A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621 |
Resumo: | O presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, procurou disponibilizar informações relevantes a respeito da atuação dos profissionais da educação diante do processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Antes do século XX, o ideal de inclusão não existia como uma prática a se realizar, pois aos indivíduos que possuíam qualquer tipo de deficiência não era permitido fazer parte da sociedade. Desde o final da década de 80, o processo de inclusão começou a ser difundido como direito dos indivíduos com NEE a participar ativamente da sociedade. Para isso, é importante que estejam incluídos no ambiente escolar, uma vez que a escola tem como uma de suas funções promover aos indivíduos os conhecimentos necessários para participação ativa na sociedade. A situação de alunos com NEE passou por diversos momentos no sistema de ensino escolar: a total exclusão destes no sistema de ensino, a fase de segregação, integração e, por fim a inclusão que surge de fato na década de 90 com o ideal de sociedade convivendo com a diversidade. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, foram sendo criados em favor da inclusão e assegurando os direitos dos alunos com NEE em participar de um sistema de ensino não excludente ou separatista. A inclusão desses em classes de ensino regular demanda que o professor esteja capacitado profissionalmente para atender a este fim, que a escola possua infra-estrutura adequada, disponha de material necessário para atender às necessidades individuais dos alunos com NEE, dentre outros fatores que contribuem para a inclusão destes alunos. No entanto, a literatura mostra que o ambiente escolar ainda possui infra-estrutura inadequada e ausência de materiais que atendam às limitações e dificuldades de cada aluno e mostraram que grande parte dos professores atuantes no sistema de ensino regular estão despreparados para assumir tal responsabilidade. |
id |
CEUB_47fb5339df2dc529e2a0da19a5c306af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2621 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Monteiro, Ana Carolina de Castro CarneiroFlores, Eileen Pfeiffer2012-10-232012-10-30T18:08:07Z2013-05-09T20:57:02Z2012-10-232012-10-30T18:08:07Z2013-05-09T20:57:02Z2008-062008-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621O presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, procurou disponibilizar informações relevantes a respeito da atuação dos profissionais da educação diante do processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Antes do século XX, o ideal de inclusão não existia como uma prática a se realizar, pois aos indivíduos que possuíam qualquer tipo de deficiência não era permitido fazer parte da sociedade. Desde o final da década de 80, o processo de inclusão começou a ser difundido como direito dos indivíduos com NEE a participar ativamente da sociedade. Para isso, é importante que estejam incluídos no ambiente escolar, uma vez que a escola tem como uma de suas funções promover aos indivíduos os conhecimentos necessários para participação ativa na sociedade. A situação de alunos com NEE passou por diversos momentos no sistema de ensino escolar: a total exclusão destes no sistema de ensino, a fase de segregação, integração e, por fim a inclusão que surge de fato na década de 90 com o ideal de sociedade convivendo com a diversidade. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, foram sendo criados em favor da inclusão e assegurando os direitos dos alunos com NEE em participar de um sistema de ensino não excludente ou separatista. A inclusão desses em classes de ensino regular demanda que o professor esteja capacitado profissionalmente para atender a este fim, que a escola possua infra-estrutura adequada, disponha de material necessário para atender às necessidades individuais dos alunos com NEE, dentre outros fatores que contribuem para a inclusão destes alunos. No entanto, a literatura mostra que o ambiente escolar ainda possui infra-estrutura inadequada e ausência de materiais que atendam às limitações e dificuldades de cada aluno e mostraram que grande parte dos professores atuantes no sistema de ensino regular estão despreparados para assumir tal responsabilidade.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20361248.pdf.txt: 92881 bytes, checksum: 0080a081725da688b5c00ff553042e1f (MD5) 20361248.pdf: 313492 bytes, checksum: 8473fe7595ccfb9765c96489e222c4f9 (MD5) Previous issue date: 2008-01Inclusão escolarAluno com necessidade educacional especialAtuação do professorA inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20361248.pdf.txtExtracted texttext/plain92881https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2621/1/20361248.pdf.txt0080a081725da688b5c00ff553042e1fMD51ORIGINAL20361248.pdfapplication/pdf313492https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2621/2/20361248.pdf8473fe7595ccfb9765c96489e222c4f9MD52123456789/26212019-03-08 12:10:07.735oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2621Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-08T12:10:07Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais |
title |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais |
spellingShingle |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro Inclusão escolar Aluno com necessidade educacional especial Atuação do professor |
title_short |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_full |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_fullStr |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais |
title_sort |
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais |
author |
Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro |
author_facet |
Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Eileen Pfeiffer |
contributor_str_mv |
Flores, Eileen Pfeiffer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Aluno com necessidade educacional especial Atuação do professor |
topic |
Inclusão escolar Aluno com necessidade educacional especial Atuação do professor |
description |
O presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, procurou disponibilizar informações relevantes a respeito da atuação dos profissionais da educação diante do processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Antes do século XX, o ideal de inclusão não existia como uma prática a se realizar, pois aos indivíduos que possuíam qualquer tipo de deficiência não era permitido fazer parte da sociedade. Desde o final da década de 80, o processo de inclusão começou a ser difundido como direito dos indivíduos com NEE a participar ativamente da sociedade. Para isso, é importante que estejam incluídos no ambiente escolar, uma vez que a escola tem como uma de suas funções promover aos indivíduos os conhecimentos necessários para participação ativa na sociedade. A situação de alunos com NEE passou por diversos momentos no sistema de ensino escolar: a total exclusão destes no sistema de ensino, a fase de segregação, integração e, por fim a inclusão que surge de fato na década de 90 com o ideal de sociedade convivendo com a diversidade. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, foram sendo criados em favor da inclusão e assegurando os direitos dos alunos com NEE em participar de um sistema de ensino não excludente ou separatista. A inclusão desses em classes de ensino regular demanda que o professor esteja capacitado profissionalmente para atender a este fim, que a escola possua infra-estrutura adequada, disponha de material necessário para atender às necessidades individuais dos alunos com NEE, dentre outros fatores que contribuem para a inclusão destes alunos. No entanto, a literatura mostra que o ambiente escolar ainda possui infra-estrutura inadequada e ausência de materiais que atendam às limitações e dificuldades de cada aluno e mostraram que grande parte dos professores atuantes no sistema de ensino regular estão despreparados para assumir tal responsabilidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2008-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:07Z 2013-05-09T20:57:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:07Z 2013-05-09T20:57:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2621/1/20361248.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2621/2/20361248.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0080a081725da688b5c00ff553042e1f 8473fe7595ccfb9765c96489e222c4f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903863877074944 |