Relatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Letícia Borges dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2753
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi o de analisar funcionalmente algumas contingências envolvidas no bullying a partir do discurso de duas pessoas que sofreram bullying na infância e na adolescência contrastando com a literatura sobre o tema. A literatura sobre bullying é baseada apenas em pesquisas quantitativas e é simplista e determinista ao definir características associadas às vítimas ao adotar um modelo de causalidade internalista. A partir da filosofia do Behaviorismo Radical, de sua visão de homem e dos conceitos da Análise do Comportamento, foram feitas críticas e reflexões sobre as conseqüências e possíveis causas do bullying, tirando o foco da vítima e questionando outras variáveis que podem influenciar o referido fenômeno. A análise funcional foi feita a partir de entrevistas semi-estruturadas com duas pessoas do sexo masculino, com idades entre 24 e 27 anos, que sofreram bullying na infância e/ou adolescência. Foram realizadas duas entrevistas com cada participante.
id CEUB_5b119cfd38bab8fe4a96d7c6a4e49dae
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2753
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Santos, Letícia Borges dosFlores, Eileen Pfeiffer2012-10-232012-10-30T18:08:32Z2013-05-09T20:57:19Z2012-10-232012-10-30T18:08:32Z2013-05-09T20:57:19Z2009-112009-11https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2753O objetivo da presente pesquisa foi o de analisar funcionalmente algumas contingências envolvidas no bullying a partir do discurso de duas pessoas que sofreram bullying na infância e na adolescência contrastando com a literatura sobre o tema. A literatura sobre bullying é baseada apenas em pesquisas quantitativas e é simplista e determinista ao definir características associadas às vítimas ao adotar um modelo de causalidade internalista. A partir da filosofia do Behaviorismo Radical, de sua visão de homem e dos conceitos da Análise do Comportamento, foram feitas críticas e reflexões sobre as conseqüências e possíveis causas do bullying, tirando o foco da vítima e questionando outras variáveis que podem influenciar o referido fenômeno. A análise funcional foi feita a partir de entrevistas semi-estruturadas com duas pessoas do sexo masculino, com idades entre 24 e 27 anos, que sofreram bullying na infância e/ou adolescência. Foram realizadas duas entrevistas com cada participante.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20527620.pdf.txt: 153362 bytes, checksum: 6e193fb1ca64a07782d28d01132ab996 (MD5) 20527620.pdf: 344868 bytes, checksum: a0196ea04adeb972b818ca0e9332aafc (MD5) Previous issue date: 2009-07Análise do comportamentoBullyingCausaConsequênciaRelatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20527620.pdf.txtExtracted texttext/plain153362https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2753/1/20527620.pdf.txt6e193fb1ca64a07782d28d01132ab996MD51ORIGINAL20527620.pdfapplication/pdf344868https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2753/2/20527620.pdfa0196ea04adeb972b818ca0e9332aafcMD52123456789/27532019-03-14 19:47:59.057oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2753Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-14T19:47:59Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamento
title Relatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamento
spellingShingle Relatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamento
Santos, Letícia Borges dos
Análise do comportamento
Bullying
Causa
Consequência
title_short Relatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamento
title_full Relatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamento
title_fullStr Relatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamento
title_full_unstemmed Relatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamento
title_sort Relatos de vítimas de Bullying: uma análise sob a ótica da análise do comportamento
author Santos, Letícia Borges dos
author_facet Santos, Letícia Borges dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Letícia Borges dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Eileen Pfeiffer
contributor_str_mv Flores, Eileen Pfeiffer
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Bullying
Causa
Consequência
topic Análise do comportamento
Bullying
Causa
Consequência
description O objetivo da presente pesquisa foi o de analisar funcionalmente algumas contingências envolvidas no bullying a partir do discurso de duas pessoas que sofreram bullying na infância e na adolescência contrastando com a literatura sobre o tema. A literatura sobre bullying é baseada apenas em pesquisas quantitativas e é simplista e determinista ao definir características associadas às vítimas ao adotar um modelo de causalidade internalista. A partir da filosofia do Behaviorismo Radical, de sua visão de homem e dos conceitos da Análise do Comportamento, foram feitas críticas e reflexões sobre as conseqüências e possíveis causas do bullying, tirando o foco da vítima e questionando outras variáveis que podem influenciar o referido fenômeno. A análise funcional foi feita a partir de entrevistas semi-estruturadas com duas pessoas do sexo masculino, com idades entre 24 e 27 anos, que sofreram bullying na infância e/ou adolescência. Foram realizadas duas entrevistas com cada participante.
publishDate 2009
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2009-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:32Z
2013-05-09T20:57:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:32Z
2013-05-09T20:57:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2753
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2753/1/20527620.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2753/2/20527620.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e193fb1ca64a07782d28d01132ab996
a0196ea04adeb972b818ca0e9332aafc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903864008146944