Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabeloni, Camila Correia
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000028rj
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1950
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
id UFSM_1668ff34e4e921bcd160824514d3ba78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1950
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professoresStudents with special needs inclusion: a reflection for the processes of teacher's graduationEducação especialInclusão educacionalAlunos com necessidades especiaisMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.With many difficulties that many professionals of education area find on inclusion of students who have special needs, the development of that work becomes important when the same gives motivation to graduate and to specialize teachers. That work aims to collect many information departures from special education historic to effective legislation, public politics aiming to help professional who works with special students searching for social inclusion of them. Through collected bibliography it was possible to conclude that many professionals have been had difficulties to work in this area and it is really necessary to have a Educational Management system to help them to continue studying and to develop specific courses to become them more specialized. Those results must motivate and supply actions in other universities to prepare better teachers to promote students inclusion with SEN (Special Educational Needs) at universities that will help and become better the graduation of future professional related to that subject.Diante da dificuldade que vários profissionais da área da educação encontram na inclusão de alunos com necessidades especiais na rede escolar, é que o desenvolvimento deste trabalho torna-se importante, quando este passa a incentivar a formação continuada e especializada de professores. Este trabalho tem por objetivo, reunir informações partindo do histórico da educação especial até à legislação vigente e políticas públicas que visam contribuir para preparação dos profissionais que trabalham com alunos especiais, buscando a inclusão social dos mesmos. Através das bibliografias reunidas foi possível constatar que vários profissionais sentem dificuldades para trabalharem nessa área e realmente há necessidade de implantar uma gestão educacional que venha apoiar a educação continuada e elaborar cursos voltados para especialização e capacitação dos profissionais envolvidos. Estes resultados devem motivar e subsidiar ações em outras instituições de ensino superior com vistas à preparação dos professores para promover a inclusão dos alunos com NEE no âmbito universitário que, conseqüentemente, contribuirão para melhorar a formação dos futuros profissionais em relação a esta questão.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFreitas, Soraia NapoleãoGabeloni, Camila Correia2016-08-03T14:47:25Z2016-08-03T14:47:25Z2009-12-182009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1950ark:/26339/00130000028rjporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores
Students with special needs inclusion: a reflection for the processes of teacher's graduation
title Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores
spellingShingle Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores
Gabeloni, Camila Correia
Educação especial
Inclusão educacional
Alunos com necessidades especiais
title_short Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores
title_full Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores
title_fullStr Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores
title_sort Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores
author Gabeloni, Camila Correia
author_facet Gabeloni, Camila Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabeloni, Camila Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão educacional
Alunos com necessidades especiais
topic Educação especial
Inclusão educacional
Alunos com necessidades especiais
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-18
2009
2016-08-03T14:47:25Z
2016-08-03T14:47:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1950
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000028rj
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1950
identifier_str_mv ark:/26339/00130000028rj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172268698894336