Avaliação do desempenho do sistema de bicicletas compartilhadas de Brasília
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13097 |
Resumo: | O forte desenvolvimento econômico pelo mundo aliado a falta de planejamento resultaram nas cidades atualmente em sérios problemas de mobilidade urbana e na qualidade dos espaços públicos. Congestionamentos diários, poluição do ar, perda da qualidade de vida e produtividade são os desafios dos gestores públicos atualmente. Esse cenário despertou em vários países estratégias focadas no transporte sustentável que prioriza o modal coletivo e não motorizado em detrimento do particular motorizado. A bicicleta nesses termos se destaca e oferece vantagens pelo baixo custo de aquisição e manutenção em relação aos carros, alcança muitas vezes regiões que o ônibus e metrô não passam, faz a manutenção da saúde, não polui e alimenta o transporte coletivo auxiliando duplamente no modelo sustentável. Na última década sistemas de bicicletas compartilhadas se difundiram pelo mundo como forma de incentivar o modal e oferecer a população uma alternativa de comodidade para seu deslocamento. Entretanto muitos sistemas sucumbiram por não se atentar as necessidades dos usuários ou se desenvolveram de forma incoerente a realidade das cidades, ao passo que outros são um sucesso e mudaram a dinâmica dos deslocamentos nas cidades. O presente estudo busca analisar o desempenho do atual sistema de bicicletas compartilhadas de Brasília baseado nos problemas existentes através da combinação do Sistema de Informações Geográficas (SIG) em análises georreferenciadas com as características e percepção dos usuários em relação ao sistema. Tal metodologia resulta em indicadores que é utilizado para construir um novo arranjo espacial e oferece aos gestores públicos feedback em relação a infraestrutura cicloviária, disposição espacial das estações, identificação de demandas não supridas e fraquezas em relação a operação do sistema. A pesquisa conclui que o atual sistema de bicicletas compartilhadas em Brasília se encontra em situação desfavorável de desempenho contribuindo para sua inviabilidade e deixando em risco sua existência. O estudo provoca se permitir, abertura da percepção referente a otimização do sistema preservando a sustentabilidade na mobilidade urbana. |
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Felipe, Kairo2019-06-19T12:03:00Z2019-06-19T12:03:00Z20182018FELIPE, Kairo. Avaliação do desempenho do sistema de bicicletas compartilhadas de Brasília. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13097Velloso, Mônica SoaresO forte desenvolvimento econômico pelo mundo aliado a falta de planejamento resultaram nas cidades atualmente em sérios problemas de mobilidade urbana e na qualidade dos espaços públicos. Congestionamentos diários, poluição do ar, perda da qualidade de vida e produtividade são os desafios dos gestores públicos atualmente. Esse cenário despertou em vários países estratégias focadas no transporte sustentável que prioriza o modal coletivo e não motorizado em detrimento do particular motorizado. A bicicleta nesses termos se destaca e oferece vantagens pelo baixo custo de aquisição e manutenção em relação aos carros, alcança muitas vezes regiões que o ônibus e metrô não passam, faz a manutenção da saúde, não polui e alimenta o transporte coletivo auxiliando duplamente no modelo sustentável. Na última década sistemas de bicicletas compartilhadas se difundiram pelo mundo como forma de incentivar o modal e oferecer a população uma alternativa de comodidade para seu deslocamento. Entretanto muitos sistemas sucumbiram por não se atentar as necessidades dos usuários ou se desenvolveram de forma incoerente a realidade das cidades, ao passo que outros são um sucesso e mudaram a dinâmica dos deslocamentos nas cidades. O presente estudo busca analisar o desempenho do atual sistema de bicicletas compartilhadas de Brasília baseado nos problemas existentes através da combinação do Sistema de Informações Geográficas (SIG) em análises georreferenciadas com as características e percepção dos usuários em relação ao sistema. Tal metodologia resulta em indicadores que é utilizado para construir um novo arranjo espacial e oferece aos gestores públicos feedback em relação a infraestrutura cicloviária, disposição espacial das estações, identificação de demandas não supridas e fraquezas em relação a operação do sistema. A pesquisa conclui que o atual sistema de bicicletas compartilhadas em Brasília se encontra em situação desfavorável de desempenho contribuindo para sua inviabilidade e deixando em risco sua existência. O estudo provoca se permitir, abertura da percepção referente a otimização do sistema preservando a sustentabilidade na mobilidade urbana.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-19T11:58:34Z No. of bitstreams: 1 21413490.pdf: 10217582 bytes, checksum: 76746dd9e42525a20e891fe5264cc0dc (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:03:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21413490.pdf: 10217582 bytes, checksum: 76746dd9e42525a20e891fe5264cc0dc (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-19T12:03:00Z (GMT). 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