A inclusão de estudantes autistas nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thays Marques dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13100
Resumo: Introdução: O Autismo é uma síndrome comportamental que necessita ser mais bem compreendida tanto pela sociedade em geral, quanto pelos profissionais da área de Saúde e de Educação. No que diz respeito às características físicas e fisiológicas, os autistas possuem algumas diferenças, principalmente no modo de olhar, na fala e em sua dinâmica corporal. Objetivo: O objetivo desse estudo é analisar de que maneira os estudantes com autismo podem ser incluídos nas aulas de Educação Física. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de nível exploratório, com abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão de literatura. Foram consultados documentos oficiais, livros, artigos científicos e monografias. Revisão: A escola torna-se inclusiva à medida que reconhece a diversidade que constitui seus alunos, e responde com eficiência pedagógica a essa diversidade. Para que isso aconteça, é necessário adequar os diferentes elementos curriculares, de tal forma que busquem atender às peculiaridades de todos os alunos. É certo que os autistas, de um modo geral, possuem perturbações de índole cognitiva. A maioria apresenta um deficit no âmbito da aprendizagem, na formação de conceitos e na imaginação. Em observância a essa dificuldade, a Educação Física apresenta um papel fundamental para o desenvolvimento global dos alunos, tanto em relação à motricidade, quanto em relação aos fatores cognitivos, sociais e afetivos. Com isso, contribui-se para que o aluno autista desenvolva, de forma mais eficiente, suas aptidões sociais, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerações Finais: Observou-se através desse estudo que os profissionais não estão bem preparados para atender os alunos autistas. Faltam conhecimentos sobre o transtorno, informações sobre como agir perante os casos mais graves e, em muitos casos, boa vontade dos profissionais. A realidade é que, na maioria dos casos, os professores e os colegas de classe simplesmente ignoram os alunos autistas, deixando-os de fora das atividades, ou, simplesmente, não os estimulam a participar das aulas. Tais fatos prejudicam, de forma clarividente, o desenvolvimento escolar dos portadores dessa síndrome.
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Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de nível exploratório, com abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão de literatura. Foram consultados documentos oficiais, livros, artigos científicos e monografias. Revisão: A escola torna-se inclusiva à medida que reconhece a diversidade que constitui seus alunos, e responde com eficiência pedagógica a essa diversidade. Para que isso aconteça, é necessário adequar os diferentes elementos curriculares, de tal forma que busquem atender às peculiaridades de todos os alunos. É certo que os autistas, de um modo geral, possuem perturbações de índole cognitiva. A maioria apresenta um deficit no âmbito da aprendizagem, na formação de conceitos e na imaginação. Em observância a essa dificuldade, a Educação Física apresenta um papel fundamental para o desenvolvimento global dos alunos, tanto em relação à motricidade, quanto em relação aos fatores cognitivos, sociais e afetivos. Com isso, contribui-se para que o aluno autista desenvolva, de forma mais eficiente, suas aptidões sociais, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerações Finais: Observou-se através desse estudo que os profissionais não estão bem preparados para atender os alunos autistas. Faltam conhecimentos sobre o transtorno, informações sobre como agir perante os casos mais graves e, em muitos casos, boa vontade dos profissionais. A realidade é que, na maioria dos casos, os professores e os colegas de classe simplesmente ignoram os alunos autistas, deixando-os de fora das atividades, ou, simplesmente, não os estimulam a participar das aulas. Tais fatos prejudicam, de forma clarividente, o desenvolvimento escolar dos portadores dessa síndrome.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T14:48:07Z No. of bitstreams: 1 21450645.pdf: 1078517 bytes, checksum: 22206fb6e53392b9ace5039d9c892e05 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T12:34:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450645.pdf: 1078517 bytes, checksum: 22206fb6e53392b9ace5039d9c892e05 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-19T12:34:34Z (GMT). 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