Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giovani Leonel Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16843
Resumo: O presente estudo aborda sobre o uso das redes sociais do EC Fortaleza e Ceará SC, considerando as campanhas e posicionamento desenvolvido pelo departamento de marketing de um clube de futebol em suas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e TikTok), os quais foram escolhidos o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club, pelo sucesso de suas ações de marketing nos últimos anos, com criatividade e excelente uso das redes sociais mesmo com orçamentos limitados. A metodologia da pesquisa ocorreu de forma exploratória com estudo comparativo de casos através da bibliografia encontrada em sites esportivos, artigos, teses e outros meios de comunicação sobre a história das equipes estudadas, além do marketing dos clubes desde seus piores momentos em divisões inferiores à disputa de competições internacionais em 2022. O desenvolvimento do estudo teve como base algumas obras de relevância, nos quais as principais foram: Os Meios de Comunicação de Marshall McLuhan, Marketing 4.0 de Philip Kotler, Cibercultura do autor Pierre Lévy e Redes sociais na internet de Raquel Recuero. A partir de dados obtidos pode-se observar resultados relevantes acerca do trabalho desenvolvido nas redes sociais, com aumento de torcedores e faturamento anual.
id CEUB_5727a0d74156354237cb9961d0080d9e
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16843
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Silva, Giovani Leonel Fernandes2023-11-13T15:04:44Z2023-11-13T15:04:44Z20222022SILVA, Giovani Leonel Fernandes. Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16843Alan MarquesO presente estudo aborda sobre o uso das redes sociais do EC Fortaleza e Ceará SC, considerando as campanhas e posicionamento desenvolvido pelo departamento de marketing de um clube de futebol em suas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e TikTok), os quais foram escolhidos o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club, pelo sucesso de suas ações de marketing nos últimos anos, com criatividade e excelente uso das redes sociais mesmo com orçamentos limitados. A metodologia da pesquisa ocorreu de forma exploratória com estudo comparativo de casos através da bibliografia encontrada em sites esportivos, artigos, teses e outros meios de comunicação sobre a história das equipes estudadas, além do marketing dos clubes desde seus piores momentos em divisões inferiores à disputa de competições internacionais em 2022. O desenvolvimento do estudo teve como base algumas obras de relevância, nos quais as principais foram: Os Meios de Comunicação de Marshall McLuhan, Marketing 4.0 de Philip Kotler, Cibercultura do autor Pierre Lévy e Redes sociais na internet de Raquel Recuero. A partir de dados obtidos pode-se observar resultados relevantes acerca do trabalho desenvolvido nas redes sociais, com aumento de torcedores e faturamento anual.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-10T20:41:00Z No. of bitstreams: 1 21908212.pdf: 2052069 bytes, checksum: 4988ab6995023584e51960780893a708 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-13T15:04:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21908212.pdf: 2052069 bytes, checksum: 4988ab6995023584e51960780893a708 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-13T15:04:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21908212.pdf: 2052069 bytes, checksum: 4988ab6995023584e51960780893a708 (MD5) Previous issue date: 2022Marketing esportivoEC FortalezaCeará SCRedes sociaisFutebolEstudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting clubinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21908212.pdf21908212.pdfapplication/pdf2052069https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16843/1/21908212.pdf4988ab6995023584e51960780893a708MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16843/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXT21908212.pdf.txt21908212.pdf.txtExtracted texttext/plain69664https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16843/3/21908212.pdf.txtfe1e2bcf23a68ac0a8ba88edee2a57deMD53prefix/168432023-11-14 13:03:39.331oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-14T13:03:39Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club
title Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club
spellingShingle Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club
Silva, Giovani Leonel Fernandes
Marketing esportivo
EC Fortaleza
Ceará SC
Redes sociais
Futebol
title_short Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club
title_full Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club
title_fullStr Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club
title_full_unstemmed Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club
title_sort Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club
author Silva, Giovani Leonel Fernandes
author_facet Silva, Giovani Leonel Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giovani Leonel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
EC Fortaleza
Ceará SC
Redes sociais
Futebol
topic Marketing esportivo
EC Fortaleza
Ceará SC
Redes sociais
Futebol
description O presente estudo aborda sobre o uso das redes sociais do EC Fortaleza e Ceará SC, considerando as campanhas e posicionamento desenvolvido pelo departamento de marketing de um clube de futebol em suas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e TikTok), os quais foram escolhidos o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club, pelo sucesso de suas ações de marketing nos últimos anos, com criatividade e excelente uso das redes sociais mesmo com orçamentos limitados. A metodologia da pesquisa ocorreu de forma exploratória com estudo comparativo de casos através da bibliografia encontrada em sites esportivos, artigos, teses e outros meios de comunicação sobre a história das equipes estudadas, além do marketing dos clubes desde seus piores momentos em divisões inferiores à disputa de competições internacionais em 2022. O desenvolvimento do estudo teve como base algumas obras de relevância, nos quais as principais foram: Os Meios de Comunicação de Marshall McLuhan, Marketing 4.0 de Philip Kotler, Cibercultura do autor Pierre Lévy e Redes sociais na internet de Raquel Recuero. A partir de dados obtidos pode-se observar resultados relevantes acerca do trabalho desenvolvido nas redes sociais, com aumento de torcedores e faturamento anual.
publishDate 2022
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-13T15:04:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-13T15:04:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Giovani Leonel Fernandes. Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16843
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Alan Marques
identifier_str_mv SILVA, Giovani Leonel Fernandes. Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
Alan Marques
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16843/1/21908212.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16843/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16843/3/21908212.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4988ab6995023584e51960780893a708
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
fe1e2bcf23a68ac0a8ba88edee2a57de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903944966602752