Redesenho de processo: um estudo sobre a percepção dos servidores em uma agência reguladora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Fabiana Freire
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12732
Resumo: O mercado exige cada vez mais a melhoria no desempenho das organizações, para que assim se mantenham competitivas no mercado. Em alguns casos, a maior preocupação das organizações é concluir o trabalho com eficácia, ou seja, o tempo e os recursos as vezes não estão sendo usufruídos com eficiência. Portanto, devido a necessidade de atualizarem-se, as empresas partem para o estudo da situação atual e a partir do observado, propor um Redesenho de Processos, com objetivo de eliminar as atividades que não contribuem para agregar valor a empresa, reavaliando os custos, recursos e consequentemente, causando melhoria na qualidade da organização. Neste contexto, o objetivo desse artigo foi identificar os impactos do Redesenho de Processos na Agência Nacional de Águas (ANA) e quais foram as percepções e o nível de satisfação dos servidores. Com foco nestes objetivos foram analisados os fatores que levaram a organização a optar pelo Redesenho e descritas as mudanças propostas pelo novo projeto. Para tal, realizouse uma pesquisa quali-quanti do tipo descritiva, explicativa, ex-post-facto. Foram elaborados uma entrevista e um questionário para avaliar o nível de importância dada a cada dimensão, quanto a percepção dos servidores sobre as mudanças decorrentes do Redesenho e quanto ao nível de satisfação com as mudanças propostas pelo Redesenho. Relativo aos resultados da pesquisa foi observado que as mudanças foram significativas, alguma das citadas foi a integração do modelo de gestão, assim como foi possível identificar o nível de satisfação dos servidores que foi em média moderadamente satisfeito, por alguns motivos como, o desejo de maior transparência e maior acompanhamento.
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Portanto, devido a necessidade de atualizarem-se, as empresas partem para o estudo da situação atual e a partir do observado, propor um Redesenho de Processos, com objetivo de eliminar as atividades que não contribuem para agregar valor a empresa, reavaliando os custos, recursos e consequentemente, causando melhoria na qualidade da organização. Neste contexto, o objetivo desse artigo foi identificar os impactos do Redesenho de Processos na Agência Nacional de Águas (ANA) e quais foram as percepções e o nível de satisfação dos servidores. Com foco nestes objetivos foram analisados os fatores que levaram a organização a optar pelo Redesenho e descritas as mudanças propostas pelo novo projeto. Para tal, realizouse uma pesquisa quali-quanti do tipo descritiva, explicativa, ex-post-facto. Foram elaborados uma entrevista e um questionário para avaliar o nível de importância dada a cada dimensão, quanto a percepção dos servidores sobre as mudanças decorrentes do Redesenho e quanto ao nível de satisfação com as mudanças propostas pelo Redesenho. 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