O desenvolvimento de noções temporais através da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eisenberg,Zena Winona
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100010
Resumo: A vida nas cidades modernas expõe a criança a inúmeros conceitos temporais abstratos: após o seu nascimento, a criança toma conhecimento da programação de atividades com horários específicos, a ordem em que ocorrem e sua duração. Neste estudo investigamos o desenvolvimento de conceitos temporais através da linguagem. Participaram do estudo 20 famílias e suas crianças de 36 a 65 meses de idade que foram recrutadas em creches e pré-escolas numa grande área metropolitana dos Estados Unidos. Pedimos às famílias que gravassem quatro conversas com suas crianças durante o jantar. Os resultados demonstram os diferentes papéis que pais e mães desempenham na negociação de conceitos temporais, assim como a importância do desenvolvimento verbal da criança para sua utilização de conceitos temporais.
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