O impacto da economia digital e do e-commerce nas PME
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47938 |
Resumo: | A evolução da internet e das tecnologias de informação e comunicação (TIC), possibilitou a comercialização de produtos e serviços eletronicamente à escala global, alterando significativamente os modelos de negócios das empresas. É neste contexto que surge a economia digital e o e-commerce. A economia digital e o e-commerce tornaram-se uma realidade cada vez mais presente, onde comércio online tem crescido exponencialmente com impacto nas sociedades atuais sobretudo nas mais desenvolvidas. Neste contexto, é necessário perceber a realidade das Pequenas e Médias Empresas (PME), e o seu papel na economia do país, bem como adaptar estratégias e novos modelos de negócio de acordo com o desenvolvimento do mundo empresarial e da sociedade. O propósito deste relatório é descrever e analisar as atividades realizadas durante o estágio profissional na empresa Astrolábio, com foco na avaliação do grau de importância da economia digital e do e-commerce nas PME. Para atingir os objetivos estabelecidos, foi utilizada uma abordagem metodológica quantitativa, por meio de inquéritos por questionário, com o intuito de avaliar a perceção dos inquiridos em relação à implementação da economia digital e do e-commerce na gestão das PME. Para tal, e de forma a obter informações relevantes sobre a adoção e impacto das variáveis de estudo, foi selecionada uma amostra representativa de gestores e profissionais da área. Os resultados obtidos indicam algum atraso do tecido empresarial português no e commerce, que se encontra numa fase inicial nos setores-alvo do estudo, visto que apenas 20% das empresas inquiridas possui práticas de e-commerce estabelecidas. |
id |
RCAP_272720d92460b0bee3b8a5f0e6d25bfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47938 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da economia digital e do e-commerce nas PMEDigitalização, Transformação Digital, E-commerce, Maturidade Digital, PMEA evolução da internet e das tecnologias de informação e comunicação (TIC), possibilitou a comercialização de produtos e serviços eletronicamente à escala global, alterando significativamente os modelos de negócios das empresas. É neste contexto que surge a economia digital e o e-commerce. A economia digital e o e-commerce tornaram-se uma realidade cada vez mais presente, onde comércio online tem crescido exponencialmente com impacto nas sociedades atuais sobretudo nas mais desenvolvidas. Neste contexto, é necessário perceber a realidade das Pequenas e Médias Empresas (PME), e o seu papel na economia do país, bem como adaptar estratégias e novos modelos de negócio de acordo com o desenvolvimento do mundo empresarial e da sociedade. O propósito deste relatório é descrever e analisar as atividades realizadas durante o estágio profissional na empresa Astrolábio, com foco na avaliação do grau de importância da economia digital e do e-commerce nas PME. Para atingir os objetivos estabelecidos, foi utilizada uma abordagem metodológica quantitativa, por meio de inquéritos por questionário, com o intuito de avaliar a perceção dos inquiridos em relação à implementação da economia digital e do e-commerce na gestão das PME. Para tal, e de forma a obter informações relevantes sobre a adoção e impacto das variáveis de estudo, foi selecionada uma amostra representativa de gestores e profissionais da área. Os resultados obtidos indicam algum atraso do tecido empresarial português no e commerce, que se encontra numa fase inicial nos setores-alvo do estudo, visto que apenas 20% das empresas inquiridas possui práticas de e-commerce estabelecidas.Ferreira, LuísRepositório ComumFerreira, Cristiano2023-11-09T18:55:27Z2023-11-022023-09-052023-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47938TID:203383508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T14:00:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:37:53.118808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da economia digital e do e-commerce nas PME |
title |
O impacto da economia digital e do e-commerce nas PME |
spellingShingle |
O impacto da economia digital e do e-commerce nas PME Ferreira, Cristiano Digitalização, Transformação Digital, E-commerce, Maturidade Digital, PME |
title_short |
O impacto da economia digital e do e-commerce nas PME |
title_full |
O impacto da economia digital e do e-commerce nas PME |
title_fullStr |
O impacto da economia digital e do e-commerce nas PME |
title_full_unstemmed |
O impacto da economia digital e do e-commerce nas PME |
title_sort |
O impacto da economia digital e do e-commerce nas PME |
author |
Ferreira, Cristiano |
author_facet |
Ferreira, Cristiano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Luís Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digitalização, Transformação Digital, E-commerce, Maturidade Digital, PME |
topic |
Digitalização, Transformação Digital, E-commerce, Maturidade Digital, PME |
description |
A evolução da internet e das tecnologias de informação e comunicação (TIC), possibilitou a comercialização de produtos e serviços eletronicamente à escala global, alterando significativamente os modelos de negócios das empresas. É neste contexto que surge a economia digital e o e-commerce. A economia digital e o e-commerce tornaram-se uma realidade cada vez mais presente, onde comércio online tem crescido exponencialmente com impacto nas sociedades atuais sobretudo nas mais desenvolvidas. Neste contexto, é necessário perceber a realidade das Pequenas e Médias Empresas (PME), e o seu papel na economia do país, bem como adaptar estratégias e novos modelos de negócio de acordo com o desenvolvimento do mundo empresarial e da sociedade. O propósito deste relatório é descrever e analisar as atividades realizadas durante o estágio profissional na empresa Astrolábio, com foco na avaliação do grau de importância da economia digital e do e-commerce nas PME. Para atingir os objetivos estabelecidos, foi utilizada uma abordagem metodológica quantitativa, por meio de inquéritos por questionário, com o intuito de avaliar a perceção dos inquiridos em relação à implementação da economia digital e do e-commerce na gestão das PME. Para tal, e de forma a obter informações relevantes sobre a adoção e impacto das variáveis de estudo, foi selecionada uma amostra representativa de gestores e profissionais da área. Os resultados obtidos indicam algum atraso do tecido empresarial português no e commerce, que se encontra numa fase inicial nos setores-alvo do estudo, visto que apenas 20% das empresas inquiridas possui práticas de e-commerce estabelecidas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-09T18:55:27Z 2023-11-02 2023-09-05 2023-11-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47938 TID:203383508 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47938 |
identifier_str_mv |
TID:203383508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553376637878272 |