda que o professor esteja capacitado profissionalmente para atender a este fim, que a escola possua infra-estrutura adequada, disponha de material necessário para atender às necessidades individuais dos alunos com NEE, dentre outros fatores que contribuem para a inclusão destes alunos. No entanto, a literatura mostra que o ambiente escolar ainda possui infra-estrutura inadequada e ausência de materiais que atendam às limitações e dificuldades de cada aluno e mostraram que grande parte dos professores atuantes no sistema de ensino regular estão despreparados para assumir tal responsabilidade.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20361248.pdf.txt: 92881 bytes, checksum: 0080a081725da688b5c00ff553042e1f (MD5) 20361248.pdf: 313492 bytes, checksum: 8473fe7595ccfb9765c96489e222c4f9 (MD5) Previous issue date: 2008-01Inclusão escolarAluno com necessidade educacional especialAtuação do professorA inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20361248.pdf.txtExtracted texttext/plain92881https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2621/1/20361248.pdf.txt0080a081725da688b5c00ff553042e1fMD51ORIGINAL20361248.pdfapplication/pdf313492https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2621/2/20361248.pdf8473fe7595ccfb9765c96489e222c4f9MD52123456789/26212019-03-08 12:10:07.735oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2621Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-08T12:10:07Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
title A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
spellingShingle A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro
Inclusão escolar
Aluno com necessidade educacional especial
Atuação do professor
title_short A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
title_fullStr A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
title_sort A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
author Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro
author_facet Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Eileen Pfeiffer
contributor_str_mv Flores, Eileen Pfeiffer
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Aluno com necessidade educacional especial
Atuação do professor
topic Inclusão escolar
Aluno com necessidade educacional especial
Atuação do professor
description O presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, procurou disponibilizar informações relevantes a respeito da atuação dos profissionais da educação diante do processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Antes do século XX, o ideal de inclusão não existia como uma prática a se realizar, pois aos indivíduos que possuíam qualquer tipo de deficiência não era permitido fazer parte da sociedade. Desde o final da década de 80, o processo de inclusão começou a ser difundido como direito dos indivíduos com NEE a participar ativamente da sociedade. Para isso, é importante que estejam incluídos no ambiente escolar, uma vez que a escola tem como uma de suas funções promover aos indivíduos os conhecimentos necessários para participação ativa na sociedade. A situação de alunos com NEE passou por diversos momentos no sistema de ensino escolar: a total exclusão destes no sistema de ensino, a fase de segregação, integração e, por fim a inclusão que surge de fato na década de 90 com o ideal de sociedade convivendo com a diversidade. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, foram sendo criados em favor da inclusão e assegurando os direitos dos alunos com NEE em participar de um sistema de ensino não excludente ou separatista. A inclusão desses em classes de ensino regular demanda que o professor esteja capacitado profissionalmente para atender a este fim, que a escola possua infra-estrutura adequada, disponha de material necessário para atender às necessidades individuais dos alunos com NEE, dentre outros fatores que contribuem para a inclusão destes alunos. No entanto, a literatura mostra que o ambiente escolar ainda possui infra-estrutura inadequada e ausência de materiais que atendam às limitações e dificuldades de cada aluno e mostraram que grande parte dos professores atuantes no sistema de ensino regular estão despreparados para assumir tal responsabilidade.
publishDate 2008
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2008-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:07Z
2013-05-09T20:57:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:07Z
2013-05-09T20:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2621/1/20361248.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2621/2/20361248.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0080a081725da688b5c00ff553042e1f
8473fe7595ccfb9765c96489e222c4f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903863877074944