Problema postural em escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soeiro, Nathália Macêdo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5886
Resumo: Introdução: Postura pode ser definida como sendo a posição adotada pelo ser humano. A definição para o que é desvio postural é subdividida em : Funcional ou estrutural, onde o desvio funcional é aquele que é advindo de uma má postura cotidiana na qual é afetada a articulação e a estrutural é aquela que a articulação já é desalinhada,vem de uma origem genética. Os desvios posturais que se manifestam na população são conhecidos, como hiperlordose lombar, hipercifose dorsal e escoliose, podendo assim gerar diferentes tipos de desvios ósseos. Objetivo: Observar através de uma revisão de literatura o perfil postural em escolares e o papel do professor de educação física nesse contexto. Material e Métodos: Foi feita o uso de uma leitura exploratória dos artigos escolhidos, em seguida para aprofundar o tema usou-se a leitura seletiva , a leitura analítica foi usada para conhecer os princípios dos autores citados no estudo e por fim, a leitura interpretativa foi feita para que para que pudesse interpretar as idéias pelos autores. Revisão da Literatura: Influência da atividade física na correção postural, desvios posturais e as principais causas para ocorrer desvios posturais em estudantes. Os desvios de postura surgem cada vez mais cedo devido a má postura adotada pelas crianças frente ao mobiliário escolar. Como não é dada a devida atenção na maneira como a criança senta, na maioria das vezes os desvios tendem a piorar. Considerações Finais: A Educação Física escolar é uma ferramenta imprescindível para que os escolares assumam uma postura melhor no cotidiano e evitem dores e lesões futuras
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spelling Soeiro, Nathália MacêdoDantas, Renata Aparecida Elias2015-03-05T13:15:47Z2015-03-05T13:15:47Z2014-112014-11https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5886Introdução: Postura pode ser definida como sendo a posição adotada pelo ser humano. A definição para o que é desvio postural é subdividida em : Funcional ou estrutural, onde o desvio funcional é aquele que é advindo de uma má postura cotidiana na qual é afetada a articulação e a estrutural é aquela que a articulação já é desalinhada,vem de uma origem genética. Os desvios posturais que se manifestam na população são conhecidos, como hiperlordose lombar, hipercifose dorsal e escoliose, podendo assim gerar diferentes tipos de desvios ósseos. Objetivo: Observar através de uma revisão de literatura o perfil postural em escolares e o papel do professor de educação física nesse contexto. Material e Métodos: Foi feita o uso de uma leitura exploratória dos artigos escolhidos, em seguida para aprofundar o tema usou-se a leitura seletiva , a leitura analítica foi usada para conhecer os princípios dos autores citados no estudo e por fim, a leitura interpretativa foi feita para que para que pudesse interpretar as idéias pelos autores. Revisão da Literatura: Influência da atividade física na correção postural, desvios posturais e as principais causas para ocorrer desvios posturais em estudantes. Os desvios de postura surgem cada vez mais cedo devido a má postura adotada pelas crianças frente ao mobiliário escolar. Como não é dada a devida atenção na maneira como a criança senta, na maioria das vezes os desvios tendem a piorar. Considerações Finais: A Educação Física escolar é uma ferramenta imprescindível para que os escolares assumam uma postura melhor no cotidiano e evitem dores e lesões futurasSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-05T13:15:47Z No. of bitstreams: 1 21237501.pdf: 859710 bytes, checksum: 5bde2a7b07a0a410a0e1b81d369875c3 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-05T13:15:47Z (GMT). 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