Arquétipo na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feichas, Victor Hugo Kuroda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7239
Resumo: O presente trabalho aborda o uso da teoria arquetípica dentro da publicidade televisiva. Tal tema foi escolhido por ser considerado de grande relevância e utilidade para a comunicação publicitária e por haverem poucos estudos práticos a respeito do mesmo. Afinal, a teoria dos arquétipos pode ser aplicada na publicidade? Com base nesta questão, foi estudada a possibilidade de utilização dos arquétipos como conteúdo para a publicidade televisiva a partir da comparação de informações teóricas e informações colhidas por meio de entrevistas junto ao público, de onde foi traçado um paralelo entre o que a publicidade informa, o que o público compreende e qual a relação destas interpretações com os arquétipos. Após realizadas as pesquisas e analisados os resultados, foi observado que o público é capaz de reconhecer características relacionadas a situações arquetípicas, mas que não necessariamente identificam as imagens arquetípicas nos personagens que participam de uma história. A teoria arquetípica, desta forma, pode ser utilizada na publicidade televisiva, mas necessita ser bem explorada nas historias para que o público perceba a situação e seus arquétipos.
id CEUB_5e25eda6284f2f94c79d4c87cb7ac86b
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/7239
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Feichas, Victor Hugo KurodaBusato, Cláudia2015-10-06T13:23:27Z2015-10-06T13:23:27Z2012-112012-11https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7239O presente trabalho aborda o uso da teoria arquetípica dentro da publicidade televisiva. Tal tema foi escolhido por ser considerado de grande relevância e utilidade para a comunicação publicitária e por haverem poucos estudos práticos a respeito do mesmo. Afinal, a teoria dos arquétipos pode ser aplicada na publicidade? Com base nesta questão, foi estudada a possibilidade de utilização dos arquétipos como conteúdo para a publicidade televisiva a partir da comparação de informações teóricas e informações colhidas por meio de entrevistas junto ao público, de onde foi traçado um paralelo entre o que a publicidade informa, o que o público compreende e qual a relação destas interpretações com os arquétipos. Após realizadas as pesquisas e analisados os resultados, foi observado que o público é capaz de reconhecer características relacionadas a situações arquetípicas, mas que não necessariamente identificam as imagens arquetípicas nos personagens que participam de uma história. A teoria arquetípica, desta forma, pode ser utilizada na publicidade televisiva, mas necessita ser bem explorada nas historias para que o público perceba a situação e seus arquétipos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-10-06T13:23:27Z No. of bitstreams: 1 20980906.pdf: 754130 bytes, checksum: 3b9b05a416a5e72f40d25ecfaa6913ed (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-06T13:23:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20980906.pdf: 754130 bytes, checksum: 3b9b05a416a5e72f40d25ecfaa6913ed (MD5) Previous issue date: 2012-11ArquétipoInconscientePublicidadeTelevisãoComercialArquétipo na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20980906.pdf20980906.pdfapplication/pdf754130https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7239/1/20980906.pdf3b9b05a416a5e72f40d25ecfaa6913edMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7239/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20980906.pdf.txt20980906.pdf.txtExtracted texttext/plain66076https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7239/3/20980906.pdf.txt69833b09ba62b263b11d618adcabcb8bMD53235/72392019-03-11 13:22:05.704oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-11T13:22:05Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquétipo na publicidade
title Arquétipo na publicidade
spellingShingle Arquétipo na publicidade
Feichas, Victor Hugo Kuroda
Arquétipo
Inconsciente
Publicidade
Televisão
Comercial
title_short Arquétipo na publicidade
title_full Arquétipo na publicidade
title_fullStr Arquétipo na publicidade
title_full_unstemmed Arquétipo na publicidade
title_sort Arquétipo na publicidade
author Feichas, Victor Hugo Kuroda
author_facet Feichas, Victor Hugo Kuroda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feichas, Victor Hugo Kuroda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Busato, Cláudia
contributor_str_mv Busato, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Arquétipo
Inconsciente
Publicidade
Televisão
Comercial
topic Arquétipo
Inconsciente
Publicidade
Televisão
Comercial
description O presente trabalho aborda o uso da teoria arquetípica dentro da publicidade televisiva. Tal tema foi escolhido por ser considerado de grande relevância e utilidade para a comunicação publicitária e por haverem poucos estudos práticos a respeito do mesmo. Afinal, a teoria dos arquétipos pode ser aplicada na publicidade? Com base nesta questão, foi estudada a possibilidade de utilização dos arquétipos como conteúdo para a publicidade televisiva a partir da comparação de informações teóricas e informações colhidas por meio de entrevistas junto ao público, de onde foi traçado um paralelo entre o que a publicidade informa, o que o público compreende e qual a relação destas interpretações com os arquétipos. Após realizadas as pesquisas e analisados os resultados, foi observado que o público é capaz de reconhecer características relacionadas a situações arquetípicas, mas que não necessariamente identificam as imagens arquetípicas nos personagens que participam de uma história. A teoria arquetípica, desta forma, pode ser utilizada na publicidade televisiva, mas necessita ser bem explorada nas historias para que o público perceba a situação e seus arquétipos.
publishDate 2012
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2012-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-06T13:23:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-06T13:23:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7239
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7239/1/20980906.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7239/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7239/3/20980906.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b9b05a416a5e72f40d25ecfaa6913ed
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
69833b09ba62b263b11d618adcabcb8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903881667215360