Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/19703 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017. |
id |
UNB-2_c63e81eb1fb311c2d7176cf472e807fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/19703 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silva, Matheus Augusto Sena MarquesDantas, Edmundo BrandãoSILVA, Matheus Augusto Sena Marques. Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo: um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol. 2017. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19703Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017.No ambiente esportivo, diversos fatores interferem na relação entre os clubes esportivos e os seus torcedores. No futebol, se destaca a conquista de títulos para que o público atinja a capacidade máxima dos estádios. Entretanto, além dos resultados, são observados outros fatores que motivam ou afastam a torcida de seu respectivo clube. Em um mundo cada vez mais digital, um fator é a interação dos clubes com os fãs através dos meios on-line. Portanto, esta pesquisa pretende estudar a relevância do uso das redes sociais na relação entre os torcedores e as organizações esportivas, neste caso, do Goiás Esporte Clube e sua torcida. Os resultados indicam que, apesar do momento ruim vivido pelo Goiás EC e de problemas internos de gestão, com o investimento em conteúdo para redes sociais, o clube conseguiu aumentar o engajamento do público em suas ações. A maneira como o clube interage com a torcida, como sugere esse estudo de caso, é capaz de alterar a relação clube-torcedor.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-08T13:54:53Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MatheusAugustoSenaMarquesSilva.pdf: 1867812 bytes, checksum: 5983c41a8866f1e3dc25369dbaa5d8c0 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-03-21T12:22:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MatheusAugustoSenaMarquesSilva.pdf: 1867812 bytes, checksum: 5983c41a8866f1e3dc25369dbaa5d8c0 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-21T12:22:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MatheusAugustoSenaMarquesSilva.pdf: 1867812 bytes, checksum: 5983c41a8866f1e3dc25369dbaa5d8c0 (MD5)In the sports environment, several factors interfere in the relationship between sports clubs and their supporters. In soccer, earning trophies is highlighted as the reason for the public to reach the maximum capacity of the stadiums. However, in addition to the results, there are other factors that motivate or alienate the fans from their respective clubs. In an increasingly digital world, one factor is the interaction of clubs with fans through the Social Media. Therefore, this research intends to study the relevance of social networks in the relationship between the fans and the sports organizations, in this case, Goiás Esporte Clube and its fans. The results indicate that, despite the bad moment experienced by Goiás EC and the internal management issues, by investing in social network content, the club managed to increase public engagement in its actions. The way the club interacts with its fans, as this case study suggests, can change the club-supporter relationship.Marketing esportivoRedes sociais on-lineEsportesFutebolGoiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-03-21T12:22:06Z2018-03-21T12:22:06Z2017-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2017_MatheusAugustoSenaMarquesSilva.pdf2017_MatheusAugustoSenaMarquesSilva.pdfapplication/pdf1867812http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/1/2017_MatheusAugustoSenaMarquesSilva.pdf5983c41a8866f1e3dc25369dbaa5d8c0MD5110483/197032018-03-21 09:22:06.574oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-03-21T12:22:06Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol |
title |
Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol |
spellingShingle |
Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol Silva, Matheus Augusto Sena Marques Marketing esportivo Redes sociais on-line Esportes Futebol |
title_short |
Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol |
title_full |
Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol |
title_fullStr |
Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol |
title_full_unstemmed |
Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol |
title_sort |
Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo : um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol |
author |
Silva, Matheus Augusto Sena Marques |
author_facet |
Silva, Matheus Augusto Sena Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Matheus Augusto Sena Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
contributor_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo Redes sociais on-line Esportes Futebol |
topic |
Marketing esportivo Redes sociais on-line Esportes Futebol |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-21T12:22:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-21T12:22:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Matheus Augusto Sena Marques. Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo: um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol. 2017. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19703 |
identifier_str_mv |
SILVA, Matheus Augusto Sena Marques. Goiás Esporte Clube e o marketing esportivo: um estudo de caso sobre o uso das redes sociais no futebol. 2017. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19703/1/2017_MatheusAugustoSenaMarquesSilva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 5983c41a8866f1e3dc25369dbaa5d8c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493056914980864 |