Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16839 |
Resumo: | As experiências profissionais advindas de estágios universitários impactam as escolhas profissionais no mercado de trabalho, embora ainda sejam poucos os estudos conclusivos sobre esse tema. Este trabalho apresenta um estudo de caso com alunos do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de Brasília - CEUB, no ano de 2022, com a finalidade de verificar as expectativas dos alunos em relação aos estágios e identificar como os estagiários se sentem no ambiente de trabalho e em relação ao futuro da profissão. O estudo foi desenvolvido com aplicação de pesquisa de campo, por meio de formulário online e contou com a participação de 70 respondentes. Os resultados desta pesquisa reforçam que as experiências nesse período são essenciais não apenas para a carreira profissional, mas também para a vida pessoal. Verificou-se que alguns fatores do contexto onde os estagiários são inseridos interferem na visão profissional dos estudantes, como o fato de sentirem-se valorizados ou explorados. Por fim, são apresentadas implicações para a intervenção de medidas institucionais, bem como as limitações do estudo. |
id |
CEUB_6430c17c4ecf6833e11ed0022dc7e665 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16839 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Casagrande, Pilar Fernandes2023-11-13T15:03:06Z2023-11-13T15:03:06Z20222022CASAGRANDE, Pilar Fernandes. Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16839André Luís César RamosAs experiências profissionais advindas de estágios universitários impactam as escolhas profissionais no mercado de trabalho, embora ainda sejam poucos os estudos conclusivos sobre esse tema. Este trabalho apresenta um estudo de caso com alunos do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de Brasília - CEUB, no ano de 2022, com a finalidade de verificar as expectativas dos alunos em relação aos estágios e identificar como os estagiários se sentem no ambiente de trabalho e em relação ao futuro da profissão. O estudo foi desenvolvido com aplicação de pesquisa de campo, por meio de formulário online e contou com a participação de 70 respondentes. Os resultados desta pesquisa reforçam que as experiências nesse período são essenciais não apenas para a carreira profissional, mas também para a vida pessoal. Verificou-se que alguns fatores do contexto onde os estagiários são inseridos interferem na visão profissional dos estudantes, como o fato de sentirem-se valorizados ou explorados. Por fim, são apresentadas implicações para a intervenção de medidas institucionais, bem como as limitações do estudo.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-10T19:52:48Z No. of bitstreams: 1 21907339.pdf: 5049294 bytes, checksum: 055100a181ff0a3f7c60765650eaf3ac (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-13T15:03:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21907339.pdf: 5049294 bytes, checksum: 055100a181ff0a3f7c60765650eaf3ac (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-13T15:03:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21907339.pdf: 5049294 bytes, checksum: 055100a181ff0a3f7c60765650eaf3ac (MD5) Previous issue date: 2022Publicidade e propagandaMercado de trabalhoEstágioExpectativa e realidadeExpectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21907339.pdf21907339.pdfapplication/pdf5049294https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16839/1/21907339.pdf055100a181ff0a3f7c60765650eaf3acMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16839/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXT21907339.pdf.txt21907339.pdf.txtExtracted texttext/plain91566https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16839/3/21907339.pdf.txt1c3b98592c1f34ba892abdecf335b687MD53prefix/168392023-11-14 13:03:46.54oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16839TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-14T13:03:46Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho |
title |
Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho |
spellingShingle |
Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho Casagrande, Pilar Fernandes Publicidade e propaganda Mercado de trabalho Estágio Expectativa e realidade |
title_short |
Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho |
title_full |
Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho |
title_fullStr |
Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho |
title_full_unstemmed |
Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho |
title_sort |
Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho |
author |
Casagrande, Pilar Fernandes |
author_facet |
Casagrande, Pilar Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Pilar Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Mercado de trabalho Estágio Expectativa e realidade |
topic |
Publicidade e propaganda Mercado de trabalho Estágio Expectativa e realidade |
description |
As experiências profissionais advindas de estágios universitários impactam as escolhas profissionais no mercado de trabalho, embora ainda sejam poucos os estudos conclusivos sobre esse tema. Este trabalho apresenta um estudo de caso com alunos do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de Brasília - CEUB, no ano de 2022, com a finalidade de verificar as expectativas dos alunos em relação aos estágios e identificar como os estagiários se sentem no ambiente de trabalho e em relação ao futuro da profissão. O estudo foi desenvolvido com aplicação de pesquisa de campo, por meio de formulário online e contou com a participação de 70 respondentes. Os resultados desta pesquisa reforçam que as experiências nesse período são essenciais não apenas para a carreira profissional, mas também para a vida pessoal. Verificou-se que alguns fatores do contexto onde os estagiários são inseridos interferem na visão profissional dos estudantes, como o fato de sentirem-se valorizados ou explorados. Por fim, são apresentadas implicações para a intervenção de medidas institucionais, bem como as limitações do estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-13T15:03:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-13T15:03:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASAGRANDE, Pilar Fernandes. Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16839 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
André Luís César Ramos |
identifier_str_mv |
CASAGRANDE, Pilar Fernandes. Expectativa versus realidade dos estágios em comunicação: as experiências como forma de preparação para o mercado de trabalho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022. André Luís César Ramos |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16839/1/21907339.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16839/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16839/3/21907339.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
055100a181ff0a3f7c60765650eaf3ac 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 1c3b98592c1f34ba892abdecf335b687 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903944934096896 |