Audiodescrição como recurso de acessibilidade na criação de vídeos didáticos para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Isabela Rios
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17400
Resumo: No Brasil, a deficiência visual é caracterizada pela condição em que uma pessoa possui dificuldades em enxergar, podendo ser delimitada como cegueira ou baixa visão. Levando em consideração que a percepção visual faz parte dos processos sociais e educacionais, o estudante com cegueira ou baixa visão pode ficar prejudicado em comparação a alunos enxergantes. Uma das formas de tornar a educação acessível para pessoas com deficiência visual é a utilização da Audiodescrição. Desta forma, o objetivo deste trabalho é criar um vídeo didático acessível utilizando do recurso da audiodescrição para alunos com deficiência visual matriculados no 7° ano do ensino fundamental com a temática de fauna do bioma Cerrado. O desenvolvimento deste trabalho iniciou-se com um levantamento bibliográfico acerca do tema a ser desenvolvido. Em seguida, foram realizadas as filmagens de animais constituintes do Bioma Cerrado na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Posteriormente, foi realizada a elaboração dos roteiros de audiodescrição e edição final do vídeo que foi publicado na plataforma Youtube pelo canal @Bio.IsabelaRios. As seguintes espécies estão presentes no vídeo: urubu-rei (Sarcoramphus papa), cascavel (Crotalus durissus), anta (Tapirus terrestris), ariranha (Pteronura brasiliensis) e lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). O material produzido está abrangido pelo currículo de ciências do ensino fundamental na unidade temática Vida e Evolução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As informações das características fenotípicas das 5 espécies foram descritas nos roteiros de audiodescrição juntamente com as ações realizadas pelos animais durante as gravações, seguindo as diretrizes do Guia para produções Audiovisuais Acessíveis, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e inseridas nas unidades descritivas entre as informações didáticas. Trabalhos indicam que a utilização de vídeos didáticos fomenta o interesse e motivação dos estudantes a respeito de um conteúdo, pois se caracteriza como um mediador no processo de ensino e aprendizagem. Autores afirmam que essa tecnologia sozinha não pode criar conhecimento por si só, apenas ajuda no processo de construção do conhecimento. Além disso, foi constatado na literatura que Através da AD, educadores têm a oportunidade de complementar e aprofundar o entendimento dos alunos a respeito de diversos conteúdos, não se baseando apenas nos conteúdos de Ciências. Ao final deste trabalho concluiu-se que a produção de material educativo acessível não apenas aprimora a experiência de aprendizado para os alunos com deficiência, mas também promove um ambiente inclusivo e enriquecedor para todos.
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spelling Rodrigues, Isabela Rios2024-05-13T11:17:51Z2024-05-13T11:17:51Z20232023RODRIGUES, Isabela Rios. Audiodescrição como recurso de acessibilidade na criação de vídeos didáticos para o ensino de ciências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17400Emilly Cristina Alves dos SantosNo Brasil, a deficiência visual é caracterizada pela condição em que uma pessoa possui dificuldades em enxergar, podendo ser delimitada como cegueira ou baixa visão. Levando em consideração que a percepção visual faz parte dos processos sociais e educacionais, o estudante com cegueira ou baixa visão pode ficar prejudicado em comparação a alunos enxergantes. Uma das formas de tornar a educação acessível para pessoas com deficiência visual é a utilização da Audiodescrição. Desta forma, o objetivo deste trabalho é criar um vídeo didático acessível utilizando do recurso da audiodescrição para alunos com deficiência visual matriculados no 7° ano do ensino fundamental com a temática de fauna do bioma Cerrado. O desenvolvimento deste trabalho iniciou-se com um levantamento bibliográfico acerca do tema a ser desenvolvido. Em seguida, foram realizadas as filmagens de animais constituintes do Bioma Cerrado na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Posteriormente, foi realizada a elaboração dos roteiros de audiodescrição e edição final do vídeo que foi publicado na plataforma Youtube pelo canal @Bio.IsabelaRios. As seguintes espécies estão presentes no vídeo: urubu-rei (Sarcoramphus papa), cascavel (Crotalus durissus), anta (Tapirus terrestris), ariranha (Pteronura brasiliensis) e lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). O material produzido está abrangido pelo currículo de ciências do ensino fundamental na unidade temática Vida e Evolução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As informações das características fenotípicas das 5 espécies foram descritas nos roteiros de audiodescrição juntamente com as ações realizadas pelos animais durante as gravações, seguindo as diretrizes do Guia para produções Audiovisuais Acessíveis, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e inseridas nas unidades descritivas entre as informações didáticas. Trabalhos indicam que a utilização de vídeos didáticos fomenta o interesse e motivação dos estudantes a respeito de um conteúdo, pois se caracteriza como um mediador no processo de ensino e aprendizagem. Autores afirmam que essa tecnologia sozinha não pode criar conhecimento por si só, apenas ajuda no processo de construção do conhecimento. Além disso, foi constatado na literatura que Através da AD, educadores têm a oportunidade de complementar e aprofundar o entendimento dos alunos a respeito de diversos conteúdos, não se baseando apenas nos conteúdos de Ciências. Ao final deste trabalho concluiu-se que a produção de material educativo acessível não apenas aprimora a experiência de aprendizado para os alunos com deficiência, mas também promove um ambiente inclusivo e enriquecedor para todos.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-10T13:52:10Z No. of bitstreams: 1 22009352.pdf: 23445279 bytes, checksum: 916ef817ae618c9742659feada159e4c (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-13T11:17:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22009352.pdf: 23445279 bytes, checksum: 916ef817ae618c9742659feada159e4c (MD5)Made available in DSpace on 2024-05-13T11:17:51Z (GMT). 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