A relevância de Zoroastro para as conceituações pós-hegemônicas da ordem mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gashti, Alice Menezes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12664
Resumo: O presente trabalho objetiva resgatar o pensamento e a doutrina de Zoroastro, sábio, legislador e poeta da Pérsia antiga. Esse movimento de resgate faz parte de uma tendência, em Relações Internacionais, de retornar ao passado em busca de alternativas, novas maneiras de ver e interpretar o mundo social e político hodierno. Diante dos dilemas éticos e morais vivenciados pela presente geração, os apelos em torno da renovação da ordem social e política exigem uma investigação da própria sociedade, em busca da compreensão de possibilidades emancipatórias contidas nela mesma, apesar de suas construções patológicas, muitas delas elaboradas em formas de dominação. A crença é de que em meio às ideias vitoriosas no tempo, houve doutrinas silenciadas: elas jazem parcialmente ocultas sob as edificações teórico-filosóficas vigentes. Assim, deve-se buscar, numa revisão da edificação civilizacional, possíveis etapas que oferecem alternativas à humanidade; mas, vencidas, ficaram depositadas nas camadas do tempo. O desafio é, portanto, empreender uma “arqueologia do saber” para reencontrar, nos fundamentos da civilização vigente, tendências culturais, intelectuais, religiosas, sociais, políticas e econômicas, capazes de eliminar um ou outro abuso. Dentre as várias contribuições e tradições espalhadas pelo mundo, é possível imaginar antigas civilizações, tais como a Pérsia, como um repositório de importantes reflexões sobre moralidade, sociedade, política e economia. Nela, encontra-se o Zoroastrismo: doutrina que desempenhou um importante papel no desenvolvimento de regiões consideradas como o berço de nossa civilização atual. O Zoroastrismo busca, por meio de uma metafísica, observar a natureza, os indivíduos e suas relações para sugerir um guia de ação cujo propósito é preveni-los dos males existenciais. Nesse espírito, este trabalho pretende conhecer os fundamentos ontológicos da doutrina de Zoroastro, nos seus próprios termos culturais e históricos, com a finalidade de repensar, mais tarde e de forma crítica, os nossos pressupostos, assumidos, muitas vezes, como “verdades” em teorias vigentes da sociedade e das Relações Internacionais. Do ponto de vista das Relações Internacionais, a pesquisa se insere num movimento metodológico mais abrangente de releitura de obras clássicas que tem por objetivo recuperar valores éticos e religiosos em tempos de crise e perturbação moral.
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Diante dos dilemas éticos e morais vivenciados pela presente geração, os apelos em torno da renovação da ordem social e política exigem uma investigação da própria sociedade, em busca da compreensão de possibilidades emancipatórias contidas nela mesma, apesar de suas construções patológicas, muitas delas elaboradas em formas de dominação. A crença é de que em meio às ideias vitoriosas no tempo, houve doutrinas silenciadas: elas jazem parcialmente ocultas sob as edificações teórico-filosóficas vigentes. Assim, deve-se buscar, numa revisão da edificação civilizacional, possíveis etapas que oferecem alternativas à humanidade; mas, vencidas, ficaram depositadas nas camadas do tempo. O desafio é, portanto, empreender uma “arqueologia do saber” para reencontrar, nos fundamentos da civilização vigente, tendências culturais, intelectuais, religiosas, sociais, políticas e econômicas, capazes de eliminar um ou outro abuso. Dentre as várias contribuições e tradições espalhadas pelo mundo, é possível imaginar antigas civilizações, tais como a Pérsia, como um repositório de importantes reflexões sobre moralidade, sociedade, política e economia. Nela, encontra-se o Zoroastrismo: doutrina que desempenhou um importante papel no desenvolvimento de regiões consideradas como o berço de nossa civilização atual. O Zoroastrismo busca, por meio de uma metafísica, observar a natureza, os indivíduos e suas relações para sugerir um guia de ação cujo propósito é preveni-los dos males existenciais. Nesse espírito, este trabalho pretende conhecer os fundamentos ontológicos da doutrina de Zoroastro, nos seus próprios termos culturais e históricos, com a finalidade de repensar, mais tarde e de forma crítica, os nossos pressupostos, assumidos, muitas vezes, como “verdades” em teorias vigentes da sociedade e das Relações Internacionais. Do ponto de vista das Relações Internacionais, a pesquisa se insere num movimento metodológico mais abrangente de releitura de obras clássicas que tem por objetivo recuperar valores éticos e religiosos em tempos de crise e perturbação moral.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2018-09-14T17:43:27Z No. of bitstreams: 1 21400421.pdf: 1604422 bytes, checksum: 81f9e402a1c0c063b661f3ad04d89200 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-10-05T19:25:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21400421.pdf: 1604422 bytes, checksum: 81f9e402a1c0c063b661f3ad04d89200 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-05T19:25:52Z (GMT). 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