As experiências subjetivas de professores e estudantes no contexto da transformação digital do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okada, Alberto Erich Steimber de Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16760
Resumo: Este estudo explora as transformações recentes na educação, impulsionadas pela pandemia de COVID-19 e busca compreender as experiências subjetivas de professores e estudantes do ensino superior - nas fases de iniciação e na maturidade dos processos de mudança - em meio à digitalização da educação. A Teoria da Subjetividade foi a base para investigar as interações complexas e simbólicas-emocionais dos participantes. O estudo adota o método construtivointerpretativo, que valoriza a subjetividade e reconhece a singularidade de cada participante como uma categoria epistemológica fundamental para a geração de conhecimento. As dinâmicas conversacionais foram a base para a construção das informações, caracterizadas pela qualidade do processo relacional dialógico. A construção do conhecimento ocorreu por meio da elaboração de indicadores de sentidos subjetivos, os quais se configuraram nos participantes de forma individual e social. As vivências educacionais compartilhadas pelos participantes incluíram experiências em aulas presenciais, remotas e híbridas, com destaque ao uso intensivo das TDICs - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, entre outros aspectos. A discussão central concentrou-se nos desafios enfrentados por professores e alunos moldados pela transformação digital, bem como na integração dessas experiências para futuras vivências no contexto da educação digital. A partir das informações analisadas foi possível reconhecer o valor das experiências subjetivas vivenciadas pelos participantes durante cada etapa de mudança (presencial-remoto-presencial), com impactos na sua formação em diversos contextos, sejam eles pessoais, familiares, acadêmicos, profissionais e comunitários. Essas questões ressaltam a complexidade da transição ao "novo normal" no ensino presencial após um período prolongado de ensino remoto. Refletir sobre a subjetividade que se configura nessas implementações colabora com as futuras mudanças inerentes aos processos de ensino e aprendizagem que ainda estão por vir, além de abrir novas possibilidades de inovação diante da digitalização da educação. O estudo favorece a compreensão da importância da participação ativa das pessoas envolvidas na emergência do agente/sujeito na educação com maior inclusão, respeito à diversidade, autonomia, maturidade, vontade para aprender e que seus atores estejam comodamente implicados na construção do conhecimento.
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O estudo adota o método construtivointerpretativo, que valoriza a subjetividade e reconhece a singularidade de cada participante como uma categoria epistemológica fundamental para a geração de conhecimento. As dinâmicas conversacionais foram a base para a construção das informações, caracterizadas pela qualidade do processo relacional dialógico. A construção do conhecimento ocorreu por meio da elaboração de indicadores de sentidos subjetivos, os quais se configuraram nos participantes de forma individual e social. As vivências educacionais compartilhadas pelos participantes incluíram experiências em aulas presenciais, remotas e híbridas, com destaque ao uso intensivo das TDICs - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, entre outros aspectos. A discussão central concentrou-se nos desafios enfrentados por professores e alunos moldados pela transformação digital, bem como na integração dessas experiências para futuras vivências no contexto da educação digital. A partir das informações analisadas foi possível reconhecer o valor das experiências subjetivas vivenciadas pelos participantes durante cada etapa de mudança (presencial-remoto-presencial), com impactos na sua formação em diversos contextos, sejam eles pessoais, familiares, acadêmicos, profissionais e comunitários. Essas questões ressaltam a complexidade da transição ao "novo normal" no ensino presencial após um período prolongado de ensino remoto. Refletir sobre a subjetividade que se configura nessas implementações colabora com as futuras mudanças inerentes aos processos de ensino e aprendizagem que ainda estão por vir, além de abrir novas possibilidades de inovação diante da digitalização da educação. 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