Representação docente sobre o TDAH: uma análise a partir da teoria da subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Bárbara Luisi Diniz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10327
Resumo: O ambiente escolar tem uma visão unidimensional do aprender, logo, comportamentos que destoam do padrão incomodam e devem ser ajustados no processo de aprendizagem. O problema, no entanto, é como o aluno perde sua singularidade, sendo diagnosticado e submetido ao uso de drogas medicamentosas na tentativa de adequar o discente as normas institucionais, dessa forma, gerando um alívio aos autores envolvidos. Para tanto, esse estudo através da Teoria da Subjetividade embasada na metodologia de caráter construtivo-interpretativo de González Rey tem como proposta compreender as representações de um docente sobre o uso de psicofármacos para o diagnóstico de TDAH e seu impacto na aprendizagem do aluno. A participante desta pesquisa foi uma professora do ensino fundamental das séries inicias de uma escola particular em Brasília, que leciona atualmente para alunos com o diagnóstico de TDAH. Os instrumentos utilizados neste estudo foram a dinâmica conversacional e complemento de frases. O estudo tratou sobre as representações de uma docente sobre o diagnóstico de TDAH, o resultado desta pesquisa mostra crenças que transitam em padrões hegemônicos de conduta, cujo foco consiste em corrigir e enquadrar o aluno a um ritmo de processo de aprendizagem.
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Para tanto, esse estudo através da Teoria da Subjetividade embasada na metodologia de caráter construtivo-interpretativo de González Rey tem como proposta compreender as representações de um docente sobre o uso de psicofármacos para o diagnóstico de TDAH e seu impacto na aprendizagem do aluno. A participante desta pesquisa foi uma professora do ensino fundamental das séries inicias de uma escola particular em Brasília, que leciona atualmente para alunos com o diagnóstico de TDAH. Os instrumentos utilizados neste estudo foram a dinâmica conversacional e complemento de frases. O estudo tratou sobre as representações de uma docente sobre o diagnóstico de TDAH, o resultado desta pesquisa mostra crenças que transitam em padrões hegemônicos de conduta, cujo foco consiste em corrigir e enquadrar o aluno a um ritmo de processo de aprendizagem.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-08T19:19:50Z No. of bitstreams: 1 21065263.pdf: 531143 bytes, checksum: d2841691f5c879f907577f87a8dec4fd (MD5)Approved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-10T17:47:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21065263.pdf: 531143 bytes, checksum: d2841691f5c879f907577f87a8dec4fd (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-10T17:47:40Z (GMT). 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