A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, Maryana de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7610
Resumo: Este artigo tem o objetivo de identificar a percepção dos alunos de Administração em relação à promoção do empreendedorismo desenvolvido por uma Instituição de Ensino Superior - IES. O referencial teórico se formou a partir de conceitos sobre os temas: empreendedorismo, empreendedor e educação empreendedora. A educação empreendedora é um tema que tem sido abordado de forma recorrente, levando-se em conta sua importância socioeconômica, a geração de oportunidades e riquezas e sua conexão ao comportamento pessoal. A metodologia da pesquisa se deu por uma classificação descritiva e pelo método quantitativo de abordagem do problema. Aplicou-se questionário em uma amostra de 370 alunos do curso de Administração de uma IES na cidade de Brasília. Após a análise dos dados, identificou-se a forma de entendimento dos participantes sobre o conceito de empreendedorismo e a percepção dos alunos sobre o seu desenvolvimento empreendedor com o auxílio da IES; a forma com que eles percebem as atitudes empreendedoras da IES e a forma com que a IES apresenta suas ações pertinentes ao tema. Conclui-se que a educação empreendedora é uma importante estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Identificou-se que na IES, a promoção da cultura empreendedora é percebida por grande maioria dos participantes, como também a relação do tema com inovação e criação de produtos e serviços. Verificou-se que o tema da pesquisa é compreendido e potencializa o conhecimento de si mesmo como uma forma de comportamento empreendedor.
id CEUB_5b75278fe1373c0ab01961b9324c92c3
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/7610
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Mascarenhas, Maryana de OliveiraLisboa, Erika2016-01-21T12:01:19Z2016-01-21T12:01:19Z2015-10-082016-01-21MASCARENHAS, Maryana de Oliveira. A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES. 2015. 38 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7610Este artigo tem o objetivo de identificar a percepção dos alunos de Administração em relação à promoção do empreendedorismo desenvolvido por uma Instituição de Ensino Superior - IES. O referencial teórico se formou a partir de conceitos sobre os temas: empreendedorismo, empreendedor e educação empreendedora. A educação empreendedora é um tema que tem sido abordado de forma recorrente, levando-se em conta sua importância socioeconômica, a geração de oportunidades e riquezas e sua conexão ao comportamento pessoal. A metodologia da pesquisa se deu por uma classificação descritiva e pelo método quantitativo de abordagem do problema. Aplicou-se questionário em uma amostra de 370 alunos do curso de Administração de uma IES na cidade de Brasília. Após a análise dos dados, identificou-se a forma de entendimento dos participantes sobre o conceito de empreendedorismo e a percepção dos alunos sobre o seu desenvolvimento empreendedor com o auxílio da IES; a forma com que eles percebem as atitudes empreendedoras da IES e a forma com que a IES apresenta suas ações pertinentes ao tema. Conclui-se que a educação empreendedora é uma importante estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Identificou-se que na IES, a promoção da cultura empreendedora é percebida por grande maioria dos participantes, como também a relação do tema com inovação e criação de produtos e serviços. Verificou-se que o tema da pesquisa é compreendido e potencializa o conhecimento de si mesmo como uma forma de comportamento empreendedor.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-21T12:01:19Z No. of bitstreams: 1 21476480.pdf: 1113667 bytes, checksum: 3ea487d6a4e71dae4c760371a966338a (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-21T12:01:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21476480.pdf: 1113667 bytes, checksum: 3ea487d6a4e71dae4c760371a966338a (MD5)EmpreendedorismoEmpreendedorEducação empreendedoraInstituição de ensino superiorA percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7610/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL21476480.pdf21476480.pdfapplication/pdf1113667https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7610/1/21476480.pdf3ea487d6a4e71dae4c760371a966338aMD51TEXT21476480.pdf.txt21476480.pdf.txtExtracted texttext/plain60925https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7610/3/21476480.pdf.txt009b606018fea761343b704932a39aa3MD53235/76102023-01-17 15:36:54.023oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-01-17T15:36:54Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES
title A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES
spellingShingle A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES
Mascarenhas, Maryana de Oliveira
Empreendedorismo
Empreendedor
Educação empreendedora
Instituição de ensino superior
title_short A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES
title_full A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES
title_fullStr A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES
title_full_unstemmed A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES
title_sort A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES
author Mascarenhas, Maryana de Oliveira
author_facet Mascarenhas, Maryana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascarenhas, Maryana de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa, Erika
contributor_str_mv Lisboa, Erika
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Empreendedor
Educação empreendedora
Instituição de ensino superior
topic Empreendedorismo
Empreendedor
Educação empreendedora
Instituição de ensino superior
description Este artigo tem o objetivo de identificar a percepção dos alunos de Administração em relação à promoção do empreendedorismo desenvolvido por uma Instituição de Ensino Superior - IES. O referencial teórico se formou a partir de conceitos sobre os temas: empreendedorismo, empreendedor e educação empreendedora. A educação empreendedora é um tema que tem sido abordado de forma recorrente, levando-se em conta sua importância socioeconômica, a geração de oportunidades e riquezas e sua conexão ao comportamento pessoal. A metodologia da pesquisa se deu por uma classificação descritiva e pelo método quantitativo de abordagem do problema. Aplicou-se questionário em uma amostra de 370 alunos do curso de Administração de uma IES na cidade de Brasília. Após a análise dos dados, identificou-se a forma de entendimento dos participantes sobre o conceito de empreendedorismo e a percepção dos alunos sobre o seu desenvolvimento empreendedor com o auxílio da IES; a forma com que eles percebem as atitudes empreendedoras da IES e a forma com que a IES apresenta suas ações pertinentes ao tema. Conclui-se que a educação empreendedora é uma importante estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Identificou-se que na IES, a promoção da cultura empreendedora é percebida por grande maioria dos participantes, como também a relação do tema com inovação e criação de produtos e serviços. Verificou-se que o tema da pesquisa é compreendido e potencializa o conhecimento de si mesmo como uma forma de comportamento empreendedor.
publishDate 2015
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-01-21
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-21T12:01:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-21T12:01:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MASCARENHAS, Maryana de Oliveira. A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES. 2015. 38 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7610
identifier_str_mv MASCARENHAS, Maryana de Oliveira. A percepção dos alunos de administração sobre a promoção do empreendedorismo em uma IES. 2015. 38 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7610/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7610/1/21476480.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7610/3/21476480.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3ea487d6a4e71dae4c760371a966338a
009b606018fea761343b704932a39aa3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903884034899968