Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Paola Pol
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Lauro André, Neckel, Alcindo, Silva, Juliano Lima da, Lermen, Richard Thomas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24042
Resumo: O adensamento urbano causa inúmeros problemas de mobilidade, como os congestionamentos, os acidentes de trânsito e a dificuldade de deslocamento para a população. A busca de novas soluções para esses problemas de mobilidade urbana se tornou cada vez mais necessária para proporcionar melhor qualidade de vida à população. Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, recentemente, implementou um sistema de compartilhamento de bicicletas, denominado “Passo Fundo Vai de Bici” para ajudar na solução do problema de mobilidade urbana. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo a análise desse sistema de compartilhamento de bicicletas, a fim de diagnosticar e caracterizar as estações de bicicletas e seus entornos. Por meio dessa análise, foi possível identificar as regiões com maior e menor potencial para viagens de bicicleta. Os resultados demonstraram que as características dos entornos das estações de bicicletas influenciam em sua utilização, com a constatação de que a presença de ciclovia é o fator mais influente quanto ao uso das bicicletas compartilhadas na cidade. Por meio desta pesquisa, tornou-se possível propor duas equações que permitem estimar o potencial de utilização de cada estação. Esses modelos matemáticos podem auxiliar a municipalidade na tomada de decisão quanto à implantação de novas estações.
id PUC_PR-27_dedf31924198cb26a49b927f42afdb07
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/24042
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadasmobilidade urbanamobilidade ativabicicletas compartilhadasestações de bicicletaO adensamento urbano causa inúmeros problemas de mobilidade, como os congestionamentos, os acidentes de trânsito e a dificuldade de deslocamento para a população. A busca de novas soluções para esses problemas de mobilidade urbana se tornou cada vez mais necessária para proporcionar melhor qualidade de vida à população. Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, recentemente, implementou um sistema de compartilhamento de bicicletas, denominado “Passo Fundo Vai de Bici” para ajudar na solução do problema de mobilidade urbana. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo a análise desse sistema de compartilhamento de bicicletas, a fim de diagnosticar e caracterizar as estações de bicicletas e seus entornos. Por meio dessa análise, foi possível identificar as regiões com maior e menor potencial para viagens de bicicleta. Os resultados demonstraram que as características dos entornos das estações de bicicletas influenciam em sua utilização, com a constatação de que a presença de ciclovia é o fator mais influente quanto ao uso das bicicletas compartilhadas na cidade. Por meio desta pesquisa, tornou-se possível propor duas equações que permitem estimar o potencial de utilização de cada estação. Esses modelos matemáticos podem auxiliar a municipalidade na tomada de decisão quanto à implantação de novas estações.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24042Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24042/23384Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Paola PolRibeiro, Lauro AndréNeckel, AlcindoSilva, Juliano Lima daLermen, Richard Thomas2020-01-02T23:19:19Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/24042Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-01-02T23:19:19Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas
title Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas
spellingShingle Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas
Saraiva, Paola Pol
mobilidade urbana
mobilidade ativa
bicicletas compartilhadas
estações de bicicleta
title_short Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas
title_full Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas
title_fullStr Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas
title_full_unstemmed Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas
title_sort Avaliação da influência do entorno no uso das estações de bicicletas compartilhadas
author Saraiva, Paola Pol
author_facet Saraiva, Paola Pol
Ribeiro, Lauro André
Neckel, Alcindo
Silva, Juliano Lima da
Lermen, Richard Thomas
author_role author
author2 Ribeiro, Lauro André
Neckel, Alcindo
Silva, Juliano Lima da
Lermen, Richard Thomas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Paola Pol
Ribeiro, Lauro André
Neckel, Alcindo
Silva, Juliano Lima da
Lermen, Richard Thomas
dc.subject.por.fl_str_mv mobilidade urbana
mobilidade ativa
bicicletas compartilhadas
estações de bicicleta
topic mobilidade urbana
mobilidade ativa
bicicletas compartilhadas
estações de bicicleta
description O adensamento urbano causa inúmeros problemas de mobilidade, como os congestionamentos, os acidentes de trânsito e a dificuldade de deslocamento para a população. A busca de novas soluções para esses problemas de mobilidade urbana se tornou cada vez mais necessária para proporcionar melhor qualidade de vida à população. Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, recentemente, implementou um sistema de compartilhamento de bicicletas, denominado “Passo Fundo Vai de Bici” para ajudar na solução do problema de mobilidade urbana. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo a análise desse sistema de compartilhamento de bicicletas, a fim de diagnosticar e caracterizar as estações de bicicletas e seus entornos. Por meio dessa análise, foi possível identificar as regiões com maior e menor potencial para viagens de bicicleta. Os resultados demonstraram que as características dos entornos das estações de bicicletas influenciam em sua utilização, com a constatação de que a presença de ciclovia é o fator mais influente quanto ao uso das bicicletas compartilhadas na cidade. Por meio desta pesquisa, tornou-se possível propor duas equações que permitem estimar o potencial de utilização de cada estação. Esses modelos matemáticos podem auxiliar a municipalidade na tomada de decisão quanto à implantação de novas estações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24042
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/24042/23384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão Urbana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão Urbana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 11 (2019)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 11 (2019)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125955130687488