A aquisição de noções de conservação no período pré-operatório de acordo a teoria do desenvolvimento da inteligência de Piaget: em crianças de 06 e 07 anos de escola pública do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Luciana de Jesus
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6653
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral verificar a aquisição de conservação em crianças que se encontram na faixa etária entre 06 e 07 anos. Dentre os objetivos específicos delimitados pretendeu-se compreender a aquisição de conceitos matemáticos no estágio de acordo com a Teoria do Desenvolvimento de Jean Piaget, aplicar testes de verificação de conservação utilizados no método clínico também abordado pelo epistemólogo em questão e relacionar os dados coletados com as referências piagetianas pesquisadas. A metodologia utilizada nesta pesquisa contou com uma abordagem qualitativa. Dentre as diversas formas de realizar esta pesquisa qualitativa, selecionou-se o estudo de caso. A coleta de dados para este estudo se deu por meio de entrevista com o professor regente e algumas observações do cotidiano escolar da turma, o que proporcionou o conhecimento de seu histórico e perfil. Foram aplicados alguns testes do método clínico de Piaget e relacionados a sua Teoria do Desenvolvimento da Inteligência. Em seqüência à análise foram verificadas que a aquisição de noções de conservação não está relacionada ao fator sexista, que por muitas vezes o senso comum afirma que os homens assimilam as ciências exatas com mais facilidade que as mulheres. Realmente não se deve ser categórico quanto à faixa etária, Piaget e seus seguidores deixam isso claro, por isso uma turma de faixa etária entre 06 e 07 anos apresenta crianças nos três níveis da aquisição da conservação (as que não demonstraram, as que estão em processo de transição e as que possuem estas noções). Por meio de todas as análises geradas, ultimou-se que o ambiente influi essencialmente na aquisição de todo e qualquer conceito, associado aos estímulos proporcionados e à maturação da criança.
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A coleta de dados para este estudo se deu por meio de entrevista com o professor regente e algumas observações do cotidiano escolar da turma, o que proporcionou o conhecimento de seu histórico e perfil. Foram aplicados alguns testes do método clínico de Piaget e relacionados a sua Teoria do Desenvolvimento da Inteligência. Em seqüência à análise foram verificadas que a aquisição de noções de conservação não está relacionada ao fator sexista, que por muitas vezes o senso comum afirma que os homens assimilam as ciências exatas com mais facilidade que as mulheres. Realmente não se deve ser categórico quanto à faixa etária, Piaget e seus seguidores deixam isso claro, por isso uma turma de faixa etária entre 06 e 07 anos apresenta crianças nos três níveis da aquisição da conservação (as que não demonstraram, as que estão em processo de transição e as que possuem estas noções). Por meio de todas as análises geradas, ultimou-se que o ambiente influi essencialmente na aquisição de todo e qualquer conceito, associado aos estímulos proporcionados e à maturação da criança.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T13:18:34Z No. of bitstreams: 1 40263816.pdf: 263186 bytes, checksum: 78f0783ba8225677fa1ada7c12c17e64 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-15T13:18:34Z (GMT). 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