Educação física escolar e sua relação com a prevenção de problemas posturais em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Simone Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3921
Resumo: A saúde da coluna vertebral de um indivíduo é de suma importância e influencia sua qualidade de vida, suas atividades da vida diária (AVDs), seu estado emocional e até psicológico. Sendo assim faz-se necessário a orientação educativa, preventiva e corretiva do professor de Educação Física em crianças e adolescente, já que estes estão cada vez mais sedentários, adquirindo maus hábitos posturais e obesos. Desta forma o professor pode e deve intervir na educação de bons hábitos posturais e atividades físicas, colaborando para prevenção de Problemas Posturais (PP) nos futuros adultos Objetivo: verificar possíveis alterações posturais e o IMC em adolescentes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental em uma escola de Brasília, e se o professor de Educação Física aborda, previne, intervém e prescreve exercícios quanto à saúde da coluna vertebral em suas aulas. Materiais e Métodos: Esta pesquisa foi caracterizada em estudo transversal de cunho diagnóstico, em uma população de 47 indivíduos de ambos os sexos entre as idades de 11 e 15 anos, na qual foi realizada uma análise postural e IMC. Para a coleta dos dados os meninos usaram shorts e as meninas top e shorts. O teste foi realizado em sala reservada e de forma individualizada utilizando-se um simetrógrafo posicionado à frente dos alunos. Os dados obtidos foram registrados na ficha de avaliação postural. Resultados: Os PP com maior incidência geral foram ombros assimétricos com 55,12%, joelhos valgo com 44,52% seguido dos joelhos varo e rotação interna de ombros com 40,28%. Conclusão: A maior incidência geral de PP encontrados foram ombros assimétricos e joelhos valgo. Para os meninos ombros assimétricos e joelhos varo e para as meninas ombros assimétricos e joelhos valgo. Não foi encontrada nenhuma correlação entre Índice de Massa Corpórea (IMC) e PP.
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Desta forma o professor pode e deve intervir na educação de bons hábitos posturais e atividades físicas, colaborando para prevenção de Problemas Posturais (PP) nos futuros adultos Objetivo: verificar possíveis alterações posturais e o IMC em adolescentes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental em uma escola de Brasília, e se o professor de Educação Física aborda, previne, intervém e prescreve exercícios quanto à saúde da coluna vertebral em suas aulas. Materiais e Métodos: Esta pesquisa foi caracterizada em estudo transversal de cunho diagnóstico, em uma população de 47 indivíduos de ambos os sexos entre as idades de 11 e 15 anos, na qual foi realizada uma análise postural e IMC. Para a coleta dos dados os meninos usaram shorts e as meninas top e shorts. O teste foi realizado em sala reservada e de forma individualizada utilizando-se um simetrógrafo posicionado à frente dos alunos. Os dados obtidos foram registrados na ficha de avaliação postural. Resultados: Os PP com maior incidência geral foram ombros assimétricos com 55,12%, joelhos valgo com 44,52% seguido dos joelhos varo e rotação interna de ombros com 40,28%. Conclusão: A maior incidência geral de PP encontrados foram ombros assimétricos e joelhos valgo. Para os meninos ombros assimétricos e joelhos varo e para as meninas ombros assimétricos e joelhos valgo. Não foi encontrada nenhuma correlação entre Índice de Massa Corpórea (IMC) e PP.Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-20T13:48:13Z No. of bitstreams: 1 SIMONE TEIXEIRA ALVES.pdf: 337219 bytes, checksum: 790b91b415d9872348ff073879a5edd4 (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-20T13:48:13Z (GMT). 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