A mobilidade acadêmica internacional como política pública: uma análise do programa “ciência sem fronteiras” através dos relatos de ex-bolsistas e a contribuição para as tecnologias da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tumba, Alessandra Vizcarra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12651
Resumo: O estudo busca analisar o Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) e sua contribuição no campo da Computação e Tecnologias da Informação. O Programa busca promover a consolidação da competitividade brasileira através da expansão e internacionalização da ciência, tecnologia e inovação. As ações buscam a mobilidade internacional como forma de internacionalização do ensino superior. Sendo o CsF o maior esforço público nesse sentido na história nacional, a análise sobre sua implementação se faz essencial para identificar como a gestão de uma política pública influencia nos seus resultados. Relatos de ex-bolsistas de graduação sanduíche obtidos através da aplicação de questionários são apresentados para subsidiar a análise. Além disso, busca-se compreender a contribuição do CsF na área de Computação e Tecnologias da Informação, por meio da participação de estudantes no programa. Uma vez que são utilizados recursos públicos para este fim, é necessário que os retornos sejam para todos, gerando satisfação com ações governamentais. O tempo de implementação do programa foi, portanto, fator crucial para seu desempenho e seus desdobramentos. Assim como as contribuições do CsF para os ex-bolsistas e, consequentemente, para a sociedade brasileira.
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Sendo o CsF o maior esforço público nesse sentido na história nacional, a análise sobre sua implementação se faz essencial para identificar como a gestão de uma política pública influencia nos seus resultados. Relatos de ex-bolsistas de graduação sanduíche obtidos através da aplicação de questionários são apresentados para subsidiar a análise. Além disso, busca-se compreender a contribuição do CsF na área de Computação e Tecnologias da Informação, por meio da participação de estudantes no programa. Uma vez que são utilizados recursos públicos para este fim, é necessário que os retornos sejam para todos, gerando satisfação com ações governamentais. O tempo de implementação do programa foi, portanto, fator crucial para seu desempenho e seus desdobramentos. 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