Validade e fidedignidade na testagem psicológica: percepção de peritos da área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Ingrid araújo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11469
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender a relevância da validade e fidedignidade inseridas em uma avaliação psicológica a partir da percepção de profissionais peritos da área. Deter o conhecimento desses pressupostos psicométricos impacta diretamente na forma de aplicação dos instrumentos psicológicos, uma vez que ao estudar sobre esses constructos o profissional transmite mais credibilidade ao processo avaliativo, além de apresentar um maior domínio para replicar esses instrumentos psicológicos, assim uma avaliação confiável e baseada em teorias consistentes. Para alcançar o objetivo da pesquisa, adotou-se o método qualitativo e a análise de dados secundários, ou seja, foram analisadas as falas de peritos em avaliação psicológica, por meio de vídeos previamente selecionados a fim de promover a discussão sobre a temática escolhida. A fala dos profissionais foi selecionada por meio da análise de conteúdo de Bardin e divida em quatro categorias que buscam responder o objetivo da pesquisa. As categorias surgidas na pesquisa foram: “Habilitação para utilizar a Avaliação Psicológica e instrumentos psicológicos”, “Conhecimentos de um perito em Avaliação Psicológica”, “Cuidados primordiais para realizar uma avaliação psicológica” e “Desafios atuais da Avaliação Psicológica”. Por meio dessas categorias identificou-se por fim que o psicólogo é a “chave” para o sucesso dos resultados obtidos em uma avaliação psicológica, pois é o profissional habilitado para prática de avaliação, além de deter o conhecimento técnico e ético das implicações do processo avaliativo.
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Para alcançar o objetivo da pesquisa, adotou-se o método qualitativo e a análise de dados secundários, ou seja, foram analisadas as falas de peritos em avaliação psicológica, por meio de vídeos previamente selecionados a fim de promover a discussão sobre a temática escolhida. A fala dos profissionais foi selecionada por meio da análise de conteúdo de Bardin e divida em quatro categorias que buscam responder o objetivo da pesquisa. As categorias surgidas na pesquisa foram: “Habilitação para utilizar a Avaliação Psicológica e instrumentos psicológicos”, “Conhecimentos de um perito em Avaliação Psicológica”, “Cuidados primordiais para realizar uma avaliação psicológica” e “Desafios atuais da Avaliação Psicológica”. Por meio dessas categorias identificou-se por fim que o psicólogo é a “chave” para o sucesso dos resultados obtidos em uma avaliação psicológica, pois é o profissional habilitado para prática de avaliação, além de deter o conhecimento técnico e ético das implicações do processo avaliativo.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-08T18:16:37Z No. of bitstreams: 1 21116216.pdf: 875165 bytes, checksum: dadfdcb55eaad55f9cd7cd693f05672a (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-09T11:07:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21116216.pdf: 875165 bytes, checksum: dadfdcb55eaad55f9cd7cd693f05672a (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-09T11:07:50Z (GMT). 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