Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Janaína de Souza
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2440
Resumo: A região dos Cerrados abrange cerca de um quarto do território brasileiro, ou seja, cerca de 20 milhões de hectares, sendo assim considerado o segundo maior bioma do Brasil e da América do sul. A partir desse tema foi criado o projeto Expocerrado, com intuito de atender as necessidades dos alunos do ensino médio de conhecer o ambiente que estão inseridos. Através do enfoque dado foi possível avaliar o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental do ponto de vista de alunos e professores quanto a formação de valores e atitudes,como a motivação, integração entre alunos e professorese troca de conhecimentos. Também foi possível verificar as dificuldades enfrentadas, como a falta de material pedagógico, dificuldades financeiras e a falta de motivação por parte de alunos e professores. Pode-se observar a aplicabilidade de temas transversais e interdisciplinaridade como meio de busca de uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes parece fragmentada.
id CEUB_6b33f541dd526794fb25df1d1d2591b4
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2440
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Siqueira, Janaína de SouzaBizerril, Marcelo Ximenes. A.2012-10-232012-10-30T14:27:25Z2013-05-09T20:41:22Z2012-10-232012-10-30T14:27:25Z2013-05-09T20:41:22Z20032003https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2440A região dos Cerrados abrange cerca de um quarto do território brasileiro, ou seja, cerca de 20 milhões de hectares, sendo assim considerado o segundo maior bioma do Brasil e da América do sul. A partir desse tema foi criado o projeto Expocerrado, com intuito de atender as necessidades dos alunos do ensino médio de conhecer o ambiente que estão inseridos. Através do enfoque dado foi possível avaliar o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental do ponto de vista de alunos e professores quanto a formação de valores e atitudes,como a motivação, integração entre alunos e professorese troca de conhecimentos. Também foi possível verificar as dificuldades enfrentadas, como a falta de material pedagógico, dificuldades financeiras e a falta de motivação por parte de alunos e professores. Pode-se observar a aplicabilidade de temas transversais e interdisciplinaridade como meio de busca de uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes parece fragmentada.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:41:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 9765611.pdf.txt: 21316 bytes, checksum: 23f3a580ea64f02168d7ec1abdbd25dc (MD5) 9765611.pdf: 215759 bytes, checksum: 5ae003108f46c7fd49c93687c313e43c (MD5) Previous issue date: 2003-07porCerradoEducação ambientalInterdisciplinaridadeEducação formalProjeto escolarAvaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT9765611.pdf.txtExtracted texttext/plain21316https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2440/1/9765611.pdf.txt23f3a580ea64f02168d7ec1abdbd25dcMD51ORIGINAL9765611.pdfapplication/pdf215759https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2440/2/9765611.pdf5ae003108f46c7fd49c93687c313e43cMD52123456789/24402019-05-24 20:28:41.557oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2440Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-24T20:28:41Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federal
title Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federal
spellingShingle Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federal
Siqueira, Janaína de Souza
Cerrado
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Educação formal
Projeto escolar
title_short Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federal
title_full Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federal
title_fullStr Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federal
title_full_unstemmed Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federal
title_sort Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental para o cerrado numa escola do Distrito Federal
author Siqueira, Janaína de Souza
author_facet Siqueira, Janaína de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Janaína de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bizerril, Marcelo Ximenes. A.
contributor_str_mv Bizerril, Marcelo Ximenes. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Cerrado
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Educação formal
Projeto escolar
topic Cerrado
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Educação formal
Projeto escolar
description A região dos Cerrados abrange cerca de um quarto do território brasileiro, ou seja, cerca de 20 milhões de hectares, sendo assim considerado o segundo maior bioma do Brasil e da América do sul. A partir desse tema foi criado o projeto Expocerrado, com intuito de atender as necessidades dos alunos do ensino médio de conhecer o ambiente que estão inseridos. Através do enfoque dado foi possível avaliar o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental do ponto de vista de alunos e professores quanto a formação de valores e atitudes,como a motivação, integração entre alunos e professorese troca de conhecimentos. Também foi possível verificar as dificuldades enfrentadas, como a falta de material pedagógico, dificuldades financeiras e a falta de motivação por parte de alunos e professores. Pode-se observar a aplicabilidade de temas transversais e interdisciplinaridade como meio de busca de uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes parece fragmentada.
publishDate 2003
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T14:27:25Z
2013-05-09T20:41:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T14:27:25Z
2013-05-09T20:41:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2440
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2440/1/9765611.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2440/2/9765611.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23f3a580ea64f02168d7ec1abdbd25dc
5ae003108f46c7fd49c93687c313e43c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209459893075968